Categoria: Geral (Página 1 de 946)

Órion Parque representado em Genebra

A Coordenadora do Gênesis – Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual do Órion Parque Tecnológico, Suelen Carls, está na cidade de Genebra– Suíça, participando do 14º Colóquio para Professores de Propriedade Intelectual de Países em Desenvolvimento e Países com Economias em Transição, sendo a única representante brasileira no evento.

A pesquisadora, natural de Blumenau, Alto Vale do Itajaí, foi escolhida entre 20 pesquisadores para representar o país no Colóquio.

Suelen Carls é coordenadora do Gênesis – Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual do Órion Parque tecnológico

(Foto: Equipe Órion)

Segue a manutenção dos túmulos

Em Lages, os trabalhos de restauração dos 54 túmulos do cemitério Cruz das Almas, que foram depredados há cerca de duas semanas, está em andamento. Esta que foi considerada a maior depredação em cemitérios, do Brasil.

A expectativa é de que dentro de aproximadamente dez dias estejam concluídos, entregando os jazigos como eram antes do ato criminoso.

Vale dizer que a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, irá custear as despesas com a recuperação, ou seja, sem nenhum ônus para os familiares.

Muito embora, algumas famílias se prontificaram a colaborar com a reposição de alguns materiais, como vidraças e acessórios.

Por fim, sobre o ato de vandalismo, já se tem informações sobre um dos responsáveis estando sob investigação da Polícia Civil de Lages.

Fotos: Carlos Alberto Becker

A Justiça Eleitoral de Lages está fazendo o Cadastramento Biométrico. Nesta segunda-feira (26), à tarde, fiz o meu.

Segui a orientação de fazer o cadastramento o quanto antes e evitar problemas futuramente.

Através do agendamento via internet, pelo link: http://bit.ly/AgendaTRESC, o atendimento foi exatamente no horário marcado, e bastante rápido, sem contar com o bom atendimento do pessoal que atende os eleitores.

Parabéns pela eficiência e a atenção dada a quem está, desde já, procurando se regularizar com o novo sistema eleitoral em Lages.

Lages tem Decreto de emergência reconhecido

O prefeito Antonio Ceron assinou o decreto de Situação de Emergência no dia 1º de junho, documento homologado há cerca de 15 dias pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, com devida publicação no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).

Já na sexta-feira (23), ocorreu o esperado reconhecimento do decreto em âmbito nacional, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.), através da portaria número 82, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Ministério da Integração Nacional.

Assim  fica reconhecida a situação de emergência nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre (Fide).

Lages aparece na tabela junto a 21 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Lages e Abdon Batista são as duas cidades catarinenses referidas neste documento, em que constam, ainda, municípios gaúchos, paranaenses, paulistas, baianos, pernambucanos, do Mato Grosso do Sul e do Amazonas.

Fotos: Carlos Alberto Becker e Marcelo Pakinha

 

Assistência Social e Habitação muda de endereço

A estrutura da Secretaria de Assistência Social e Habitação começa nesta terça-feira a mudança para o novo endereço. Será instalada na nova sede localizada na Praça da Catedral (João Ribeiro), ao lado da Escola de Artes.

A mudança será de forma gradativa, iniciando pelas diretorias de Proteção Básica, Média e Alta. A previsão é que se consiga fazer toda a mudança em até 15 dias.

Até que ocorra a mudança completa, a estrutura administrativa, pessoal e a Central de Cadastro Único dos programas sociais do governo federal (CadÚnico/Bolsa-Família) continuarão funcionando na atual sede, localizada atrás do Mercado Público Municipal.

Foto: Marcelo Pakinha

Regras para desvio na SC 114

Até não sei se seria necessária a coletiva à imprensa, nesta terça-feira (27), para informar sobre os detalhes e regras do desvio a ser aberto a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, na SC-114, por conta das obras de reconstrução da rodovia em concreto armado no trecho de 36 quilômetros entre Otacílio Costa e a BR-282, em Lages.

A complexa obra obriga a criação de desvio

De qualquer maneira, a imprensa está sendo esperada, às 14h, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, vão fazer os devidos esclarecimentos.

Projeto Colheita Feliz

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca lança, nesta terça-feira (27), o Projeto Colheita Feliz. Será a partir das 9h30, no Vila Esperança, bairro Guarujá, em área anexa à Cozinha Comunitária.

O lançamento deste projeto estava antes programado para o dia 26 de maio, mas foi cancelado na ocasião por causa da enchente.

Com o período de muita chuva, os canteiros da horta comunitária do Vila Esperança tiveram de ser replantados, devido ao apodrecimento das raízes. O projeto prevê também o cultivo de hortas escolares e caseiras.

Queijo artesanal reconhecido

Aos poucos o esforço para ampliar o reconhecimento a respeito do Queijo Artesanal Serrano, começa a ser concretizado.

A primeira colocação no 2º Concurso de Boas Práticas em Agricultura Familiar, realizado durante a Conferência da Agricultura Familiar, em Olmué, no Chile, na última quinta, 22, comprova que está valendo a pena investir no projeto.

O projeto, inscrito na categoria “associativismo para crescer” participou com outras 22 concorrentes. Na ocasião, a Epagri relatou a experiência na capacitação e organização dos produtores ligados à Associação de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense, que desencadeou o processo de obtenção de Indicação Geográfica (IG) para o produto.

Ao todo, o concurso contou com 100 trabalhos candidatos divididos em quatro categorias. Das experiências enviadas pelo Brasil, apenas três foram premiadas, todas de empresas públicas de extensão rural.

Participaram da disputa países que compõem o Mercosul, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador.

A expectativa da Epagri é de que até o fim deste ano o queijo artesanal serrano já conte com sua IG, o que vai expandir a visibilidade e a comercialização do produto, além de garantir que sejam mantidas as práticas tradicionais de confecção.

Informações e foto: Pablo Gomes – Jornalista

Página 1 de 946