Categoria: Cultura (Página 1 de 33)

Festa do Pinhão terá passeio histórico como atração

No dia 17 de junho, penúltimo dia da 29ª Festa Nacional do Pinhão, uma atração promete evidenciar a história e cultura da cidade.

Trata-se de três passeios históricos com o objetivo de reviver fatos do município baseado na obra do lageano Licurgo Costa, “O Continente das Lagens”. Os horários disponíveis serão: às 10h, 13h30 e 15h30, com duração de 40 minutos cada, todos gratuitos. A saída será sempre do Recanto do Pinhão.

Em atividade desde 2010, a Sociedade Histórica Destherrense (SHD) tem um objetivo: levar as pessoas a se apaixonarem pela sua própria história. O grupo de pesquisas, coordenado por um núcleo de historiadores, se dedica à reconstrução histórica e prática que consiste em pesquisar e reconstituir os aspectos da vida em outras épocas.

Foto: Divulgação

Divulgando a Festa do Pinhão na Capital

A realeza da 29ª Festa Nacional do Pinhão passou a terça-feira (23) em Florianópolis divulgando o evento. Esteve em rádios e televisões.

Na divulgação o acompanhamento dos deputados lageanos Coruja e Gabriel

À tarde a visita foi na Assembleia Legislativa para convidar os deputados e a população para o evento, que começa no dia 9 de junho.

A sessão ordinária foi interrompida por 10 minutos para que a comitiva fizesse o convite, transmitido ao vivo pela TVAL e pela rádio digital Alesc.

O deputado Gabriel Ribeiro, que propôs a utilização do espaço pela rainha Kátia Martins e pelas princesas Laura Koech e Jéssica Quinato, destacou algumas atrações da Festa, tanto do palco principal quanto dos eventos paralelos, como as Sapecadas da Serra e da Canção Nativa.

Informações e foto: Tarcísio Poglia

Partiu Pedras Brancas

Um sábado encardido este, com o céu nublado. Mas, que nada. Neste dia, um encontro especial com a imprensa nos aguarda, no Hotel Fazenda Pedras Brancas.

Na programação muitas atividades junto ao Adventure Park, e uma cavalgada. Por isso a foto acima, no cabeçalho, em que a imprensa teve já oportunidade de confraternizar e cavalgar.

Um costelão aguarda os colegas de imprensa para o almoço, oferecido pela Relojoaria Pedrinho e pela Coopertropas.

Até mesmo a realeza da Festa do Pinhão vai estar presente. Assim, partiu então até o Hotel Fazenda de Pedras Brancas. Mais tarde, a gente registra como foi este dia.

Realeza cumpre roteiro na região

A realeza da 29ª Festa Nacional do Pinhão, representada pela Rainha Kátia Martins e as princesas Jéssica Quinatto e Laura Koech, realizou uma pequena turnê na quarta-feira (17) por algumas cidades da região do Vale dos Lagos.

A proposta foi uma retribuição para as comunidades de cidades vizinhas que também incluem a Festa Nacional do Pinhão como roteiro turístico. Os municípios visitados foram Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto.

Marcelo Pakinha

Arte chega aos bairros pelo Projeto Lages

A arte começa a chegar nos bairros através do projeto Lages Melhor que será lançado nesta quinta-feira (18), na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica.Somente neste núcleo as aulas serão de balé, street dance, coral e violão. Para o lançamento desta quinta-feira, às 19 horas, a Escola de Artes programa apresentação de uma aula rápida de balé e street dance, com os professores Kelvin Roger, Maria Eduarda e Philipe Faria. O prefeito Antonio Ceron sempre tem dito que gostaria de proporcionar atividades culturais para crianças e adolescentes diretamente nos bairros, criando oportunidades para que as crianças possam desenvolver e expressar suas habilidades, independentemente da condição social ou financeira da família.

