Mês: abril 2017 (Página 1 de 23)

Avaí 0 X 1 Chapecoense

Não assisti a partida entre Avaí e Chapecoense, justamente o primeiro confronto entre os dois finalistas do Catarinense de Futebol 2017. Pouco importa.O resultado é o que mais interessa. E, o time do Oeste, ampliou a vantagem que tinha antes mesmo de começar a partida deste domingo (30). Em plena Ressacada fez 1 a 0.

Como joga por dois resultados iguais, a Chapecoense pode até ser derrotada pelo mesmo placar. Mas, como conheço bem, dentro da Arena Condá, o bicho pega. Lá, sou e sempre serei mais Chapecoense. O Verdão está mais do que meio caminho andado para a conquista do título.

Por fim, a Arena Condá, mais uma vez estará lotada para ver mais um jogão de bola, o decisivo para a conquista do título. Claro. Não dá para subestimar o adversário. O Avaí tem time para reverter o resultado a seu favor.

Mas, o favoritismo é todo da Chapecoense. E, conquistar um título justamente depois da tragédia, seria um presente à Chapecó e a quem torce para a Chape.

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Avaí X Chape: a decisão

O primeiro confronto decisivo entre Avaí e Chapecoense, em busca do título do Campeonato Catarinense de Futebol 2017, será em Florianópolis, neste domingo (30), às 16 horas, na Ressacada. Um treino leve neste sábado foi feito, e alguns jogadores titulares da Chapecoense foram poupados por causa dos desgastes de tantos jogos seguidos. Porém, deverá entrar em campo com força máxima.

A novidade na Chape será a retomada do famoso 4-3-3. Pois, o teste com três zagueiros usado em recente partida pela Libertadores não deu muito certo.

O confronto de volta entre as duas equipes será no dia 7 de maio, na Arena Condá. O Furacão do Oeste tem a vantagem de dois empates.

Amandinha: a melhor do mundo de novo

A expectativa da notícia de que a atleta Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, mais conhecida como Amandinha, foi pela terceira vez consecutiva eleita a melhor jogadora do mundo de futsal, a primeira conquista, desde que se tornou atleta do time de futsal feminino Leoas da Serra, de Lages.O anúncio neste sábado, 29 de abril, veio do Futsal Planet.

 Nem precisa dizer que ficou muito feliz com a notícia. Para ela, o ano de 2016 foi muito intenso, inclusive com a vinda para Lages.

Quero agradecer a todos que me ajudaram a conquistar o prêmio, e de modo especial a todos que me receberam tão bem em Lages. Deus é maravilhoso e em nome Dele seguiremos fazendo futsal com amor”, afirmou a tricampeã do prêmio de melhor do mundo no futsal.

 Diana Santos, também atleta das Leoas, ficou em sétimo lugar na premiação. Assim, das sete melhores atletas de futsal do planeta, duas defendem as cores de Lages. Que maravilha!

Sobre o Lages Business Park

Chega a informação de que até o dia 16 de junho, a empresa Koch, que ganhou o edital para construir o Lages Business Park, precisa entregar o projeto executivo para a prefeitura de Lages.

Esta semana esteve em Lages o diretor de negócios imobiliários do grupo, Cristiano Santiago Vieira, para participar de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O diretor Cristiano Santiago, em entrevista ao programa “Bom Dia Lages”, na ImagemTV

Ainda conforme informações, já foi contratada uma empresa especializada, a qual está trabalhando no plano altimétrico (análise de relevo, ângulos e vegetação) para que tudo seja concluído conforme os prazos.

Projeto Executivo

O primeiro deles é até 16 de junho, quando é preciso entregar para a prefeitura o projeto executivo. Depois da aprovação do plano, começam outros projetos complementares, e segundo Cristiano Santiago, não há um prazo específico para o início das obras.

Proposta do Condomínio

Localizado às margens da BR – 282, na área que seria destinada para a implantação da Sinotruk, o local será dividido em 312 lotes ou módulos, sendo que uma empresa pode construir em mais de um espaço.

Instalação do Radar Meteorológico em Chapecó

Em breve Chapecó terá concretizada a instalação do Radar Meteorológico. É que os equipamentos para instalação chegaram a Chapecó nesta sexta-feira (28).A equipe responsável pela instalação iniciou a montagem das peças, são técnicos do Brasil, Alemanha e Irã. O investimento do governo do Estado é de  R$ 2,3 milhões na estrutura da obra e R$ 10 milhões nos equipamentos. O radar, instalado no Loteamento Desbravador em Chapecó, irá garantir a cobertura de 42% do território catarinense para alerta de eventos climáticos. Tem um raio de cobertura de 200 quilômetros, com isso irá cobrir 138 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Somado ao radar do Vale (Lontras) e do Sul, todo o Estado estará coberto.

Equipamento importado

O equipamento veio da Alemanha, chegou no Brasil no início de março e ficou no Porto de Itajaí aguardando a liberação alfandegária. É composto pelo radome – proteção da antena que capta as imagens e por computadores que irão processar e fazer a leitura das informações para emitir os alertas no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cigerd) de Florianópolis.

A obraA construção do prédio de cinco andares onde funcionará o radar iniciou em novembro do ano passado, está em fase de acabamentos, que irão ocorrer simultaneamente a instalação dos equipamentos. O base do heliponto também foi executada.

