Apenas aguardando pela demolição

Share this

Não tenho dúvida de que estão sendo adotadas todas as medidas possíveis em relação ao antigo Colégio Aristiliano Ramos, no Centro de Lages.

Aristiliano2

A posição do Governo do Estado sempre foi muito clara sobre o assunto, e a proposta é demolir o prédio para proporcionar a revitalização do Centro da cidade.

Construído há 80 anos, o edifício foi interditado em dezembro de 2011 pela Defesa Civil devido a vários problemas estruturais. Os 1,3 mil alunos da época foram imediatamente transferidos para outras escolas da rede estadual, e ninguém ficou sem aulas.

Várias possibilidades foram levantadas, mas como uma restauração completa ficaria totalmente inviável sob os aspectos financeiro e logístico, optou-se por trabalhar com a hipótese de demolição para dar lugar à revitalização do Centro.

Atualmente, há unanimidade de opiniões da população em favor da demolição.

.

Revitalização da Praça

O projeto arquitetônico contempla uma nova praça naquele espaço, inclusive com área para shows e outras atividades culturais, a exemplo do que ocorre desde julho de 1973 durante a Festa do Pinhão, com o Recanto do Pinhão abrigado no local.

praçao

Perspectiva de como a Praça deverá ficar

Por hora, ainda  se sabe de que há uma situação que impede o Estado de tomar qualquer tipo de medida, até mesmo porque o edifício continua interditado pela Defesa Civil.

Porém, a expectativa é de uma decisão final favorável ao Governo do Estado nas próximas semanas, e tão logo isso ocorra, o prédio deverá ser demolido para a plena execução do projeto de revitalização do Centro de Lages.

Pablo Gomes, jornalista da ADR Lages

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.