Mês: dezembro 2016 (Página 1 de 20)

Fechando 2016!

A oficialização profissional do blog se deu em janeiro de 2009. Ao chegar 2017, serão oito anos de atividade neste espaço.

Nesse período, o crescente número de visualizações, acessos ou audiência, foi superior a 9,6 milhões. O ano de 2016 encerra com mais de 2,2 milhões.

Assim, a gente se despede deste ano com essa constatação positiva, agradecendo os parceiros que acreditaram em nossa proposta de trabalho.

Obrigado a vocês leitores. O 2017 está chegando e com novidades.

Aproveito e desejo a todos o um Ano Novo repleto de boas realizações. Meu forte abraço!

Enfim uma solução para o casarão Juca Antunes

A informação é de que ainda na primeira quinzena de dezembro foi concluído o processo de desapropriação do casarão Juca Antunes, localizado na esquina das ruas Benjamin Constant e Coronel Córdova, no Centro.

casarao

Com acompanhamento do Poder Judiciário houve o acerto financeiro com pagamento do valor do imóvel, realizado pela Hidrelétrica Canoas como parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de compensação ambiental pela construção de usinas hidrelétricas na região.

Agora, o imóvel pertence oficialmente ao município de Lages, que fará cessão de uso provisório para a referida empresa com a finalidade da realização de intervenções emergenciais para a manutenção das condições estruturais do bem, e para a sua completa revitalização, mantendo suas características originais.

.

Por outro lado

O Edifício Doutor Acaccio é tombado pelo Compac. O prédio faz parte do relatório de 33 imóveis de interesse cultural do município de Lages, documento elaborado em 2002.

accacio

Na quinta-feira (22), em sessão pública do Conselho Municipal de Política Cultural (Compac), houve o tombamento, por unanimidade, do Edifício Doutor Accacio, construído no estilo Art Deco, localizado na Rua Coronel Córdova, ao lado do Calçadão da Praça João Costa.

O Edifício tem sido objeto de processo judicial em virtude de uma reforma de fachada que estava alterando suas características originais. A Justiça, aliás, através de sentença, já havia determinado o seu valor histórico e cultural para o município de Lages.

 (Foto: Sandro Scheuermann)

SC implanta Sistema de Notificação Eletrônica

A iniciativa é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina foi um dos primeiros órgãos ao aderir ao sistema, que também já inclui a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Exibindo

Em uma próxima etapa, o objetivo é incluir no SNE também as multas recebidas em estradas estaduais e municipais. Mas a gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Maria Casas Blanco, explica que ainda não há uma data para a ampliação do alcance do sistema.

Por enquanto, mesmo restrito às rodovias federais, o SNE está ganhando adeptos. Em todo o país, até meados de dezembro, 241 mil motoristas já tinham feito o cadastro junto ao sistema.

.

Como funciona

Ao se cadastrar no SNE, o usuário deve inserir os seus veículos para receber notificações de infrações aplicadas pelos órgãos que aderiram à solução. O proprietário do veículo passará a ser comunicado eletronicamente sobre as notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos optantes pelo SNE.

O usuário poderá inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo. Ao realizar o cancelamento da adesão do veículo, o proprietário voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidade via correspondência postal.

O proprietário poderá visualizar os detalhes de cada infração. Ao optar pelo reconhecimento da multa e, desta forma não recorrendo da decisão, o motorista pode pagar o valor com 40% de desconto.

Informações: Alexandre Lenzi

Campo Belo se despede do prefeito e padre Edilson

A consternação foi grande neste domingo de Natal em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, onde foi realizada uma missa de corpo presente, do prefeito e padre Edilson Souza.

padre-edilson-igreja-lotada

O padre faleceu em acidente de carro na noite deste sábado (24), na BR 116, quando viajava em direção à Lages no carro oficial da Prefeitura.

padre-edilson-missa-rezando

Padres rezaram a missa de corpo presente, na companhia dos familiares e populares que estiveram na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

padre-edilson-velorio

Muita comoção. As pessoas pareciam não acreditar na morte prematura e inesperada do prefeito.

padre-edilson-raimundo-tito-e-carmen

O governador Raimundo Colombo e a deputada federal Carmen Zanotto também estiveram presentes. Entre eles o prefeito Tito Freitas, de Capão Alto.

padre-edilson-elizeu

Também o ex-prefeito de Lages, Elizeu Mattos também foi se despedir do amigo.

padre-edilson-caixao-indo

Sob o olhar perplexo do governador Raimundo Colombo, ao fundo, o cortejo para o translado do corpo até a cidade de Otacílio Costa teve início.

padre-edilson-carreata

Centenas de amigos acompanharam o carro fúnebre até o trevo da BR 116.

padre-edilson-tadeu

O fato da morte inesperada do padre e prefeito Edilson Souza, remete a uma nova realidade. O cargo agora será ocupado pelo vice, Tadeu Martins.

