Mês: julho 2013 (Página 1 de 33)

Sobre o balanço da Festa do Pinhão

Semana que vem quando a Câmara de Vereadores de Lages retomar os trabalhos normalmente, existe a promessa de que será revelado o balanço da Festa do Pinhão 2013.

Elizeu, Cobalchini, Coruja e Toni

Elizeu e Toni acompanhados de Valdir Cobalchini e Fernando Coruja devem divulgar o balanço da Festa na próxima semana

O assunto, obviamente vai ganhar repercussão. Não só a imprensa, os vereadores, ou a comunidade, aguardam com expectativa a informação.

A situação de ontem, e oposição hoje, estará mais atenta ainda.

O ex-secretário de Administração Antônio Arruda, já tem em mãos os números do balanço.

Tem tudo prontinho com a reunião dos dados expostos no quadro online de transparência da Prefeitura, além da junção de outros números concretos e que fizeram parte dos investimentos no evento.

A partir dos dados a serem apresentados pela Comissão Central Organizadora (CCO), Arruda vai confrontar com os dele.

Caso não fechem, promete convocar uma coletiva de imprensa à parte.

Pelo visto, o assunto promete.

Conferência revela aumento da população idosa

Entre os diversos assuntos discutidos na Conferência de Políticas Públicas, na manhã desta quarta-feira, na Uniplac, um chamou-me mais atenção, ou seja, o que a palestrante Dalila Maria Pedrini abordou.

Conferência de Políticas Públicas discute ações dos três principais segmentos (3)

Além dela lembrar da necessidade de análise sobre a prática e a atualização do Plano Municipal de Políticas Públicas, que deve ser aperfeiçoado a cada quatro anos, ela disse que a população de crianças em Lages diminuiu entre 2000 e 2010, contrastando com o aumento do número de idosos, alcançando 11,5% do total de habitantes.

Conferência de Políticas Públicas discute ações dos três principais segmentos (4)

Portanto, Lages precisa pensar nisso, criar mecanismos e discutir os já existentes para assegurar a qualidade de vida desse contingente.

Eis uma questão que realmente deve ser muito bem avaliada pelas autoridades responsáveis.

Que pessoas lindas e cheias de graça

Dia desses ouvi um certo formador de opinião dizer que as mulheres grávidas ficam ou são feias, exatamente quando se expõem dessa forma, em fotografias ou de outra maneira.

Pois, digo o contrário. É um momento único da vida dessas mulheres que, com orgulho carregam seus filhos no ventre. É, para elas, um momento mágico, muito especial.

É como se quisessem dizer para o mundo: “Olhem minha barriga enorme, vou ser mãe!”

Então, considero a iniciativa da coordenação do programa Saúde da Mulher, da Policlínica Municipal, que proporcionou a um grupo de gestantes uma tarde de ensaio fotográfico gratuito. Eis algumas delas:

Ensaio fotográfico fecha ciclo de encontros de futuras mamães (1)

Ensaio fotográfico fecha ciclo de encontros de futuras mamães (2)

Ensaio fotográfico fecha ciclo de encontros de futuras mamães (3)

Ensaio fotográfico fecha ciclo de encontros de futuras mamães (5)

Mas não foi apenas para serem fotografadas. As futuras mães, entre o quinto e o oitavo mês de gestação, participaram das reuniões como forma de interação e tirar dúvidas sobre pré e pós-parto.

E, por falar em futuras mamães, lembro que o dia 1º de agosto comemora-se o Dia Mundial da Amamentação.

E 13 de agosto o Curso de Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade da UNIPLAC realizará o II Seminário Multiprofissional de Aleitamento Materno.

Pedalada Ecológica

Com participação livre, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública do Município de Lages, em parceria com a Polícia Ambiental, promove neste sábado (3) a Pedalada Ecológica, a partir das 15h, com saída da Praça Joca Neves.

Sábado é dia de Pedalada Ecológica (2)

 As inscrições serão feitas a partir das 14h. A segurança, de acordo com a gerente de Educação de Trânsito, Adriana Dolberth, será feita pelos agentes de trânsito e agentes mirins.

Haverá viaturas acompanhando os ciclistas durante todo o percurso.

Portanto que tem um “magrela” poderá fazer parte do passeio.

Obras da Av. Santa Catarina

A Av. Santa Catarina, em Lages, é uma das vias consideradas importantes para o Município.

Obras da avenida Santa Catarina seguem dentro do cronograma (1)

Por ela, passa muitos viajantes e turistas especialmente no verão. Portanto, a revitalização dela torna-se imprescindível.

Chega-me a informação de as obras estão seguindo o cronograma previsto.

Um dos fatores essenciais está também tendo atenção especial: a retirada dos postes de energia do canteiro central que passarão para o acostamento da via.

Nestes novos postes será colocada iluminação ornamental, ou seja, um tipo de iluminação que fica sob a responsabilidade do município, através da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos.

No início de agosto será conhecida a empresa, através de licitação, que fará a iluminação pública.

Obras da avenida Santa Catarina seguem dentro do cronograma (6)

Cerca de 80% das calçadas já estão concluídas.

A sinalização será a última parte a ser feita, com pintura das faixas de pedestres, meios-fios e outros sinais de trânsito.

Maior encontro de profissionais da imprensa

Pelo menos 500 profissionais da comunicação deverão estar em Chapecó, neste próximo sábado (3), para conferir de perto o Encontro da Imprensa Catarinense, e que vai homenagear grandes nomes da mídia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO lageano e empresário da comunicação Roberto Amaral foi um dos agraciados pelo evento em 2011

Todos os profissionais que atuam na vasta área da comunicação social – jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, docentes, mídias, etc., estão sendo esperados na sexta edição do Encontro.

Pelo critério de distinção aos profissionais com 50 anos de atividade serão homenageados o radialista ANTONINHO DA FRONTEIRA, o publicitário EMÍLIO CERRI, o radiodifusor e empresário MÁRIO PETRELLI, o jornalista, escritor e historiador MOACIR PEREIRA e o radialista e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, J.B. TELLES.

O evento está sendo organizado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e MB Comunicação Empresarial/Organizacional com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, com coordenação geral do diretor regional Marcos Antonio Bedin e supervisão do presidente Ademir Arnon.

Meio ambiente em debate

Foi-se o tempo em que as questões ambientais eram relegadas a segundo ou terceiro plano.

As discussões sobre o tema estão ganhando amplitude e discernimento sobre a valorização completa da natureza.

conferência

Tanto é, que representantes de 33 municípios vinculados as SDR de Lages, Curitibanos, São Joaquim e Campos Novos participaram, nesta última terça-feira (30), na Uniplac, da etapa macrorregional da 4ª Conferência do Meio Ambiente.

conferência 1

O debate envolve todos os estados da federação, e servirá como base para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

Obviamente, os assuntos considerados relevantes no contexto socioambiental pautaram a conferência.

A etapa estadual está programada para os dias 5 e 6 de setembro, em Florianópolis.

Medicina: mudança na proposta

O manifesto dos médicos brasileiros nesta quarta-feira (31) já alcançou pelo menos um resultado, ou seja, o governo desistiu de ampliar os cursos de Medicina de seis para oito anos, conforme previsto na Medida Provisória dos Mais Médicos.

A agora a proposta trazida à mesa por uma comissão de especialistas é para que os dois anos adicionais se transformem em residência médica. Porém, deverá ocorrer no Sistema Único de Saúde.

Página 1 de 33