Categoria: Educação (Página 1 de 21)

Homenagem às Leoas na Uniplac

O time inteiro das Leoas foi surpreendido por uma homenagem organizada por acadêmicos do Curso de Jornalismo, na noite desta quarta-feira (13). A Universidade é a principal patrocinadora da equipe.

Foi no intervalo, quando foram induzidas por um “convite” para uma reunião com a reitoria. Mas, o espírito era outro, e mais uma vez, foram valorizadas pela conquista do título da Copa do Brasil de Futsal Feminino, e a trajetória de sucesso de todo o grupo.

Na ocasião, elas autografaram um quadro com as respectivas fotos, e que será emoldurado e pregado em um ponto estratégico da instituição para que a história se perpetue.

Muito bacana a homenagem, que foi acompanhada pelo reitor Luiz Pfleger, e por muita gente junto ao Centro de Convivência da Universidade. Méritos!

Lançamento do XII Congresso de Educação

A Secretaria Municipal da Educação realiza nesta terça-feira (12), às 16h, para os profissionais da imprensa, o lançamento do XII Congresso de Educação do Município de Lages.

O evento será na sede da Secretaria, na Avenida Papa João XXIII, 1115, bairro Ipiranga (antigo Seminário).

Tema

Este ano o Congresso tem como tema “Educação Permanente: Diversidade, Sentidos e Práticas”. Programado para os dias 28 e 29 de setembro, terá a palestra principal da poetisa, psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia, Viviane Mosé.

Na programação destaque também para a mesa redonda com as discussões do Plano Municipal de Educação e os mais variados grupos de trabalho na área educacional.

Atualização da lista de espera na educação infantil

A Secretaria da Educação de Lages alerta os pais ou responsáveis sobre a necessidade de atualização da lista de espera por vagas na educação infantil do município.

Este recadastramento já está sendo feito e seguirá até o dia 06 de outubro, quando inicia o processo de rematrícula dos alunos.

As diretorias dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) entrarão em contato telefônico com todos os pais que deixaram o nome dos seus filhos na lista de espera das respectivas unidades.

A intenção é perguntar quem tem interesse de permanecer na lista, para que os documentos sejam atualizados.

O recadastramento é necessário periodicamente, pois, as situações de cada família oscilam constantemente, ou por desistência, por não estar mais residindo no mesmo endereço ou por outras justificativas.

Com esta atualização a expectativa é de que a fila de espera, que atualmente está com 1.600 crianças, possa diminuir.

Foto: Carlos Alberto Becker

Cartões para despesas das unidades escolares

A partir deste dia 6 de setembro serão ativados, através do Banco do Brasil, os modelos de Cartões de Pagamento que substituem os antigos e chamados “caixas escolares”.  

Eles serão utilizados pelos gestores de todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, para custear pequenas despesas de manutenção.

O secretário municipal da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, informou de que se trata de um instrumento de pagamento das despesas escolares , a ser feito através da função crédito. Todo final de mês será gerada uma fatura e os gestores, com as notas ficais, farão a prestação de contas de tudo que foi gasto, de acordo com cada limite disponível.

No total, ao mês para todas as unidades escolares, estão disponíveis para as pequenas despesas recursos na ordem de R$ 47.114. O repasse dos Cartões foi feito na última sexta-feira (1).

Também estiveram presentes no ato da entrega dos Cartões de Pagamento das unidades escolares, pelo Banco do Brasil, a secretária de Educação, Valdirene Vieira, a presidente da Câmara de Vereadores, Aidamar Hoffer e a presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel), Elaine Moraes.  

Fotos: Carlos Alberto Becker

Lançamento do Congresso da Educação 2017

Está programado para o dia 12 de setembro (terça-feira), às 19h, na Praça de Alimentação do Lages Garden Shopping, o lançamento do XII Congresso de Educação. Este ano o evento tem como tema “Educação Permanente: Diversidade, Sentidos e Práticas”.

Um dos destaques da programação do Congresso de Educação 2017, programado para os dias 28 e 29 de setembro, será a conferência com a poetisa, psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia, Viviane Mosé.