Informações e fotos: Andréia C. Oliveira – ADR Chapecó

Nova conquista para o setor madeireiro de SC

O pedido feito ao governo durante a última reunião do colegiado em Lages acabou dando certo. Pois, o Governo do Estado concordou em prorrogar o prazo do decreto que reduz a base de cálculo do ICMS para o setor nas vendas interestaduais.Deputados da Frente Parlamentar para o Setor Madeireiro, Moveleiro e de Celulose anunciaram a boa nova, durante encontro, na quinta-feira (27) à noite, em Rio do Sul.

O benefício que nivela o imposto catarinense com o de outras unidades da federação se encerrou em 31 de março, e o novo decreto assinado pelo governador Raimundo Colombo vale a partir deste mês até março do ano que vem.Membro da Frente Parlamentar, o deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD) enfatizou a importância da decisão, que deixa as empresas catarinenses em pé de igualdade para competir com as concorrentes de outros Estados.

O benefício

A redução do ICMS não obedece um percentual fixo, mas é conforme o que é cobrado nas outras unidades (de 17% cai para 6,3%; de 12% para 4,5% e de 7% reduz para 2,6%). A Frente Parlamentar fará reuniões em todas as regiões madeireiras de SC, onde ouvirá o setor.

Outro pedido

Os madeireiros também pedem o refinanciamento das dívidas. O deputado Milton Hobus (PSD) explicou que este pedido não pode ser atendido pelo governo porque o Estado poderia ser questionado judicialmente. Porém, disse que o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni levará o problema para ser discutido no Confaz.

Floresta plantada

Santa Catarina é uma das unidades com maior área de floresta plantada do país. São 654,1 mil hectares, sendo 541 mil hectares com pinus e quase 113 mil com eucalipto. Na última década, a área plantada com pinus vem caindo e com eucalipto crescendo no país todo.

Sessão em homenagem ao Asilo Vicentino

O centenário do Asilo Vicentino de Lages será celebrado em uma sessão solene na Câmara de Vereadores no dia 11 de maio, às 19 horas, no Plenário Nereu Ramos.A proposta é uma iniciativa do vereador Luiz Marin (PP), que teve aprovado na sessão de terça-feira (25) o projeto de decreto legislativo 004/2017. A sessão concederá uma placa comemorativa em homenagem ao centenário da instituição.

E como bem ressaltou o vereador, o asilo comemora seus 100 anos e merece essa honraria, por toda a história de atendimento aos idosos da nossa cidade. Sabe-se que durante essa trajetória muitas foram às dificuldades enfrentadas, mas graças ao esforço de uma equipe dedicada a entidade continua prestando serviços à comunidade. Méritos!

Por outro lado…

Na próxima quarta-feira (3), acontece outro evento. Trata-se de uma sessão especial de abertura da campanha Maio Amarelo em Lages, a partir das 19 horas, no Plenário Nereu Ramos da Câmara.A iniciativa partiu da presidente do Legislativo, vereadora Aida Hoffer (PSD), que teve aprovado pelos pares o requerimento 043/17. O movimento tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa

Já pensando nos 251 anos

Pensando nas comemorações dos 251 anos de Lages, o pessoal da Associação Serrana de Bandas e Fanfarras (Asbafan), visitou a presidente do Legislativo, a vereador Ainda Hoffer, na última quinta-feira (27).A entidade foi em busca de apoio para inserir na programação de aniversário dos 251 anos de Lages um Festival de Bandas e Fanfarras da Região Serrana.

A Asbafan desenvolve seu trabalho ensinando música para alunos das escolas públicas da região serrana. Ela foi fundada em 2016 e funciona em espaços cedidos por escolas parceiras.

Ainda deverá encaminhar o pedido aos organizadores. Aliás, com certeza o Festival seria uma bela atração. A mesma visitação deve ser feita à Fundação Cultural, creio.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa

Greve geral X vandalismo

Não tiro o direito do protesto nacional realizado nesta sexta-feira (28), e até compactuo. Só não concordo com os atos de vandalismo que ocorrem paralelamente.

O pichador, não tem nem noção do que escreveu (Foto: Marcelo Pakinha)

Pichações em muros ou em prédios públicos, e atitudes de conflito com quem pensa diferente, e isso não dá para admitir. É preciso respeitar as todas as posições. Não houve total engajamento dos trabalhadores. O movimento ficou marcado pela ação de sindicalistas, CUT, Partido dos Trabalhadores e Sem Terra, basicamente isso. Por este motivo a dificuldade de conscientizar à adesão geral.

Com feriados e fins de semana, o mês produtivo de abril se reduziu pela metade. Assim, com a produtividade minguada, escolheram um dia útil, às vésperas de um novo feriadão, quando poderiam optar pela segunda-feira, 1º de maio, dia dedicado ao verdadeiramente ao trabalhador. Complicado. Fica a impressão de que a obstrução às atividades e à desordem eram as prioridades, acima dos interesses de quem produz.

Arbitrariedade nas escolas

Atos de vandalismo em seis escolas estaduais e na Gerência Regional de Educação (Gered) de Lages nesta sexta-feira, dia 28.

Os vândalos picharam muros e paredes, acorrentaram portões e incitaram alunos e professores a não frequentarem as aulas, que ocorreram normalmente. Até a polícia foi acionada.

(Fotos: Pablo Gomes)

Página 1 de 23