Advogados de Elizeu apresentam as teses da defesa

Share this

A sede do PMDB, em Lages, foi o local escolhido para a coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (27), para que os advogados do prefeito Elizeu Mattos pudessem explicar o caso, seguindo, obviamente, o ponto de vista da defesa da cliente.

AdvogadosAdvogados Luiz Carlos Ribeiro, Rodrigo Valgas, Ruy Espíndola e Wilson Campos

Para eles, o caso é inédito em Santa Catarina, ou seja, manter uma pessoa, no caso Elizeu, por tanto tempo preso apenas com um processo interno, ou seja, mais tempo do que alguém que tivesse cometido um crime mais grave, por exemplo.

O assunto avançou conforme as perguntas foram sendo feitas. Salientaram também que a acusação na fala que o dinheiro saiu da Prefeitura, e sim, de uma empresa privada, no caso a Viaplan.

Resumindo. O que eles pretendem provar é que não há valor jurídico no caso de uma delação premiada, pois, ela precisa de elementos de prova.

Advogados1Além disso, alegam que a delação foi feita num momento de desespero dos empresários da Viaplan, e que ninguém da defesa acompanhou. Portanto, afirmam que a acusação não tem provas do envolvimento de Elizeu em todo o processo levantado pelo Gaeco, só indícios.

Ressaltaram que o longo tempo em que Elizeu ficou detido, foi exclusivamente devido aos fatores evidenciados durante a delação dos empresários.

Notem bem, que estas são as teses apontadas pelos advogados de defesa, que fazem o trabalho de defender o cliente, acreditando na inocência dele, embasados nos relatos feitos pelo prefeito.

.

O retorno ao cargo

Um dos questionamentos da imprensa foi exatamente esse, ou seja, sobre quando o prefeito Elizeu Mattos poderá retomar o cargo.

Advogados2Na pior das hipóteses no dia 4 de junho, quando terminam os 180 dias impostos pela Justiça, desde o dia em que foi preso, no dia 5 de dezembro de 2014.

Salvo alguma restrição, ele poderá voltar no decorrer do mês de março, caso de Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgue em algumas das sessões do mês, por assim entender que deva apreciar o agravo de instrumento da defesa, que pede exatamente o retorno do prefeito ao cargo.

Para concluir, o trabalho da defesa está dentro da normalidade. Faltam agora, os elementos da acusação para que tenhamos o embasamento mais concreto a respeito do caso desencadeado a partir da operação Águas Limpas, e que agora, a Justiça transformou os envolvidos em réus.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.