Na tarde ensolarada deste sábado (15) a comunidade dos bairros Conta Dinheiro, Passo Fundo, Gethal, entre outros, recebeu a ação “Cidadão do Bem”, realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a prefeitura de Lages.

Secretarias municipais levaram suas estruturas e disponibilizaram a população diversos atendimentos, além de recreação para os mais jovens.

Uma feira de adoção de animais foi montada através da parceria entre a Proteção Animal, o Centro de Controle de Zoonoses, setores ligados à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e a Associação Lageana de Proteção Animal (Alpa). Sete filhotes castrados de cães foram ofertados, sendo que dois conseguiram encontrar um novo lar.

O Meio Ambiente também prestou orientações sobre a confecção de compostagens de materiais orgânicos, que podem ser utilizados na produção de hortas e jardins, e destinação correta de resíduos sólidos, além da distribuição de 2 mil mudas de hortaliças.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Residência Multiprofissional, fez um atendimento inédito neste tipo de evento.

Ao invés de apenas levar à população serviços básicos, como orientações, aferição de pressão arterial e testes de glicose, apresentou uma dinâmica diferenciada desta vez , com exercícios para estimular os cinco sentidos (olfato, audição, tato, visão e paladar), através de cheiros e texturas diferentes que os participantes precisam identificar com os olhos vendados.

Documentos

 No “Cidadão do Bem” foram oferecidos serviços básicos e essenciais à comunidade, como encaminhamentos para a confecção de documentos, feitos através do Balcão Cidadão.

Este foi um dos setores mais procurados durante o evento. Pessoas de todas as idades procuraram o atendimento, desde idosos até crianças de colo. Laurita de Oliveira Lima, moradora do Passo Fundo, aproveitou a oportunidade para fazer a carteira de identidade da sua filha recém-nascida.

Fotos: Marcelo Pakinha