Categoria: Cultura (Página 1 de 43)

Baile da Neve é integrado ao Festival de Inverno

Mais um tradicional evento da Serra passa a integrar o Serra Catarina Festival de Inverno. Falo do centenário Baile da Neve, realizado há 118 anos em São Joaquim.

O evento de gala programado para este sábado (22) estará também marcado pela homenagem com a entrega do Troféu Empreendedores do Vinho para 12 empresários, representantes das vinícolas da região.

Sobre o Troféu

O troféu tem o objetivo de reconhecer o potencial de pessoas e empresas que atuam de forma exemplar em prol do desenvolvimento da Serra Catarinense.  

Empresas homenageadas

As vinícolas: Abreu Garcia, D´Alture, Hiragami, Leoni di Venezia, Monte Agudo, Quinta da Neve, Sanjo, Suzin, Thera, Urupema, Villa Francioni, e Villaggio Bassetti

Informações: Catarinas / Foto arquivo: Wagner Urbano

Noite de dança no Música na Serra

Uma novidade dessa  5ª edição, do Festival Internacional Música na Serra, estará no palco do Marajoara nessa noite de sexta (21): a dança.

Os bailarinos da Escola de Dança Movere estarão brilhando ao lado da orquestra.

Além, disso a noite contará também com a participação dos corais do festival.

Conforme os organizadores, vai ser uma noite inesquecível!

Festival Internacional Música na Serra prossegue

Promovendo a Cultura na Serra Catarinense, está acontecendo a quinta edição do Festival Internacional Música na Serra.

O evento que vai até 22 de julho (sábado), traz ao palco do Teatro Marajoara, artistas renomados internacionalmente que se apresentam gratuitamente em concertos noturnos, sempre a partir das 20 horas.

Hoje, quarta tem a- Noite de “EnCanto”

A noite de hoje, 19 de julho, no Festival Internacional Música na Serra promete muita emoção e encanto, com a “Noite EnCanto”. Será um verdadeiro espetáculo de canto lírico, a partir das 20 horas, com entrada gratuita, no Teatro Marajoara.

Concertos sociais

Os concertos no palco do Teatro Marajoara tem suma importância, porém os concertos sociais e acadêmicos qualificam todo o entusiasmo e o sentido do Festival.

r

Foi isso que aconteceu, na tarde de terça-feira, 18 de julho, no Asilo Vicentino. Muita alegria foi levada através das melodias da viola de Danilo Brumana, Charliston Otávio Cruz e Renan Ferraz Galvão.

Nessa tarde de quarta, 19 de julho, os concertos sociais acontecerão no Hospital Infantil e na Uniplac.

(informações e fotos: Débora Bombilio)

Sábado, ao som de guitarras

A opção de visitar o centro de Lages aos sábados de manhã, é sempre algo prazeroso, principalmente quando o dia é de muito sol e pouco frio. Passei pela experiência.

Sabe-se lá o porquê, mas o clima, não do tempo, mas da forma que a vida se distribui pelas ruas, é contagiante. E, como formador de opinião, a observação aguça em certas coisas.

Por exemplo, na Praça Vidal Ramos Sênior, do Terminal, o chega e sai de ônibus, não deixa de ter suas peculiaridades, entre outros aspectos que tornam o local atrativo.

Nesta mesma Praça, chamou-me atenção um grupo de jovens dedilhando suas guitarras, procurando despertar o interesse pela música, e claro, pela divulgação do trabalho dele.

Conversei rapidamente com eles e descobri que fazem parte de um grupo que chama-se Guitarras Serranas.

São cinco os guitarristas que procuram mostrar suas músicas autorais, individualmente e em grupos: Matheus Colossi, Lucas Shoenardie, José Cardoso, Diego Oliveira e Josias Zancheta. O projeto em breve vai gravar um CD e um DVD, ao vivo.

Aliás, fui presenteado por eles, com um CD “Opções, da Banda Nova d.C, que neste caso tem na formação a vocalista Ana Cardoso, na guitarra João Cardoso, na bateria, Gregório Silva, além de Mário Júnior, no baixo. Pensem na gostosura das músicas, e todas são composições próprias. (Site da Banda)

Com eles, estava a jovem assessora, Teka Corrêa, quem enviou-me mais informações.

Ao testemunhar o simples fato de estarem ao sol, expondo seu trabalho, num som gostoso de ouvir, e sem agredir os ouvidos de quem por ali passou, destaco o esforço desses meninos no Blog, para que sirva de exemplo a outros talentos, e para que também tenham a coragem de se exporem em praça pública, sem medo de ser feliz, e mostrar o que de bom e melhor sabem fazer no campo da arte e da música.

