Instalação do Radar Meteorológico em Chapecó

Share this

Em breve Chapecó terá concretizada a instalação do Radar Meteorológico. É que os equipamentos para instalação chegaram a Chapecó nesta sexta-feira (28).A equipe responsável pela instalação iniciou a montagem das peças, são técnicos do Brasil, Alemanha e Irã. O investimento do governo do Estado é de  R$ 2,3 milhões na estrutura da obra e R$ 10 milhões nos equipamentos. O radar, instalado no Loteamento Desbravador em Chapecó, irá garantir a cobertura de 42% do território catarinense para alerta de eventos climáticos. Tem um raio de cobertura de 200 quilômetros, com isso irá cobrir 138 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Somado ao radar do Vale (Lontras) e do Sul, todo o Estado estará coberto.

Equipamento importado

O equipamento veio da Alemanha, chegou no Brasil no início de março e ficou no Porto de Itajaí aguardando a liberação alfandegária. É composto pelo radome – proteção da antena que capta as imagens e por computadores que irão processar e fazer a leitura das informações para emitir os alertas no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cigerd) de Florianópolis.

A obraA construção do prédio de cinco andares onde funcionará o radar iniciou em novembro do ano passado, está em fase de acabamentos, que irão ocorrer simultaneamente a instalação dos equipamentos. O base do heliponto também foi executada.

Informações e fotos: Andréia C. Oliveira – ADR Chapecó

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.