Categoria: Saúde (Página 1 de 23)

Moção de repúdio ao Secretário da Saúde

A declaração, realmente infeliz do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, a respeito dos exames de mamografia no Hospital Tereza Ramos, em Lages, repercutiu mais do que se esperava.

O  vereador Lucas Neves (PP) está colhendo assinaturas dos demais vereadores para apresentar  uma moção de repúdio na sessão da próxima semana.

É por aí. Como vereador e representante da população lageana, não pode aceitar que se faça uma declaração totalmente descabida para um homem da posição do Secretário.

Quero crer que haja unanimidade entre os vereadores, e assinem a moção. Aliás, depois dessa não vejo nem motivo para Caropreso vir a Lages novamente. Nada justifica a asneira que falou para todo o Estado ver.

Caropreso: “mamografia não é urgência”

Há quem diga que o secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso não gosta de Lages, e passo a crer nisso, a partir da declaração dele a respeito do equipamento estragado no Hospital Tereza Ramos, que digitaliza as imagens de exames de mamografia e raio-x. Os serviços estão suspensos deste outubro e não têm data para serem retomados.

Conforme disse em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, “Mamografia não é urgência. Alguns outros exames, às vezes, são, como tomografia. Nós vamos priorizar sempre os aparelhos que forem realizar exames de mais urgência, mas não deixa de ser preocupação para nós”, comentou.

Apenas exames de casos de emergência e de pacientes já internados no hospital estão sendo realizados e revelados pelo Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, outra unidade de saúde de Lages.

Informações de bastidores dão conta também que o Secretário deverá deixar o Governo ainda neste mês de novembro, e ninguém irá lamentar.

Tecnologia da internet no auxílio a pacientes

A partir de agora os pacientes que esperam na fila por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos na rede pública de saúde, tanto municipais quanto estadual vão poder se utilizar da tecnologia pioneira, via internet. O autor do projeto, é o deputado Antonio Aguiar.

Foto: Robson Valver / SES

O projeto está sendo muito comemorado. É como um sonho sendo realizado, pois, está agora entrando em operação uma lei diferenciada. Há 471 mil pessoas aguardando por algum procedimento.

Há muitas pessoas envolvidas e comprometidas com a saúde pública de qualidade para que cada paciente seja atendido pela sua condição clínica ou cronológica, disseram as autoridades do setor, durante o lançamento do projeto.

A publicização das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina na internet cumpre o Decreto nº 1.168, de 29/05/2017, que regulamenta a Lei estadual nº 17.066/2017, de 11/01/2017.

O serviço lançado nesta terça-feira (14), pode ser acessado pelo site da Secretaria (saude.sc.gov.br ) ou direto pelo link listadeespera.saude.sc.gov.br.

Nova ala do HTR quase pronta

Nova ala do Hospital Tereza Ramos está quase pronta. Os imobiliários e parte dos equipamentos já foram licitados. Hoje, mais de 100 pessoas seguem trabalhando na obra, o que favorece estimar o mês de março de 2018 para ser inaugurada.

O mercado de trabalho deverá movimentar. Serão contratados  cerca de 900 servidores. Só não se sabe ainda como o processo de DRH será feito. Também não se sabe ainda qual será o modelo de gestão. Mas, tudo deverá ser definido via Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta quinta-feira (9), conversei com a diretora do HTR, Beatriz Montemezzo. Senti firmeza. Revelou até mesmo que, neste dia 16 de novembro será aberta a licitação para a construção da passarela que irá interligar as duas alas. Segundo ela, a população merece um atendimento de qualidade.

Outra boa nova é a de que o Hospital passará a contar com o serviço de cardiologia, e assim, terminar com as viagens até a cidade de Rio do Sul, para atendimento.

Por fim, para acabar com os problemas nos equipamentos, há pelo menos dois anos, ela pede a contratação de manutenção preventiva dos aparelhos. Pois, se trabalha em função do tempo, o que é fundamental para um diagnóstico e o respectivo tratamento dos pacientes.

Câmara abre a campanha Novembro Azul

A abertura oficial em Lages da campanha Novembro Azul aconteceu nesta segunda-feira (6) no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores.

A mensagem principal foi para os homens acima dos 50 anos de idade, pois é nessa faixa etária que a doença tem sua maior incidência, sendo importante a realização de exames preventivos anuais.

A intenção é promover uma reflexão sobre o tema e estimular o público masculino a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente.

Alerta dos médicos

Durante o evento, os médicos especialistas trouxeram dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicando que o Brasil terá em 2017 pelo menos 61.200 novos casos de câncer de próstata.

(Informações foto: Ascom Câmara de Vereadores de Lages)

Boletim médico do Governador

O primeiro boletim médico do dia, sobre a saúde do governador Raimundo Colombo, diz que ele segue em recuperação da diverticulite.

De acordo com o médico Felipe Simão, Colombo passou muito bem a noite passada e a madrugada de hoje e a alta está confirmada para esta terça-feira, 31..

Não existe um horário definido, conforme o médico que atende o governador no Hospital Baía Sul desde a noite do último sábado.

Boa evolução do tratamento ao Governador

A situação de saúde do governador Raimundo Colombo está estável, com uma boa evolução no tratamento, garantem os médicos Felipe Simão e Sérgio Marcondes Brincas, do Hospital Baía Sul, em Florianópolis.

A informação foi repassada em entrevista coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda-feira, 30. Colombo foi internado no sábado, 28, em razão de uma diverticulite, doença inflamatória intestinal.

O médico disse ainda que, ao chegar no hospital, Raimundo Colombo foi submetido a uma tomografia para verificar as causas da dor abdominal. Ele também fez exames de laboratórios para saber se houve comprometimento de algum outro órgão ou infecções, além de eletrocardiograma.

A participação do governador Colombo em atos oficiais está suspensa nos próximos dias. O secretariado fará a representação de Raimundo Colombo nas atividades de rotina do Governo do Estado.

Foto: James Tavares/Secom

Boletim sobre a saúde do governador

“O governador Raimundo Colombo está ótimo”. Essa foi a primeira reação dos médicos Felipe Simão e Janaína Schiavon, que examinaram Colombo na manhã desta segunda-feira (30),  no Hospital Baía Sul, onde se recupera de uma diverticulite.

“O quadro evoluiu bem, a dor aliviou e os sinais da diverticulite  regrediram bastante. Ainda existe um pouco de inflamação. Novos exames serão realizados nesta segunda e a alta segue prevista para esta terça-feira”.

Mas o que é Diverticulite?

Diverticulite é uma inflamação caracterizada principalmente por bolsas e quistos pequenos e salientes da parede interna do intestino (divertículos) que ficam inflamados ou infectados.

Página 1 de 23