Prefeito de São Joaquim exonera equipe de confiança

Share this

A inédita decisão de um prefeito, como Humberto Brighenti, de São Joaquim, em exonerar todos os integrantes de cargos de confiança, justamente pela necessidade de conter os gastos que já estavam no limite apontado para o funcionalismo, foi uma atitude austera ao extremo, mas acima de tudo, de muita coragem.

Prefeitura-2-640x320

A notícia que vasou ainda na quarta-feira (26), se confirmou logo cedo, na manhã desta quinta-feira (27).

.

Economia na folha

Sendo assim a atual Administração exonerou seus Secretários, Diretores e Cargos Comissionados dando uma folga nos salários, o valor de R$ 144 mil, o que equivale a 5% a menos de impacto no limite da folha de pagamento.

.

A grande questão agora é saber como fica a Prefeitura?

Obviamente o comprometimento dos serviços vai acontecer. Afinal, queira ou não, os ocupantes dos cargos tinham o domínio de tudo o que estava sendo feito.

Prefeitura-3-640x480

A partir de agora, a situação estar um tanto improvisada. Para tentar não perder totalmente o controle, o prefeito pede o apoio voluntário de servidores efetivos para seguirem tocando a máquina.

Isso tudo, teoricamente, por 60 dias, quando deverão novamente ser preenchidos os cargos.

.

Expectativa do retorno

Por outro lado, em agosto uma nova folga se abrirá na folha de pagamento com a dispensa de cerca de 150 ACT’S. Nesse caso, a brecha para os funcionários dispensados poderão ter a chance de retornar ao funcionalismo público.

Prefeitura-5-640x274

Por fim, pelo que se sabe a reunião foi tensa, em meio a lágrimas de muitos funcionários públicos que foram pegos de surpresa com a tal notícia da crise e pela demissão.

A Prefeitura conta hoje com 928 funcionários públicos, sendo que cerca de 520 são funcionários de Educação e 64 Cargos Comissionados, das quais 99% foram exonerados.

.

Complementando

Ainda é válido lembrar que a ex-prefeita Marlene Kayser da Rosa teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores, porém, segundo novas fontes, essa questão não lhe causa a inelegibilidade por oito anos, pelo fato de ultrapassar em 0,46% o limite com salários.

(Informações e fotos: Agências de Notícias São Joaquim Online)

2 comentários em “Prefeito de São Joaquim exonera equipe de confiança

  1. Prezado blogueiro, é necessário que se faça um adendo a sua postagem, pois a mesma contém um erro que pdoe gerar desinformação. A reprovação das contas da Sra MArlene Kayser pelos vereadores de são Joaquim não causa imediata inegibilidade, pois não se trata de ato de improbidade administrativa, se este o fosse o próprio TCE teria rejeitado as contas. Portando a Sra Marlene não encontra-se inelegível como esta na sua postagem e na postagem do são Joaquim On Line.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.