Categoria: Meio Ambiente (Página 1 de 15)

Rio Carahá será desassoreado

O prefeito Antonio Ceron assinou convênio com a Agência de Desenvolvimento Regional de Lages (ADR), representada por João Aberto Duarte, para a liberação de recursos no valor R$ 112.500,00 do Governo do Estado, com a contrapartida da municipalidade no valor de R$ 37.500,00.

O dinheiro será usado para o desassoreamento de toda a extensão do rio Carahá, no perímetro urbano, que compreende do bairro Triângulo até o Caça e Tiro.

(Foto: Divulgação)

1,5 t de lixo eletrônico

Tudo isso foi recolhido a partir de iniciativa comunitária, com a prefeitura de Lages junto no apoio. A coleta foi neste final de semana.

A iniciativa deverá se estender para outros bairros, através das respectivas associações de moradores.

A participação da prefeitura, neste trabalho, é com pessoal e veículos para a coleta dos materiais descartados pela população.

Todo o material será entregue na Eco Centro Sul, empresa especializada neste tipo de serviço e que dá o destino correto ao material que recebe.

Fotos: Divulgação

Pedalada Ecológica encerra Mês do Meio Ambiente

Depois de dois adiamentos devido às contínuas chuvas recentes, o Sol finalmente “deu o ar da graça” e assegurou a realização da Pedalada Ecológica na tarde deste sábado, 1º de julho. A Pedalada é promovida pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Mais de 100 pessoas participaram desta que foi a terceira edição do evento e teve como roteiro o trecho entre a Praça Joca Neves e a sede do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, num total de oito quilômetros (ida) completados em aproximadamente 40 minutos.

A Pedalada integra a programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente, e marcou o encerramento da programação. O evento ocorreu nesta sábado, 01 de julho.

Brindes e surpresa

 Houve, na chegada ao Parque Natural, sorteio de brindes: bicicletas, camisetas e squeeze. E ainda, sorteio de caramanholas (cantis), reparos de pneus, manoplas, luvas, entre outros acessórios, disponibilizados pela Cycles Beto. Água e frutas (banana e maçã) forma distribuídos aos ciclistas.

Os participantes foram agraciados com uma surpresa, a peça teatral “Mata Atlântica dos Campos de Cima da Serra”, pelos atores Marcio e Denise, do Teatro Circula-dô, em que são abordadas a fauna e flora da região serrana.

Fotos: Toninho Vieira

“Por uma cidade mais limpa”

Gosto demais em ver que as ações em prol do meio ambiente estão se multiplicando em Lages.

Exemplo disso, foi apresentado, na semana que passou, pelos representantes do Trade de Comunicação da ACIL, ao Secretario de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô. Trata-se do projeto de conscientização “Por uma cidade mais limpa”.

A ideia é informar a população sobre os horários de coleta de lixo para que os lojistas e moradores coloquem o lixo próximo a esse horário, evitando que as ruas da cidade fiquem  com lixos acumulados nas calçadas.

Além disso, os outdoors, panfletos e demais anúncios devem trazer slogans como “Não jogue o lixo na rua, mantenha o lixo em sacos plásticos”.

O objetivo é lembrar as pessoas da importância de descartar o lixo de forma correta e responsável e apresentar soluções praticas e simples que deixam a cidade mais limpa.

O Trade é formado por empresas de rádio, jornal, revista, televisão e agências de comunicação.

(Informações e fotos: Puel Assessoria)

Enchentes revelam uma paisagem triste

Quando ocorrem enchentes numa cidade, é comum culpar os gestores municipais, ou seja, os políticos, entre outros, até o Santo São Pedro. Porém, todos têm uma contribuição para o pior em caso de calamidade climática, como as chuvas.

Em Lages, é grande a quantidade de entulhos e de embalagens de variados tipos de materiais acumulados sob as pontes e remansos das enchentes, principalmente próximo à foz com o rio Caveiras.

Esse lixo que se vê, mesmo que pareça ser em grande proporção, é bem provável que seja a menor parte de tudo aquilo que as enxurradas e as cheias carregam rio abaixo,

Os entulhos maiores como restos de madeiras, sofás, poltronas, e até cadeiras de bebês, geralmente vieram de terrenos baldios utilizados como depósitos irregulares, locais que são invadidos pelas águas das enchentes.

As enchentes deixam à mostra a necessidade de se cuidar muito mais dos lagos, rios e áreas ribeirinhas, enfim, é preciso que tenhamos uma cultura voltada à preservação local e global do meio ambiente como um todo. Em prol do bem comum.

Fotos: Marcelo Pakinha

Ação educativa no Dia do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o dia do Meio ambiente, o objetivo da criação da data foi para conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais.

Nesta data, diversos eventos ocorrem no mundo. Palestras, campanhas educativas, documentários, com propósito de despertar interesse às pessoas para esta importante questão mundial.

Há dois anos lá esteve o projeto Vida e Natureza

Pensando nisso, a Polícia ambiental de Lages e SESC, elaboraram uma ação com o objetivo de sensibilizar a população em geral sobre a importância da conservação ambiental para qualidade de vida das pessoas.

Portanto, várias atividades, incluindo distribuição de mudas de arvores nativas, acontece no dia 05 de junho das 10 às 18 horas, na Praça de Alimentação do Lages Garden Shopping. O evento é gratuito e aberto ao público.

Pedalada Ecológica é transferida

Devido às previsões de tempo instável até o fim da semana, e também os problemas causados na cidade devido ao grande volume de chuva dos últimos dias, a Pedalada Ecológica, que estava programada para acontecer neste sábado (3), foi adiada novamente, e será realizada no encerramento do Mês do Meio Ambiente, no sábado, dia 1° de julho.

O evento faz parte da programação promovida pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e demais instituições parceiras. O horário da Pedalada permanece o mesmo, com saída às 14h30min, da Praça Joca Neves, com destino ao Parque Natural Municipal, às margens da BR-282.

Foto: Arte/Divulgação

Limpeza e revitalização no Terminal Urbano

Um dos locais com maior fluxo de pessoas na cidade, o Terminal Urbano conta com uma média de aproximadamente 20 mil usuários, que circulam diariamente pela plataforma.

E para melhor atender a população, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente iniciou uma operação de limpeza e revitalização completa, tanto da parte interna como externa, nesta semana.

Os trabalhos iniciaram há quatro dias, sendo que a expectativa é de que sejam concluídos dentro de mais dez dias.

Todo o serviço é realizado após as 23h e se estende madrugada adentro, quando encerra a movimentação dos coletivos, indo e vindo com passageiros.

Na parte externa, será realizado um trabalho de paisagismo na Praça Vidal Ramos Sênior, anexa ao Terminal Urbano, incluindo roçadas, podas, limpeza, arborização e plantação de flores da estação.

(Fotos: divulgação)

Página 1 de 15