Categoria: Política (Página 1 de 150)

Dinâmica de Marin aproxima Câmaras

O vereador de Lages e presidente da União de Vereadores da Serra Catarinense está mostrando destreza ao conseguir reunir seguidamente presidentes de Câmaras.

Exemplo disso ocorreu na noite desta quinta-feira (21), na Associação dos Letti, para a discutir inúmeros encaminhamentos.

Entre eles, a proposta de construir uma sede própria, tratar de eventos em comemoração ao Dia do Vereador, e também planejar cursos e palestras para ampliar o leque de informações e conhecimentos, com objetivo de qualificar os vereadores.

Além disso, foram discutidos temas que defendam os interesses da classe e desenvolver maneiras que possam entrosar todas as Câmaras de abrangência da entidade.

Marin não mede esforços para ampliar a atuação da entidade, justamente em meio à crise política que o país atravessa. Para Marin, há necessidade de tratar alternativas práticas que possam melhorar a imagem da classe.

O dirigente promete  buscar recursos no Governo do Estado e até mesmo em Brasília, para consolidar os projetos.

Foto: Divulgação

Pedido pela volta da Festa do Lambari

O retorno da Festa do Lambari na localidade de Salto Caveiras em Lages, como forma incentivar o turismo e o comércio local, é o pedido feito pela Câmara à Prefeitura através de moção legislativa.

A proposição do vereador Ivanildo Pereira (PR), foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira (18, e também assinada pelos edis Bruno Hartmann (PSDB), David Moro (PMDB), Jair Junior (PSD), João Chagas (PSC), José Amarildo Farias (PT), Lucas Neves (PP), Luiz Marin (PP), Osni Freitas (PDT), Pedro Figueiredo (PSD) e Vone Scheuermann (PMDB).

Realizada no Salto Caveiras, em parceria com a Prefeitura Municipal, e a associação de moradores do local, a Festa do Lambari contou com 15 edições.

O documento foi  enviado ao prefeito Antonio Ceron (PSD), ao secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza, e ao superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi.

(Informações e foto: Ascom Câmara de Vereadores)

Gabriel rebate a oposição

Dois estudos nacionais que põem Santa Catarina em destaque serviram de combustível para o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) ir à tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira, 20, e responder as críticas que o Governo do Estado vem recebendo da oposição, especialmente na área de saúde.

A defesa mobilizou ainda os deputados correligionários Jean Kuhlmann, Darci de Matos e Ismael dos Santos.

O primeiro estudo é do Centro de Liderança Pública, que criou o Ranking de Competitividade dos Estados, que classificou os 26 estados e o Distrito Federal. Considerada a pesquisa mais completa do gênero no país, o estudo mostra a evolução de SC de sétimo lugar em 2011 para o segundo posto no ano passado.

Gabriel Ribeiro enfatizou que duas áreas cruciais estão fazendo o Estado evoluir no ranking: segurança pública e infraestrutura, que têm pesos altos, e sem perder pontuação em campos como sustentabilidade social, também relevante.

 Além disso, SC deu saltos nos quesitos de solidez fiscal e potencial de mercado por ter sofrido menos com a crise nacional do que a média das demais unidades da Federação. Este estudo conferiu a Santa Catarina um prêmio, recebido pelo governador Raimundo Colombo nesta quarta-feira, em São Paulo.

O outro ranking mostrado pelo deputado Gabriel Ribeiro foi o chamado índice Marcoplan, que retrata a qualidade de vida no país. Neste, SC está em segundo lugar, atrás de São Paulo.

 Por este estudo, o Estado lidera os itens Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Saúde, e fica bem posicionado nos demais quesitos: Segurança, Institucional, Educação e Juventude.

(Informações e foto: Tarcísio Poglia)

Colegiado de Ceron: grupo em sintonia

Não sei de onde partem as suposições de que o prefeito Antonio Ceron estaria por mexer no secretariado. Não há sentido.

Sabe-se que o primeiro ano, normalmente, em uma nova gestão, trabalha-se muito na organização da casa, e é exatamente o que fazem também os Secretários.

Sendo assim, ajustam as coisas. E depois?  Se substitui por outro para recomeçar tudo de novo, com filosofia de trabalho diferente? Não né.

A sintonia do grupo do colegiado é grande. Dentro dele há diálogo e sinceridade.

Vereadores se inteiram sobre licitação de funerárias

Em reunião na tarde desta terça-feira (19) alguns vereadores tiveram  esclarecimentos sobre o edital que determina a concessão de serviços funerários no município de Lages.

A reunião, organizada pela presidente do Legislativo Lageano, Aida Hoffer (PSD), contou com a presença dos procuradores Agnelo Sandini Miranda e Nelson Althoff, e o assessor jurídico da Prefeitura, Vinicius Brandalise.

Eles responderam a todos os questionamentos e tiraram algumas dúvidas dos parlamentares acerca do processo licitatório.

A licitação

A licitação está prevista para acontecer no dia 5 de outubro. Conforme o procurador Agnelo Miranda, o município está atendendo a um processo legal que vem se arrastando por 14 anos.

O edital atende a determinação do Ministério Público.  A regularização dos serviços serão conforme determina a legislação.

Por Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Lages

Prefeito de Chapecó quer um governador colono

Ao promover a Efapi 2017, em Florianópolis, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon falou de uma nova perspectiva para as eleições ano que vem. Ou seja, disse que Santa Catarina precisa mesmo é de um governador com jeito de colono, com a cara do Oeste.

A referência do prefeito recai, na verdade, ao deputado estadual Gelson Merisio, hoje pré-candidato ao Governo do Estado, pelo PSD.

Aliás, rumores pelos lados de Chapecó, dão conta de que Buligon poderia ser um nome a integrar alguma majoritária no pleito de 2018. Para ele, só mesmo só especulações para desestabilizar a candidatura de Merisio, para o qual, se considera cabo eleitoral.

Seja como for, como um colono, Merisio segue no esforço para aglutinar forças em prol do seu nome em todo o território catarinense.

(Foto: Divulgação)

Violência contra professores em discussão

O Poder Legislativo Lageano promove nesta quarta-feira (20) uma audiência pública que terá como tema  a discussão sobre o combate à violência contra os profissionais da área da educação de Lages.

Proposta pela presidente da Câmara, Aida Hoffer (PSD), e aprovada por unanimidade entre os vereadores, a reunião acontece no Plenário Nereu Ramos, a partir das 19h.

Gestores da educação tanto do estado como do município, além de professores, devem participar da discussão.

Saúde SC: lista de espera via internet

Em breve Santa Catarina terá via internet, a divulgação da lista de espera de pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias da rede pública de saúde.

A medida será colocada em prática pelo Governo do Estado em cumprimento à Lei  17.066 de 2017, aprovada pelos deputados no final do ano passado.

O anúncio da regulamentação da Lei foi realizado nesta terça-feira (19), na Tribuna da Assembleia Legislativa.

(Foto: Ascom Alesc)

Página 1 de 150