Prefeitos querem o manejo da araucária em SC

Share this

Os prefeitos da Amures, na Serra Catarinense, aprovaram em assembleia na tarde de sexta-feira (22), uma proposta que será levada ao governo do Estado, para alterar uma Lei Estadual que autoriza o manejo florestal da Araucária.

araucária manejo

A decisão foi respaldada num estudo altamente técnico de cinco anos, pelo professor do Curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc de Lages, André Felipe Hess.

O estudo acadêmico foi centrado no manejo das florestas com planejamento pós-exploração, proteção do estoque remanescente, conservação de indivíduos porta sementes, plantio em áreas de clareiras e dentre outros, o tratamento bianual para estímulo e desenvolvimento de araucárias jovens.

araucária manejo2

A deputada federal Carmen Zanotto participou da reunião e se comprometeu com os prefeitos em defender a nível federal a retirada da araucária da lista de espécies ameaçadas de extinção, uma vez que com base nos estudos do professor da Udesc, a araucária tem sua tipologia como Floresta Ombrófila Mista e não tem relação com as espécies da Mata Atlântica.

Carmen Zanotto sugeriu até uma audiência em Brasília para apresentação técnica da proposta de manejo, conservação e perpetuidade das florestas de araucárias.

Informações e fotos: Oneris Lopes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.