Fotos: Zé Rabelo

Acidente tira a vida do prefeito de Campo Belo

Um lamentável acidente vitimou o padre e prefeito Edilson Souza, na noite deste sábado, 24, véspera de Natal, na BR 116. Segundo relatos ele teria perdido o controle do carro numa curva, bateu num barranco e capotou. Morreu na hora.

O Padre Edilson foi reeleito prefeito de Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, pelo PMDB, repetindo a parceria com Tadeu Martins, do PSD, e tomaria posse no domingo, dia 1º, juntamente com os vereadores.

Na semana passada conversei demoradamente com ele, na ocasião em que participou da 1ª Festa da Família Oliveira Martins, em Campo Belo, e celebrou uma breve missa, em nome da dos patriarcas João e Alice e seus descendentes.

padre-edilson

Fez, na ocasião, um sermão de muita inspiração, reportando a união de forças como laços para perenizar as famílias.

Conversamos sobre o problema judicial envolvendo um ex-funcionário, na questão das fraudes das licitações. Disse-me que o “novelo” a ser desenrolado, a partir das investigações, será muito grande e que vinha acontecendo há muitos anos. Mas, que felizmente, havia descoberto as ações e dispensado o tal fraudador. Estava colaborando com as investigações com a PF, e livre de qualquer suspeita.

Agora, um acidente tira a vida do homem que só pretendia fazer uma boa administração, devido à nova oportunidade dada pelos eleitores do Município.

Padre Edilson, tinha 50 anos e estava cheio de bons projetos, interrompidos desta forma trágica, comovendo a comunidade de Campo Belo do Sul e toda a Serra Catarinense.

Caros leitores: Feliz Natal a todos!

paulo-natal-efeitos

Encerrado o Natal Felicidade 2016

Em Lages, o Natal Felicidade, maior evento da Serra Catarinense alusivo ao nascimento de Jesus Cristo, foi desmembrado em 23 noites com uma programação cultural repleta de boas opções para todos os estilos e gostos.

natal-felicidade-imagens-na-igreja

Mais uma vez, como ocorre desde 2013, a música foi o carro-chefe e embalou a magia que é o Natal lageano. O evento é promovido pela Secretaria do Turismo, com parceria do Ministério do Turismo e da Cultura, com apoio de patrocinadores.

natal-felicidade-rapel

Nesta última noite, Papai Noel, diferentemente do tradicional “bom velhinho” de sempre, desceu de rapel por uma das torres da Catedral Diocesana.

natal-felicidade-duende-mapeado

Em seguida, a projeção mapeada em três dimensões foi apresentada, com intervenções do famosos duende narrador da história que passa pela fundação de Lages até seus avanços mais recentes através de uma moderna pesquisa em um tablet com o uso de hashtags.

natal-felicidade-duende

O duende colorido saudou lageanos, vizinhos de Lages e turistas e invadiu a rua perguntando às pessoas “O que é felicidade para você?”. Ao final de sua passagem, às gargalhadas, festejou: “Desejo a vocês um Natal cheio de paz, alegria e felicidades.”

.

Um céu colorido

natal-felicidade-fogos

Um show de fogos de artifício, com sincronia de luzes no céu do Centro de Lages, maravilhou os visitantes ao longo de 12 minutos, marcando o final desta edição do Natal Felicidade.

natal-felicidade-orquestra

Antes, o Coral e Orquestra Sinfônica de Lages, sob a regência de Joed Jeffer Ferreira de Mello, novamente chegaram ao palco do Largo da Catedral e registraram este momento único no calendário de 2016.

natal-felicidade-daniel

O cantor e compositor lageano, Daniel Lucena, do grupo Expresso Rural, além de Luiz Meira, Danieli Porto e convidados, marcaram presença e foram grandes estrelas da noite.

  (Fotos: Sandro Scheuermann)

Revitalização do auditório da Acil quase pronta

Uma das principais referências em eventos na Serra Catarinense está de cara nova. Com recursos de R$ 700 mil do Governo do Estado, o auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil) passa por uma transformação.

 As obras de revitalização do local chegam a 95% e serão inauguradas nas próximas semanas.

acil-auditorio

O Secretário João Alberto bastante admirado com a obra

O investimento foi um compromisso assumido publicamente pelo governador Raimundo Colombo durante as comemorações dos 75 anos da Acil, em agosto de 2015.

Os serviços consistem em pintura interna, telhado, piso, troca da iluminação, sistema de ar condicionado, janelas e portas. O local contará ainda com camarim, palco, 300 poltronas e todos os equipamentos de som e projeção de imagens.

(Informações e fotos: Pablo Gomes)

Página 1 de 20