Queijo artesanal reconhecido

Share this

Aos poucos o esforço para ampliar o reconhecimento a respeito do Queijo Artesanal Serrano, começa a ser concretizado.

A primeira colocação no 2º Concurso de Boas Práticas em Agricultura Familiar, realizado durante a Conferência da Agricultura Familiar, em Olmué, no Chile, na última quinta, 22, comprova que está valendo a pena investir no projeto.

O projeto, inscrito na categoria “associativismo para crescer” participou com outras 22 concorrentes. Na ocasião, a Epagri relatou a experiência na capacitação e organização dos produtores ligados à Associação de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense, que desencadeou o processo de obtenção de Indicação Geográfica (IG) para o produto.

Ao todo, o concurso contou com 100 trabalhos candidatos divididos em quatro categorias. Das experiências enviadas pelo Brasil, apenas três foram premiadas, todas de empresas públicas de extensão rural.

Participaram da disputa países que compõem o Mercosul, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador.

A expectativa da Epagri é de que até o fim deste ano o queijo artesanal serrano já conte com sua IG, o que vai expandir a visibilidade e a comercialização do produto, além de garantir que sejam mantidas as práticas tradicionais de confecção.

Informações e foto: Pablo Gomes – Jornalista

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.