Parceria com Associações

Na área da cultura, a parceria com as associações de moradores e outras entidades será fundamental. Isso porque os locais dos cursos e a organização das turmas serão de responsabilidade das entidades parceiras.As aulas serão ministradas pelos instrutores habilitados pelo edital de credenciamento da Fundação Cultural de Lages. Nessa primeira fase o Programa Lages Melhor contempla os bairros Habitação, Santa Mônica, São Francisco, São Paulo e Vila Maria.

Fotos: Fabrício Furtado

Abertura da 15ª Semana de Museus

Tive a satisfação de acompanhar o ato de abertura da 15ª Semana de Museus, em Lages, na tarde desta segunda-feira (15).Primeiramente quero parabenizar todo o esforço dos coordenadores, para demonstrar, não somente à cidade, mas a todo o Estado, o que todos os museus da cidade podem contar o que a história construiu nos tempos idos.

Nesse caso, importante lembrar que de 15 a 20 de maio, Lages incorpora a Semana de Museus, assim como em todo o país, e ressalta a importância dos museus para o registro da memória da história e o envolvimento com as pessoas.O teatrólogo Ader Godoy, no papel de Pedro Gaudêncio, e Paulinho Guasseli, como instrumentista, recepcionaram o público, nesta segunda-feira (15), no hall de recepção da Fundação Cultural de Lages (FCL).

O personagem contou aos convidados a história de Lages e suas memórias que agora ficam registradas através dos museus da cidade: o Museu Thiago de Castro, Malinverni Filho, Memorial Nereu Ramos, Museu Ferroviário e Memorial Reche.

Visita guiada

Após o cerimonial, os convidados foram guiados ao Museu Thiago de Castro. Lá, o grupo teve a experiência da visita guiada ao museu, roteiro esse que os organizadores esperam que a cada sessão, mais de setenta pessoas sejam atendidas.A programação completa da 15ª Semana de Museus está disponível no site  cultura.lages.sc.gov.br

(Fotos: Marcelo Pakinha)

Criatividade: livros colocados numa geladeira

Uma geladeira recheada de livros foi instalada no hall de entrada do prédio da Administração do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, nesta quinta-feira, 11.A “geladeiroteca” ficará à disposição da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que poderá trocar e levar livros para casa, além de abastecê-la com doações de exemplares novos ou usados.

A iniciativa partiu de um grupo de servidores, que desejava colocar livros à disposição da comunidade. O projeto teve apoio da Associação Lageana de Escritores (ALE).Cerca de 50 exemplares estão disponíveis e a intenção é que o fluxo de trocas e doações faça aumentar o número de livros do projeto. Esta é a segunda geladeiroteca instalada em Lages, com o apoio da ALE. A primeira foi colocada na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

15ª Semana de Museus

De 15 a 20 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, por exemplo. Em Lages, as atividades terão a temática teatral com formas diversificadas de executar as visitas guiadas.

Com uma programação que inicia na segunda-feira (15), a partir das 13h30 na Fundação Cultural de Lages (FCL) com a abertura oficial para imprensa e autoridades, a Semana de Museus se estende até o dia 20 com ações nos Museus Thiago de Castro, Malinverni Filho, Casa de Memória Alceu Reche, Museu Ferroviário e o Memorial Nereu Ramos.Nesta quinta-feira (11), a realeza da 29ª Festa Nacional do Pinhão iniciou a fase estudos sobre Lages com uma aula sobre o Presidente Nereu Ramos no memorial que leva o seu nome. Elas irão auxiliar na visita guiada especial da Semana de Museus.

Informações e Foto: Fabrício Furtado

Realeza da Festa do Pinhão visita o Legislativo

As soberanas da 29ª festa do Pinhão, Rainha Kátia Martins, as princesas Jéssica Quinatto e Laura Koech, estiveram na sessão da noite de terça-feira (9), da Câmara de Vereadores. Elas estiveram no Legislativo, acompanhadas do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi.Na ocasião, convidaram os vereadores para prestigiarem o evento deste ano que acontecerá de 9 a 18 de junho, no Parque Conta Dinheiro.

(Fotos: Nilton Wolff)

Página 1 de 33