Neste ano irá também acontecer uma mesa redonda com as discussões do Plano Municipal de Educação e os mais variados grupos de trabalho na área da educação.

Arte: Divulgação 

Gincana agita aniversário do Santa Rosa

O Colégio Santa Rosa abre na noite desta quarta-feira (23), mais uma gincana em comemoração ao aniversário do educandário: 116 anos. A gincana tem forte envolvimento dos alunos, o que a torna um dos maiores eventos escolares do município de Lages.

Aliás, neste dia, é lembra a Santa Rosa, a Santa que dá o nome ao Colégio, que está de aniversário a ser comemorado amanhã, quinta-feira (24).

A Santa Rosa é peruana. É a padroeira da América Latina, nascida em Isabel Flores, em Lima. Recebeu o apelido de Rosa… e, Rosa de Lima ela foi durante seus 31 anos de vida.

Quando as irmãs da Divina Providência chegaram em Lages em 1901 escolheram o nome dela para o Colégio fundado em 24 de agosto.

O encanto do desfile oficial da Mega Banda

Chegou o grande dia em que a Mega Banda, composta por mais de 500 integrantes, alunos de 11 escolas municipais e quatro estaduais, apresentou à comunidade o resultado de mais de dois meses de ensaios.

O primeiro desfile aconteceu na manhã deste sábado (19) e foi prestigiado por autoridades, convidados especiais, amigos e familiares orgulhosos e a população, que circulava pelo Centro e parou “pra ver a banda passar”, expressão que deu nome ao projeto.

A Mega Banda é a maior do país neste segmento. Trata-se de uma iniciativa que conta com a união de parceiros.

Além da prefeitura de Lages, através das secretarias municipais da Educação e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Cultural de Lages e Escola de Artes, a Gerência Regional de Educação (GERED) e a Associação Serrana de Bandas e Fanfarras, que tem como presidente o maestro Douglas Antônio da Silva.

O desfile deste sábado encerrou a programação do “Serra Catarina Festival de Inverno”, uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que teve sua segunda edição.

Seguindo pelas ruas

A concentração foi na praça Vidal Ramos Sênior, ao lado do Terminal Urbano, de onde saíram e seguiram pela rua Nereu Ramos, até chegar no calçadão da praça João Costa.

Foi aproximadamente uma hora de apresentação, com um repertório desenvolvido especialmente para esta data, com participação dos próprios alunos, que tocaram desde músicas natalinas e populares até clássicos de Beethoven e canções da Turma do Balão Mágico.

Resgate

O resgate da tradição das bandas e fanfarras, que Lages ostentava há alguns anos, também é um dos objetivos do projeto. Antigamente as bandas e fanfarras vinham para o Centro e desfilavam para a comunidade, com grande movimentação das escolas, e infelizmente isso se perdeu com o tempo.

Enquanto a Mega Banda desfilava, muitos curiosos e pessoas que passavam pelo Centro e fizeram questão de parar para prestigiar, aplaudiram a apresentação.

Fotos: Toninho Vieira

Inscrições para concurso público de professor

A partir desta segunda-feira, 14, profissionais da educação que quiserem ingressar no magistério público estadual podem fazer suas inscrições no concurso público 2017.

Neste primeiro momento, são mil vagas para início dos trabalhos em 2018. A inscrição pode ser feita até o dia 12 de setembro pelo site www.acafe.org.br/concurso/magisterio.

Estão abertas 600 vagas para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, estas para as disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

As outas 400 vagas são para a área administrativa das escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, sendo para: assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional.

Provas

O concurso prevê duas provas. A primeira fase com Prova Objetiva, que será no dia 8 de outubro, sendo eliminatória/classificatória, e a segunda fase com a Prova de Títulos, sendo classificatória.

A primeira chamada dos aprovados está marcada para os dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2017. O valor da inscrição é de R$ 100.

Foto: Pâmela Simas Fogaça/ADR Itajai

Página 1 de 21