Prioridade na regularização de cascalheiras

Share this

Embora estejamos vivendo o feriadão de Carnaval, tão logo passe, a preocupação entre os municípios, em função das cascalheiras, continua.

O prefeito de Capão Alton, Tito Freitas, que é também o presidente do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), determinou na última sexta-feira (24), a prioridade em retomar o Programa de Regularização das Cascalheiras.

cascalheiras

A reunião para tratar do assunto aconteceu no auditório da Amures, com a presença de vários prefeitos, secretários municipais de obras, agricultura e meio ambiente.

Os encaminhamentos, uma pena, ocorrem a partir de 16 de março, quando o engenheiro de minas Rogério Pereira Lopes, contratado pelo Cisama deverá visitar alguns municípios para fazer as análises de quantidade, qualidade, localização e distribuição geográfica de jazidas.

.

Só depois da sondagem

Somente após as sondagens é que serão encaminhados os registros necessários para elaboração de projeto de lavra e documentação complementar junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral DNPM.

Os municípios a serem visitados serão Bom Jardim da Serra, Urubici, São José do Cerrito, Cerro Negro.

Até maio, a meta é que os 18 municípios da Amures tenham requerimento de exploração de cascalheira protocolado junto ao DNPM.

cascalheiras1

Os municípios de Capão Alto, Palmeira, Bom Retiro e Rio Rufino, já receberam a visita técnica do engenheiro de minas neste primeiro mês.

Os municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Lages e Urupema terão parecer do engenheiro de minas em abril. Assim como nos outros, também receberão análises de quantidade, qualidade, localização e distribuição geográfica de jazidas.

Há muitos anos os municípios vêm sofrendo com os entraves que impendem a utilização das cascalheiras. Porém, o martírio parece próximo do fim.

Informações e fotos:  Oneris Lopes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.