O endereço do You Tube, mostra, em parte, como foi o 1º Encontro de Guitarristas realizado em Lages, no Teatro do SESC:

https://www.youtube.com/watch?v=BGm42167e_4

Está aí. É o que pude reunir de informações sobre o grupo.Meus parabéns pelo trabalho e o desejo de muito sucesso!

Lages é SC em Rodeio Nacional no Mato Grosso

De 19 a 23 de julho, em Querência (MT) acontece o 18º Rodeio Nacional de Campeões, entre outros eventos paralelos que valorizam a tradição gaúcha, como o Fenart e os Jogos Tradicionalistas.

Entre os laçadores campeões, o meu sobrinho, Guilherme Figueiredo

De Lages, campeões estaduais estão prontos e já estão a caminho para o desafio em busca do título nacional. A equipe é composta por seis laçadores e um ginete. Eles representam Santa Catarina no evento.

Compõem a equipe: Guilherme Otacílio Figueiredo, Junior Cordova, Manuella Vieira, Natan Pereira, Polini Pietro Pereira, Natacha de Liz e o ginete Hiago Henquemier.

Festival Internacional Música na Serra

Vem aí, de 16 a 22 de julho, em Lages, a quinta edição do Festival Internacional Música na Serra (FIMS). O evento trás artistas renomados internacionalmente que se apresentarão em concertos noturnos diariamente, a partir das 20 horas, no Teatro Marajoara. A entrada é gratuita.

O principal objetivo do FIMS é promover internacionalmente a Cultura na Serra Catarinense, descentralizando-a através de concertos que estariam disponíveis somente nas grandes metrópoles do país e do exterior. O Festival possibilita a estudantes da região a oportunidade de aperfeiçoarem-se com professores de renome nacional e internacional.

O evento que faz parte do Serra Catarina Festival de Inverno, aproveita para divulgar todos os atrativos turísticos da Serra Catarinense, ainda mais que o evento acontece na época em que a nossa belíssima região encanta os turistas pela possibilidade de temperatura abaixo de zero e neve.

Um destaque para esse ano é que a dança vai invadir o FIMS, que contará com apresentações artísticas além, de oficinas de dança aos alunos inscritos.

Já no domingo (16), tem o concerto de abertura – “Felipe Coelho Trio” – “Hora Certa”

1º Troféu Aromas e Sabores da Serra Catarinense

A colega Cris Menegon envia informações sobre o 1º Festival de Aromas e Sabores, as quais, compartilho com vocês. O evento acontece de 12 a 14 de agosto no Clube Caça e Tiro, em Lages.

Segundo ela, o Festival irá contar com expositores de cerveja artesanal, vinhos de altitude, cachaças, embutidos, comidas de boteco, tudo com muita alegria, música e bom bate-papo entre amigos.

No dia 14, haverá homenagens pela primeira vez na região serrana para 40 empresas, entre pousadas, restaurantes, panificadoras que se destacaram pelo atendimento, estrutura, empreendedorismo, qualidade e gastronomia, com o apoio do CONSERRA.

Antes das homenagens haverá um bate papo com o Presidente da Associação dos Vinhos de Altitude GUILHERME GRANDO, e a presença do Empresário e Chef JAIME BARCELOS do Restaurante OSTRADAMUS (Florianópolis), que já participou de inúmeros programas de culinária na TV.

É isso aí Cris. Trata-se de uma novidade e que, com certeza, irá se tornar mais uma grande opção para o turismo de eventos na Serra Catarinense. Lembro ainda que o evento também faz parte da programação do Festival de Inverno.

https://www.facebook.com/festivalaromasesaboresdaserracatarinense

Marzio Lenzi no Sexta Blues

No próximo dia 07 em Lages acontece a reedição da festa que fez bastante sucesso nos anos 90, a Sexta Blues.

Os amantes do Blues e do Jazz terão a oportunidade de ouvir o músico lageano Marzio Lenzi tocando músicas que estarão em seu novo disco com previsão de lançamento para setembro, acompanhado de Marcelo Menegotto na Bateria e Fabiano Melo no Baixo.

Quem fará a abertura do show é o jovem talentoso Vinícius Teodoro fazendo seu tributo a Bob Dylan.

O show será no FatBoo Studios, na Rua Walmor Ribeiro 698, a partir das 20 horas com ingressos a R$ 10,00.

Página 1 de 43