Ação ambiental deixa o Carahá mais limpo

Share this

Acompanhei na manhã deste sábado (4) a ação ambiental de limpeza do rio Carahá, promovida pela Celesc, em conjunto com a Prefeitura de Lages e alunos do Curso de Engenharia Ambiental do CAV/Udesc.

Limpeza do Carahá (42)

Bonito ver tantos voluntários realmente preocupados com a já debilitada situação do rio. Porém, o que não dá para admitir é o fato de algumas pessoas não terem a mínima consciência de preservação.

Limpeza do Carahá (119)

Ao longo das margens do rio era deprimente ver a quantidade de lixo recolhida pelos agentes da ação. Foram cerca de três toneladas. Em um único lugar foram retirados, por exemplo, cinco pneus.

Limpeza do Carahá (96)

Além disso, foi comum encontrar saquinhos de supermercados recheados de lixo, simplesmente jogados nas margens, sem contar os vazios, e outros tantos tipos de resíduos.

Limpeza do Carahá (23)

Além da limpeza, depois de mapeadas durante a semana, foram derrubadas 13 árvores que já estavam comprometidas, e com os caules podres. Elas representavam risco de cair e causar problemas inesperados. O trabalho foi feito por uma equipe especializada da Celesc.

Limpeza do Carahá (64)

Esta não será a única atividade neste sentido para preservar as margens do rio Carahá. Aliás, um projeto já está sendo visto para que algo de forma global seja executado futuramente no entorno do rio, com sinalização e mais proteção.

Limpeza do Carahá (60)

Parabéns a todos os envolvidos na atividade. Foi bacana ver muitos jovens integrados neste ato de responsabilidade com o meio ambiente, justamente num momento em que a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada neste mês de março tendo o bioma como tema.

Toda a atividade foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, e o gerente regional da Celesc, Afonso Marin.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.