Industrialização de peixe em Lages

Share this

Estamos todos ligados às iniciativas de empreendedores, especialmente quando se trata de lageanos.

belo Peixe

Creio que um dos investimentos mais arrojados foi a implantação da indústria de peixes Belo Peixes, não tanto pelo investimento, mas pelo arrojo e a crença de que a empresa poderia prosperar a partir de Lages.

Nós, formadores de opinião, que usamos a palavra para falar desses investimentos na boa terra de Lages, não Vilsopodemos nos furtar e deixar de falar o que é feito por pessoas de coragem, como o empresário Vilso Isidoro (foto).

A partir do processamento, tendo a truta como a principal matéria-prima, aos poucos está conquistando novos mercados. Além de Santa Catarina, já alcança São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

As dificuldades ainda são grandes, pois, paralelamente precisa dar mostras aos produtores, que investir na criação de peixe passou a valer a pena, e se tornou uma excelente alternativa de renda nova na propriedade.

São pessoas assim que precisamos sempre seguir estimulando. Assim, atribuo a Belo Peixes, um dos mais importantes investimentos na Serra Catarinense.

.
Sobre a truta

Com 30 centímetros e 250 gramas, apresenta a condição ideal de consistência e sabor para o consumo.

trutas

Peixe exigente, só atinge o tamanho e o vigor necessários em ambientes saudáveis, com água pura, bem oxigenada, de baixa temperatura (entre 13 e 17 graus C), cristalina e corrente.

Por isso a truta é um dos poucos peixes cujo consumo pode ser feito sem o risco de contaminação.

Além disso, possui alto valor nutritivo, com alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas.

Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração.

truta2

Importante ressaltar que o Ômega-3 é um suplemento alimentar indicado na prevenção primária e secundária da aterosclerose e da doença coronária.

É indicado também como coadjuvante no tratamento da artrite reumatóide e psoríase. Impede enfartos do miocárdio e reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos; diminui a pressão sanguínea (hipertensão) e atenua estados inflamatórios.

.

Consumo por parte de gestantes

Estudos recomendam que as gestantes e as mulheres em lactação comam duas vezes por semana peixes de água fria como o salmão, a truta e o bacalhau. Isso porque o Ômega-3, presente na carne deles, é auxiliar do desenvolvimento cerebral e dos olhos das crianças.

filé de truta

Além de tudo isso, a carne é leve. Cem gramas de truta não contêm mais que 90 calorias, o mesmo que uma porção de carne magra, ou 30 calorias a menos que um copo de suco de laranja.

.

Benefícios do consumo regular

Quando ingerido regularmente, é responsável por uma série de melhorias em nosso metabolismo, tais como: Diminui em 50% o risco de um ataque cardíaco regularizando a frequência do coração; baixa a pressão sanguínea; previne a formação de coágulos; reduz a gordura do sangue; diminui a possibilidade de derrame; diminui o risco de asma em crianças, entre outros benefícios.

.

Receita de truta assada para o seu Natal

A receita de truta assada rende aproximadamente 8 porções.

truta assada

Ingredientes:
• 2 kg de trutas inteiras limpas
• Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
• 400 g de tomates em lata picados
• 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
• 1 dente de alho picado
• 110 ml de vinho branco
• 1 limão fatiado
• 4 raminhos de salsa fresca

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 200°C. Unte, levemente, uma forma refratária de 23 x 33 cm com óleo. Tempere a truta, por dentro e por fora, com sal e pimenta a gosto. Em seguida, coloque-a na forma. Em uma tigela grande, junte os tomates, o azeite, a salsa e o alho. Espalhe essa mistura sobre o peixe, de maneira uniforme. Asse o peixe por 35 minutos, ou até começar a soltar lascas com facilidade. Regue-o com vinho enquanto estiver assando. Sirva a truta em uma travessa decorada com fatias de limão e raminhos de salsa. (Fonte: Bolsa de Receitas da Mulher).

Bom apetite.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.