Mês: agosto 2015 (Página 1 de 30)

Museu Thiago de Castro recebe prêmio nacional

museu ThiagoO Museu Thiago de Castro, de Lages, está entre as instituições selecionadas pelo Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos 2014.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o prêmio tem o objetivo de ampliar, estimular e viabilizar a continuidade e a sustentabilidade das atividades das instituições selecionadas, a fim de fomentar o processo sociocultural nacional.

O museu lageano está entre os 20 escolhidos no Brasil para receber R$ 50 mil para desenvolver suas iniciativas.

Nesta semana, a Fundação Cultural de Lages (FCL) fará o encaminhamento da documentação complementar do projeto. O Ibram ainda não divulgou a data de entrega da premiação aos selecionados.

(Informações e foto: Taina Borges)

Celebrações da Semana da Pátria

As atividades alusivas à Semana da Pátria, com homenagens cívicas, guarda e arreamento das bandeiras terão início nesta terça-feira (1).

Pátria

A solenidade de abertura será às 9h, no calçadão da Praça João Costa, com a presença de autoridades civis e militares.

As homenagens serão realizadas todos os dias, até 7 de setembro. A primeira sempre das 9h às 13h, por uma instituição, e a segunda das 13h às 17h, por outra, alternando entre escolas, grupo de escoteiros e o 1º Batalhão Ferroviário (BFv).

(Foto: Marcio Avila)

Tubos fixos como base para o Túnel Encantado

Há cerca de 90 dias do maior espetáculo de fantasia e emoção da Serra catarinense, o Natal Felicidade, foram instalados, durante o dia de sábado (29), os tubos fixos de concreto que servirão de base e suporte aos postes do Túnel Encantado (de luzes), na rua Nereu Ramos, Centro.

tubos

Juntamente aos tubos foram fixadas tampas lacradas para garantir a segurança da movimentação de pessoas próximo à estrutura.

Câncer também vence Daniel Binatti

Em Lages, mais um amigo se despede da vida devido ao câncer, o professor Daniel Binatti.

binatti(Foto: Zé Rabelo)

Ele também estava lutando contra a doença, acabou não resistindo e faleceu, nesta segunda-feira (31), por volta das 21 horas, em Blumenau, onde estava internado.

Binatti, professor, chef, uma pessoa simples, parceira. Infelizmente, a notícia se confirma.

Campanha do agasalho em prol da Apae

O Sindicato dos Condomínios Residenciais, Comerciais e das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis – Sicovi, de Lages, procura sempre realizar algum tipo de ação para a comunidade em diversas ocasiões.

Apae4

Uma delas, a Campanha do Agasalho, desta vez, em parceria com o Lages Garden Shopping resultou no recolhimento de vários donativos.

Apae

A entrega foi feita na tarde desta segunda-feira (31). Na foto a dirigente regional do Secovi em Lages, Vinéia Köche, Luis Rodrigo, do Shopping e as diretoras da Apae.Apae1

Em um ambiente da entidade decorado com balões foi feita a entrega simbólica a dois alunos.

DSC_2001

Um enorme bolo, salgadinhos e refrigerantes completaram o clima festivo.

Em resumo, um momento especial que realmente merece registro. Aliás, o Lages Garden Shopping que já mostrou a que veio, está cada vez mais envolvido também em ações sociais, a exemplo desta.

Ações para combater o Câncer de Mama

A deputada federal Carmen Zanotto, esteve em Gramado (RS), como palestrante, na 10ª edição do “Câncer de Mama”.

O evento aconteceu no Serrano Centro de Eventos e Convenções entre os dia 27 e 29 de agosto.

carmen em gramado1

Carmen Zanotto falou sobre a importância das políticas públicas para os avanços no tratamento e apoio ao paciente com a doença.

A parlamentar destacou a criação da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer, a qual preside.

carmen em gramadoDe acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 576 mil novos casos de câncer em 2015.

Destes, 57.120 serão de câncer de mama. Ainda segundo o instituto, 21% das mulheres de 25 a 64 anos não realizaram exame preventivo nos últimos três anos.

Além disso, Carmen também apresentou o Projeto de Decreto legislativo (PDC) nº 1.293/2013 que susta a aplicação do Art. 3º da Portaria do Ministério da Saúde nº 876, de 16/5/2013, que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início.

(Fotos: Zé Rabelo)

Enquete da semana. Confira o resultado:

A pergunta foi referente às eleições municipais de 2016. Os leitores do Blog responderam à seguinte questão: “Se o pleito fosse hoje, quem você escolheria para administrar Lages?”

Alguns prováveis nomes foram colocados em ordem alfabética, e o resultado ficou assim:

Elizeu Mattos (PMDB) (51%)
Toni Duarte (PPS) (22%)
Antônio Ceron (PSD) (11%)
Arnaldo Moraes (PP) (8%)
Marcius Machado (PR) (6%)
Mário Hoeller (PSB) (1%)

Obviamente, como lembramos, a enquete não teve nenhum tratamento de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim, foi mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, e dependeu apenas, da participação espontânea do interessado. Portanto, não significa que o resultado poderá ser quantificado no próximo pleito.

Caro amigo secretário João Alberto Duarte

Venho através desde, para questionar-lhe, na condição de Secretário Regional de Lages, e sabedor que as comunidades de Capão Alto, Campo Belo do Sul, e as demais que usufruem do trajeto da SC 390, especialmente no trecho em que as obras de revitalização, acontecem.

João Alberto fiscalizaDia desses o Secretário JA esteve fiscalizando

Por acaso, nestes últimos dias, andou observando o andamento dos trabalhos?

Chegou a ver a situação do centro da cidade de Campo Belo do Sul, onde, numa primeira etapa foi retirado o calçamento, e agora se espera pela conclusão da obra?

Em dias de tempo bom, a poeira sufoca os moradores e comerciantes, em dias de chuva, a lama.

Talvez exista um cronograma que ninguém sabe. O que se pede é que a situação se torne pública, e todos, assim como eu, possa entender o processo de revitalização da SC 390.

As máquinas, poucas, ao longo do trecho, trabalham em um ou outro ponto isolado. De qualquer forma, é um sinal de que nem tudo está parado.

Mesmo assim, tem coisa que não fecha, e até leigos no assunto percebem. Por favor, nos dê uma explicação, nem que seja para dizer que é assim mesmo, e que está tudo dentro dos conformes. Vai que a gente acredite!

Página 1 de 30