Excelentes abordagens no Ciclo de Palestras

Share this

O Governo do Estado promove em todas as regiões um Ciclo de Palestras, com o objetivo de mostrar os potenciais do próprio Estado e ouvir dos participantes sugestões e perguntas que possam resultar em novos benefícios.

Na noite desta segunda-feira (23), na ACIL, em Lages, o terceiro de uma série de cinco, trouxe dois expoentes do Governo: o presidente da Celesc, Cleverson Siewert e o secretário Adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

DSC_0276

Cleverson abordou o Panorama Energético sob o Olhar da Concessionária, Fontes Renováveis e Tecnologia e Mercado.

Uma abordagem dinâmica, voltada para o olhar do futuro. É assim que a Celesc está se planejando, na construção de um Plano Diretor capaz de dinamizar a empresa até 2030.

DSC_0273

A Celesc detém no Estado, 92% da distribuição de energia. No entanto, não se descuida das possibilidades de mudanças futuras, e, para tanto o esforço é buscar novas fontes de receitas que estejam dentro da eficiência e da produtividade.

Hoje, tem uma receita superior a R$ 10 bilhões ao ano.

.

Airton Spies

Ouvir Spies é também a oportunidade de uma verdadeira aula de como o Estado concentra as preocupações e os investimentos no agronegócio catarinense.

DSC_0280

Na abordagem sobre o Papel Estratégico da Agropecuária para o Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, uma lição de como devemos olhar o futuro, não só do Estado, mas do Mundo sobre a necessidade de não sacanearmos as pessoas no futuro, preservando ao máximo o meio ambiente, e, ao mesmo tempo amentar a produção de alimentos.

No Estado, por exemplo, a agropecuária representa 29% do Produto Interno Bruto (PIB). Santa Catarina depende fundamentalmente da proteína animal que produz.

E, por ser a agricultura o que mais dá retorno ao Estado, há uma preocupação gigante na conservação e produção, especialmente com a sanidade animal. Talvez, o maior desafio.

DSC_0277

Por fim, são questões assim que tiram o sono de quem atua no controle do agronegócio catarinense. Desafios de como produzir mais milho e mais carne, e diminuir as importações, estão na linha de frente dos estudos.

O Ciclo de Palestras não é um simples evento demonstrativo das ações do Governo, mas sim, se envolver a partir da necessidade de mais participação da sociedade, para, em conjunto, regionalmente desenvolver atividades prioritárias e práticas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.