Vandalismo no Parque Ecológico

Share this

Ao reportar no Blog, o ato de vandalismo recentemente nas trilhas do Parque Ecológico, em Lages, achei que estaria contribuindo para que tudo se esclarecesse e estas coisas não mais acontecessem.

ciclistas-vandalos-no-parque2Por outro lado, em nenhum momento tive a intenção de direcionar ou denegrir os verdadeiros adeptos ao ciclismo salutar de Montain Bike, e sim apenas, especificar o tipo de bicicleta, usada pelos depredadores. Aliás, foi a informação repassada por quem fez a verificação, in loco, de parte de agentes da Prefeitura.

O problema repercutiu entre os adeptos ao Montain Bike, como se fossem eles que provocaram o vandalismo no Parque. Mas, não foi esta a intenção. Sou sabedor da índole destas pessoas.

Versão de quem pratica Montain Bike

Um policial ambiental, que também pratica Mountain Bike, fez questão de percorrer a trilha logo após esses relatos, e chegou a algumas conclusões: a trilha não foi alterada a ponto de ficar intransitável; a ponte que supostamente foi destruída pelos vândalos está em péssimas condições, pondo em risco, inclusive, a segurança e a integridade física de pedestres, uma vez que se encontra com sua estrutura podre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além disso, a trilha foi percorrida não só por bikes, mas também por motocicletas (trilheiros); e por fim, o verdadeiro vandalismo está acontecendo na antiga sede, às margens da BR-116.

A edificação está destruída e serve de abrigo para usuários de drogas e bebidas alcoólicas, além de servir de espaço para pernoite de mendigos e prática de sexo. Tudo registrado em imagens.

Vandalismo é também o desvio dos recursos que foram destinados outrora ao PARNAMUL.

Hoje aquele local tão promissor, que poderia atrair famílias e desportistas nos finais de semana, não passa de um antro de vagabundos que geram insegurança e fazem com que o local não seja apreciado pelos lageanos.

A prática de esportes no local poderia integrar a sociedade e incutir um sentimento de proteção. “Se eu uso, eu cuido! Participo de um grupo de ciclistas”, disse ele.

Minhas desculpas

Por fim, reitero mais uma vez que a intenção não era e nem nunca foi a de denegrir a imagem dos verdadeiros praticantes de montain bike, frente à população.

A comunidade, de um modo geral, também sabe diferenciar estas pessoas. Não acredito que haja uma generalização e isso tudo possa provocar uma raiva descabida, aos adeptos ao esporte.

Assim, diante do exposto, peço desculpas por ter afetado indiretamente e sem intenção, os verdadeiros praticantes de Montain Bike. Sei também que nem o Barão, e nem a Olivete, colegas de Blog, pensaram em denegrir a imagem dos desportistas, ao postarem a notícia.

2 comentários em “Vandalismo no Parque Ecológico

  1. Parabéns Paulo, matéria muito bem redigida e coerente com os fatos, sem contar a humildade de se retratar e pedir desculpas pelo equívoco…
    Esses pequenos detalhes é que fazem a diferença!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.