Categoria: Meio Ambiente (Página 1 de 11)

Programação ambiental acontece em Lages

Lages está com uma vasta programação ambiental neste mês de junho. Vale a pena você acompanhar.

Visitação de alunos no Parque Ecológico é uma das atrações para mostrar o potencial da natureza presente no local, além de importantes lições pela educação e a consciência ambiental.

Além disso, uma bela mostra dos Bichos do Sul integra programação do mês do Meio Ambiente.

bichos

São fotos e descrições de animais como as capivaras, camaleão papa-vento, bugio preto, ratão do banhado, atobá, perdiz, filhote de puma, tatu-peludo, papagaio-de-peito-roxo, carancho, sapo-boi, cobra-verde das árvores e o graxaim do campo.

A exposição pode ser vista no Centro Ambiental Ida Schmidt, no Parque Jonas Ramos (Tanque), nesta semana.

bichos1

A mostra tem curadoria do fotógrafo Zé Paiva, que também é autor das imagens, e busca aglutinar a arte da fotografia ao conhecimento científico sobre os animais retratados.

Durante quatro anos, a exposição percorrerá 20 municípios de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (8) os alunos da escola estadual Vidal Ramos Júnior visitaram o espaço e foram orientados por uma bióloga, que explicou cada item da exposição.

(Fotos: Nilton Wolff)

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente lembrado por todo o mundo, neste dia 5 de junho. A Serra Catarinense e Lages estão com vasta programação durante todo o mês de junho.

Aliás, o meio ambiente não pode mais se dar ao luxo de ser lembrado somente em datas especiais. A questão deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Há muita preocupação.

Para falar sob o tema, tive a honra de ser convidado pela direção e professores da Escola Básica Maria Quitéria.

DSC_1667À professora de Letícia meus agradecimentos

Meu encontro com os alunos ocorreu pela manhã e à tarde. Bacana!

Atividades marcam abertura do mês do meio ambiente

Estive conferindo a abertura do mês do meio ambiente em Lages. Uma solenidade marcou o início da programação.

DSC_1589

Várias entidades como o SESC, a Polícia Ambiental, os escoteiros, a Secretaria do Meio Ambiente, e claro, autoridades convidadas prestigiaram o ato.

Tanque

Entre elas o secretário de Meio Ambiente Mushue Hampel e o prefeito interino Toni Duarte, entre outros secretários municipais.

Tanque2

Em seguida, uma ação bonita. Cerca de 500 pessoas, ou seja, estudantes de escolas das redes municipal e estadual deram um abraço no Tanque, lago do parque Jonas Ramos.

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. “As datas são criadas para que tenhamos um período de conscientização, de reflexão sobre as questões ambientais”, disse Toni.

taque1

Reportando-se à presença dos alunos durante o ato oficial, o prefeito ressaltou a importância da formação das novas gerações, através da educação ambiental.

DSC_1586

Várias oficinas experimentais foram montadas no parque Jonas Ramos durante a abertura do Mês do Meio Ambiente: de artesanato com material reciclável, de desenho, de mini-compostagem ecológica dos resíduos sólidos, além de exposição de fotos, desenhos e de cartazes do projeto Árte Vida Verde.

Abraço simbólico abre Mês do Meio Ambiente

Clique na figura para ampliar e ver a programação.

Clique na figura para ampliar e ver a programação.

Como todos já devem saber, o mês de junho será todo voltado às causas ambientais, principalmente à preservação do solo, que é o tema central das programações que envolverão toda a comunidade em diversos locais.

Em Lages, a abertura oficial do Mês do Meio Ambiente será na segunda-feira (1), a partir das 14h, no parque Jonas Ramos (Tanque).

Na ocasião será realizado o projeto Encontro Arte Vida Verde do Serviço Social do Comércio (Sesc), com participação dos protetores ambientais.

.

Participação dos alunos

Cerca de 250 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares estarão envolvidos e, na oportunidade, darão um abraço simbólico no Centro Ambiental Ida Schimdt, previsto para as 15h.

A programação foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e instituições parceiras.

Ao longo do mês serão realizadas palestras, oficinas, seminários, mostra de trabalhos pedagógicos, saídas a campo, visitas no parque natural, entre outras, distribuídas em locais diferentes da cidade.

Revista Vida & Natureza: a cada edição, um desafio!

Revista_VN4_160

Assim tem sido, um desafio a cada edição. No entanto, o projeto Vida & Natureza está chegando aos nove anos de existência, em junho, justamente no mês do meio ambiente.

A luta diária para angariar assinaturas e manter o projeto vivo é enorme. Porém, mesmo diante das adversidades, a causa maior, ou seja, a defesa do meio ambiente, a informação, a educação, e tudo o que pode ser feito para levar a consciência ambiental à comunidade, está sendo feito.

Obrigado, antes mais nada, a grandes acreditadores permanentes como a Uniplac e a Transul, por seguirem junto comigo, acreditando que é possível fazer da natureza o nosso maior patrimônio.

