Revitalização favorece a volta das visitas ao Parque Natural

Há muito tempo não se ouvia falar do Parque Natural de Lages. Estava simplesmente deixado de lado, praticamente abandonado. Sem dúvida, um espaço um espaço de lazer e contemplação da natureza.

Fico feliz com a providência da revitalização e a reabertura para visitações. Faz parte da reforma da sede, as trilhas, projetos de educação, turismo ambiental através da contemplação de aves e pesquisas sobre as espécies nativas serão retomados.

O Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, localizado no bairro São Paulo em Lages, é uma oportunidade para conhecer um pouco da biodiversidade da flora e da fauna da Serra Catarinense. 

A partir da revitalização, o parque está sendo totalmente revitalizado e logo será reaberto para visitação. As obras estão na fase final e a previsão é de que até o fim de outubro estejam concluídas. Um espaço a ser valorizado com o favorecimento ao turismo ambiental.

Fotos: Toninho Vieira

Reunião define mutirão de coleta de lixo eletrônico

Em reunião nesta última terça-feira (22), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), uma boa conversa para ajustar o primeiro mutirão de coleta de lixo eletrônico deste ano. O evento está programado para o dia 19 de março, no estacionamento do estádio Vidal Ramos.

Ano passado a parceria entre CDL, Prefeitura Municipal de Lages, Câmara de Vereadores e Ecocentro Sul foi um sucesso, tirando das ruas quase duas toneladas de lixo, num só evento. É por aí!

Foto: divulgação

Olhar para o meio ambiente

A Prefeitura de Lages, ao decidir instalar os ecopontos na cidade, para a coleta de lixo reciclável, dando à população a responsabilidade de ir até estes locais e depositar os materiais, amplia as opções para que as pessoas tenham mais consciência, na hora do descarte.

Nestes pontos de coleta de lixo reciclável, a população poderá depositar papel e papelão, vidro, materiais metálicos, plástico, pilhas e baterias, além de todo tipo de descarte eletrônico.

Com os ecopontos, agiliza a coleta desses materiais pelas equipes de catadores vinculados à Cooperativa de Reciclagem.

Em breve mais dois serão instalados, somando-se então oito containers adaptados como ponto de depósito do lixo reciclável pelos moradores.

Calcula-se que com estes oito Ecopontos haverá, em média, a coleta de 16 toneladas-mês de recicláveis, quantidade esta superior a 50% de tudo o que a Cooperativa de Recicláveis recolhia, anteriormente, no perímetro urbano de Lages. Méritos!

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Vale lembrar

Neste sábado tem Mutirão de Coleta do Lixo Eletrônico, no Centro de Lages. Será realizada também a coleta nas residências, caso as pessoas não tenham condições de levar até o Terminal Urbano.

Neste caso basta ligar para os números: 3223-5563 ou (49) 99159-0112, que os veículos da EcoCentro Sul ou da Semasa estarão recolhendo o lixo eletrônico. O evento no Centro será no Terminal Urbano, das 8 às 15hs.

No Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Outro que foi empossado nesta quarta-feira (3), pelo governador Carlos Moisés foi o novo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Daniel Vinicius Netto.

Daniel Vinicius Netto (centro) tomou posse nesta quarta como novo presidente do IMA – Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Ele já trabalhou por 15 anos no órgão e ocupava uma diretoria da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) de Florianópolis, e substitui Valdez Rodriguez Venâncio, que ficou por dois anos à frente do IMA.

Segundo o Governador, o IMA tem a função de proteger nossas nascentes, matas e também o cidadão catarinense. O Instituto cuida das nossas riquezas naturais, mas também promove o desenvolvimento sustentável.

Flores de verão alegram as ruas centrais de Lages

Sempre importante se preocupar com o paisagismo da cidade e plantar flores em praças e canteiros centrais da cidade. Até agora mais de 35 mil flores já foram plantadas.

A prefeitura do município de Lages, realiza esse trabalho através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Foram plantadas centenas de mudas de rosas, celosias, tagetes (anã e gigante), ipês, cerejeiras japonesas, azaleias, liriópis, entre outras. Parte desta flora foi semeada e cultivada no Horto Municipal.

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação