Categoria: Saúde (Página 1 de 21)

Campanha na camisa e no coração

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também aderiram à campanha “Setembro Verde”, como forma de chamar atenção para o câncer colorretal, também conhecido com câncer de intestino.

Durante o expediente todos usam uma camiseta com estampa questionando se você conhece sabia que é possível prevenir o câncer de intestino? Além disso, os funcionários distribuem ao público panfletos com todas as informações.

O objetivo é oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino, e, principalmente as formas de prevenção, além de orientar a população para a existência da doença e a necessidade da realização de exames preventivos.

Foto: Carlos Alberto Becker

Debate sobre o câncer de intestino

Um assunto que passou quase despercebido, mas de grande importância. Por isso resgato. Trata-se da discussão feita na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (14), sobre o câncer colorretal, também conhecido com câncer de intestino. A proposição foi da vereadora Aida Hoffer (PSD).

Conforme informações, é segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens, responsável por 15.4 mil mortes somente em 2013, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O objetivo da discussão foi informar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção contra esta doença, e que contou  com a presença de autoridades e médicos especialistas.

O evento na Câmara também serviu para apresentar a campanha intitulada “Setembro Verde”.

Tereza Ramos, Fábio Brumm, e do médico dermatologista, Décio Ribeiro. Os estudantes de medicina da Universidade do Planalto Catarinense, médicos e a comunidade em geral também prestigiaram a reunião.

Tentativa de alertar

Durante todo o mês de setembro, várias entidades do estado estão engajadas na tentativa de alertar a população sobre a necessidade de prevenção do câncer colorretal.

Inclusive, o Largo da Catedral e o Morro da Cruz estão iluminados de verde para reforçar o alerta da campanha.

(Informações e fotos: Ascom Câmara de Vereadores)

Campanha Outubro Rosa do Núcleo da Mulher

A prevenção e o combate ao câncer de mama é o mote da campanha Outubro Rosa realizada anualmente pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIL.

A campanha tem por objetivo ajudar uma entidade que auxilie o paciente ou sua família durante o tratamento.

Para a edição deste ano, a entidade escolhida foi a Casa de Apoio Colibri, que oferece apoio e assistência às pessoas que necessitam de tratamento quimioterápico e hemodiálise e não dispõem de recursos financeiros para cobrir suas despesas e de seus respectivos acompanhantes, durante o tratamento em Lages.

O objetivo é arrecadar valores suficientes para que a Casa de Apoio Colibri consiga trocar seu atual veículo por um utilitário que atenda de uma maneira melhor as suas necessidades.

Falando da campanha de vacinação

Nunca é demais reforçar a necessidade das vacinas. Pois, Lages também participa da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização.

O objetivo é estimular pais de crianças e adolescentes menores de 15 anos a atualizar a carteirinha de vacinação

A vacinação começou nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro. Além das vacinas de rotina, o objetivo da campanha é resgatar os não vacinados e completar esquemas de vacinação, para atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário de Nacional de Vacinação.

Foto: Marcelo Pakinha

Primeiro Mamaterna orienta futuras mamães

É sabido que amamentar é preparar para a vida, determinando muitas vezes como será a saúde deste pequeno ser, desde seu primeiro choro que começa aqui fora. Um ato de amor incondicional, mas que também pode ser carregado de dúvidas, inseguranças e dificuldades, principalmente para as mamães de primeira viagem.

Com objetivo de tornar este momento mais confortável e agradável para elas, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na tarde desta quinta-feira (31), a primeira edição do “Mamaterna Lages”, evento que celebra a passagem do “Agosto Dourado”, que marca a Campanha Nacional de Amamentação deste ano.

O encontro foi realizado em um dos cartões postais da cidade, o Parque Jonas Ramos – Tanque, com a participação de diversas mães, que compareceram com seus pequenos, e gestantes, com distintas idades gestacionais.

As mães e futuras mamães também aprenderam como utilizar o sling, uma versão moderna dos antigos carregadores de bebês utilizados há séculos por diversas culturas, em que tecidos entrelaçados permitem carregar o bebê próximo ao corpo em várias posições.

Fotos: Carlos Becker

Lages terá Unidade referencial para tratar o AVC

Falta apenas um empurrãozinho, e que pode vir do meio político, para que Lages tenha o funcionamento de uma Unidade para atendimento exclusivo de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Instalada no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, aparelhada e com equipe treinada, a Unidades espera apenas autorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC).

O prefeito Antonio Ceron, juntamente com o secretário da ADR/Lages, João Alberto Duarte, prometeu fazer os contatos para dar celeridade ao processo.

A Unidade

O médico Marcelo Conrad, explicou que Lages deverá se tornar referência neste serviço. Esta Unidade conta com 12 leitos, enquanto que Joinville, por exemplo, tem apenas nove.

Conforme disse ainda, a preocupação em iniciar os atendimentos o quanto antes se deve ao alto índice de casos registrados somente em Lages, ou seja, em média 45 por mês.

 Com a Unidade em funcionamento, irá, inclusive, desafogar o setor de emergência que recebe rotineiramente todos os tipos de traumas.

Em caso de AVCs, os pacientes serão conduzidos ao atendimento especializado, sem precisar aguardar em fila, e com grandes chances de uma completa recuperação, desde que a pessoa seja atendida em menos de 4 horas e meia.

A reunião com o prefeito Antonio Ceron foi intermediada pela vereadora Aida Hoffer (PSD) e pelo vereador Maurício Batalha (PPS).

Fotos: Greik Pacheco

Campanha de doação de medula

Há quatro anos Kevin Maciel promove campanhas para ajudar quem tem leucemia. Nascido nos EUA, o garoto de 17 anos é filho dos lageanos, Marcione e Clóvis Rocha Maciel, o ex-jogador de futsal, “Covinha”.

O garoto foi considerado em 2015 como “Herói do ano”, sobrevivente à leucemia. “Pedimos que as pessoas compareçam ao Hemosc e façam a doação de medula”, diz Kevin.

Por isso, faz parte como voluntário da Leukemia e Lymphoma Society, uma instituição que trabalha para contribuir com os doentes de leucemia.

Kevin trouxe essa campanha para o Brasil e já visitou o Hospital de Curitiba, Pequeno Príncipe, o Hospital Joana de Gusmão de Florianópolis e esteve visitando o HISB – Hospital Infantil Seara do Bem em Lages, difundindo a “Campanha: Juntos podemos salvar vidas”.

Na internet, Kevin tem uma página ligada a associação que arrecada em forma de campanha para ajudar nas pesquisas e combater a doença.

Ele tem o apoio dos pais, que incentivados pela alegria da cura do filho, estão motivando-o como voluntário para que continue atuando em campanhas de combate e prevenção.

O apelo da família é para que a população vá até ao HEMOSC e faça sua doação e faça parte do Cadastro Nacional da Medula Óssea e ajude salvar vidas.

Em um ano, 2,3 mil pessoas morrem à espera de um transplante no país, dado, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Há hoje 31.881 pacientes na lista de espera em todo o Brasil.

Faça sua doação: HEMOSC / LAGES, Rua: Felipe Schmidt, Centro – Lages SC – CEP: 88501-103.

Fechamento temporário do Espaço Pequeno Cidadão

O Balcão Cidadão informa que o espaço do Programa Pequeno Cidadão, situado dentro do Hospital Tereza Ramos, estará fechado durante 30 dias (desde segunda-feira, dia 21), devido à reforma pela qual alguns setores do hospital estão passando neste período.

O Pequeno Cidadão é o local onde são providenciados os primeiros documentos da criança recém-nascida.

Enquanto os serviços transcorrem interrompidos, os pais devem se dirigir até a sede do Balcão Cidadão, na Rua Zeca Neves, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo, onde será encaminhada a expedição da carteira de identidade e Cadastro de Pessoas Física (CPF) do bebê. O Balcão Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar no intervalo de almoço.

Foto: Carlos Alberto Becker

Página 1 de 21