A sua assinatura pode ser feita de qualquer lugar do Brasil. Entre em contato:

Fone: (49) 9148 4045

E-mail: vidaenatureza@brturbo.com.br

Portal: vidaenatureza.com.br

Acesse o link da mais recente edição:

Mobilização para tentar controlar população de javalis

O crescimento descontrolado da população de javalis na Serra Catarinense está tirando o sono dos produtores rurais.

javalis1O assunto mereceu atenção especial na tarde desta quarta-feira (15), na Amures.

O encontro reuniu parceiros como a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Regional de Lages e secretários municipais de Agricultura, para definir uma forte campanha de controle efetivo da população de javalis na Serra Catarinense.

javalis2A deliberação ocorreu na Amures, justamente durante reunião dos integrantes do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema. Na ocasião, a presença do comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Adilson Schlickmann Sperfeld.

.

Levantamento

O oficial recomendou um levantamento detalhado das áreas de infestação para que seja implementada uma forma controle com respaldo legal.

javalis3O trabalho de campo prevê até a produção de formulário a ser aplicado nas propriedades.

O diagnóstico deverá estar pronto até dia 7 de maio, antes da reunião da Assembleia Legislativa que tratará do assunto. A meta é encontrar uma forma de controle da infestação de javalis.

A Polícia Militar Ambiental de Lages também fará um comunicado oficial sobre as formas atuais de controle para distribuir aos meios de comunicação.

(Informações e fotos: Oneres Lopes)

Suspeito de abater animais é detido com arma de fogo

A detenção de um homem portando arma de fogo, pela Polícia Militar Ambiental, ocorreu no Salto Caveiras, em Lages, na tarde desta última terça-feira (14).

Pelas informações, ele escondia uma arma de fogo e várias munições em um poço próximo à casa. A denúncia levou os policias até o local que constataram a prática de caça ilegal.

caçaNo mesmo poço foram encontrados 04 (quatro) cabeças animais abatidos da espécie Quati e um par de patas de animal abatido da espécie veado campeiro.

No mesmo local havia ainda um quarto de paleta do mesmo animal. Além da caça, o suspeito confessou praticar a pesca predatória.

caça1Os policias suspeitaram depois de localizarem no interior da propriedade 9 (nove) redes de espera, as quais estavam estendidas em um arama para secar.

Ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Lages, onde foi apresentado a autoridade policial e autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Ele será investigado e também pode ser responsabilizados pela prática da caça ilegal e da pesca predatória.

Infelizmente, ainda há que não tenha se conscientizado da proibição disso tudo.

(Informações: Assessoria de Imprensa da PMA)

Crianças carentes visitam o Parque Ecológico

O Município de Lages tem um dos maiores patrimônios naturais da Serra Catarinense, dentro da área urbana.

Refiro-me ao Parque Ecológico João José Theodoro da Costa Neto, localizado às margens da rodovia BR-116.

Este ano, depois de alguns investimentos no Parque, está sendo possível realizar visitações, especialmente de escolas.

criançasExemplo disso ocorreu no último sábado, quando, através de uma iniciativa de solidariedade e educação ambiental acabou proporcionando às crianças e adolescentes que frequentam o Sopão Santa Clara, do bairro de mesmo nome, algumas horas de recreação junto à natureza.

Cerca de 80 jovens tiveram a oportunidade de conhecer uma das maiores reservas de mata nativa da região.

crianças1Foram quase duas horas de passeio e visitação, sob orientação do gerente do parque, o engenheiro agrônomo Giovanni Tomazzelli Guesser, da Secretaria de Meio Ambiente.

Ação “Margem Limpa”, comemora o Dia da Água

O Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22 de março está sendo lembrando com diversas atividades, em todos os lugares.

rioEm Lages, o Rio Carahá, que corta praticamente toda a cidade, embora morto pela poluição, recebeu uma atenção especial na manhã deste sábado (21), uma grande ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente. Nem mesmo o tempo ruim impediu o trabalho.

rio2Diversas instituições, funcionários da Prefeitura e voluntários rondaram as margens do rio juntando todo o lixo acumulado. Até mesmo sacos com cachorros mortos foram encontrados.

A ação, simboliza a necessidade de que a população precisa se conscientizar de que o lixo não pode ser jogado em qualquer lugar.

rio1Ainda não se sabe a quantidade recolhida, mas, é bastante. Além disso, alguns grupos permaneceram em pontos estratégicos das avenidas distribuindo materiais informativos.

O Rio Carahá, por mais que seja poluído, carece de mais atenção. E a atividade realizada neste sábado, pelo menos, melhorou o aspecto das margens. Aliás, no conjunto, a orla, ornamentada pela verde das árvores propicia uma belo visual.

rio3Fica o registro da ação, importante no contexto ambiental. E, principalmente valorizar a todos que direta ou indiretamente botaram a mão no lixo e retiraram os mais diversos materiais que poluem ainda mais o rio, e claro, nossa natureza. Méritos!

Página 1 de 11