Autor: Paulo Chagas (Página 1 de 1114)

Dia de Ação de Governo

Nesta segunda-feira, 29 de maio, em Lages, ocorre a terceira edição do “Dia de Ação de Governo”, um projeto criado pelo governador Raimundo Colombo.

Pois, neste dia, diferentes secretários de Estado e presidentes de órgãos do Governo visitam as sedes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) para conhecer obras, escolas, hospitais e outras instituições comunitárias.

Em Lages, o visitante desta segunda-feira será o secretário do Fundo Social, Celso Calcagnotto, cuja pasta é responsável pelo pagamento de centenas de obras em todo o Estado.

Acompanhado do secretário da ADR Lages, João Alberto Duarte, Calcagnotto visitará a partir das 9h a ampliação do Hospital Infantil Seara do Bem, a ampliação da Uniplac, a construção da nova Delegacia Regional da Polícia Civil e a restauração do Colégio Rosa.

(Informações e foto: Pablo Gomes)

Inter de Lages em segundo

Mesmo com a derrota sofrida no sábado à tarde (27), para o São Bernardo, pelo Grupo A16, do Brasileiro da Série D, nesta segunda rodada, o Inter ficou em boa colocação, como vice.

É que no outro jogo do Grupo, realizado neste domingo (28) entre Foz do Iguaçu e Novo Hamburgo, o resultado foi de 0 X 0.

Na classificação:

São Bernardo – 6 pontos

Inter de Lages – 3 pontos

Foz do Iguaçu – 1 ponto

Novo Hamburgo – 1 ponto.

Domingo à noite com relativa calma

O domingo está encerrando com relativa calma no atendimento às ocorrências de parte do pessoal da Defesa Civil de Lages. Porém, com a perspectiva de mais chuva, até a quarta-feira (31), há necessidade de que seja mantido o plano de contingência, ou seja, a organização e controle da situação de emergência visando minimizar qualquer fator negativo que possa ocorrer.

O monitoramento do rio Carahá ocorre de hora em hora.

À tarde, o prefeito Antonio Ceron acompanhou de perto algumas vistorias da Defesa Civil, inclusive, no interior.

Fones para qualquer emergência: 98406 4037 – 3222 9661 e 199.

Chuva castiga também SC

A chuva desse fim de semana deixou a população de algumas cidades catarinenses preocupada com o risco de deslizamentos e alagamentos. De sexta-feira, 26, até este domingo, 28, já houve registros de ocorrências em diversas regiões do Estado.

Rio das Antas. Fotos: Defesa Civil SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, através das coordenadorias Regionais da Defesa Civil, acompanha a situação nos municípios.

Em Lages

No município de Lages não é diferente. A chuva não dá trégua. Em vários bairros houve o registro de alagamentos, queda de muro, de árvores, de fiações elétricas, destelhamento, entre outros problemas.

A Defesa Civil tem feito um trabalho coeso deu atenção a todas as situações. Desde sexta, o registro de precipitação de chuva beira os 80 mm. Porém, está, por hora tudo sob controle.

Mas, o alerta está valendo

O alerta que em princípio vale para até às 17 horas deste domingo (28), se deve à preocupação com os movimentos de massa, ou seja, possíveis deslizamentos em solo encharcado. Nesse caso, a atenção recai a alguns bairros como o Beatriz, Morro Grande e Ipiranga e adjacências.

Além disso, há o perigo de refluxo com a retenção da água do rio Carahá, que poderá ocasionar inundações nas partes baixas da cidade, especialmente da ponte da Av. Dom Pedro em direção ao Caça e Tiro.

Prefeito atento

O prefeito Antonio Ceron, juntamente com o vice, Juliano Polese e o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, se reuniu com os técnicos da Defesa Civil na manhã deste domingo, para tomar pé de toda a situação.

Foi informado que a situação até agora está sob controle, e que, caso seja necessário, já estão prontos três abrigos emergenciais dotados de toda a estrutura, desde cozinhas e suporte de assistentes sociais.

Preocupação

Um dos motivos que gera preocupação é o acúmulo de chuva na região do município de Painel, que influencia em Lages.

O rio Carahá, por exemplo, já está transbordando em alguns pontos, e pode subir muito, como já está ocorrendo no bairro do Novo Milênio.

O problema é que, quando a água do Carahá fica parada e não escorre mais, é sinal de que a situação não vai ficar boa. Pode haver inundação.

Telefones da Defesa Civil: Plantão 98406 4037 – 3222 9661 e 199.

Fotos: Greik Pacheco e Defesa Civil

Inter de Lages: derrota em São Paulo

Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, não deu para o Inter de Lages, diante do São Bernardo, interior de São Paulo, neste sábado à tarde, dia 27 de maio. O time de Lages perdeu por 1 a 0.

Lance do gol do São Bernardo (Foto: São Bernardo/ divulgação)

Ouvindo o amigo Élcio José pela Rádio Clube, a informação é de que o Inter até jogou bem e não merecia a derrota.

No próximo domingo, 4 de junho, encara o Novo Hamburgo (RS), em Novo Hamburgo, às 16 horas, no Estádio do Vale.

Empossado o novo presidente da Uveres

A posse do novo presidente da União dos Vereadores da Serra Catarinense (Uveres), o vereador Luiz Marin (PP), de Lages, e também do presidente da Escola do Legislativo lageano, o vereador Lucas Neves, foi um evento de grande prestígio.

A solenidade aconteceu na noite desta sexta-feira (26), na sede de Pinheirinhos.

Personalidades do mundo político regional estiveram presentes, valorizando os nomes que passaram a figurar diretamente em cargos específicos, como na Uveres, e na Câmara de Vereadores de Lages.

Cerca de 200 pessoas, muitos vereadores e prefeitos vindos de municípios vizinhos, entre outras autoridades convidadas, desafiaram a noite chuvosa e marcaram presença. Muito diferente da maioria dos vereadores de Lages, que não compareceram num evento ligado diretamente a eles.

Entre as distintas presenças, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, o presidente da Amures, Luiz Carlos Xavier, o Secretário da ADR de Lages, João Alberto Duarte, o deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD), e a deputada federal Carmen Zanotto (PPS).

Luiz Marin, então presidente da Escola do Legislativo repassou o cargo ao jovem Lucas Neves, ambos do PP.

Por outro lado, o vereador de Ponte Alta, Giovani Antunes da Luz, empossou Luiz Marin na presidência da Uveres.

Após a solenidade, os convidados ouviram a história do jovem vereador (28) Pedro Assis Silvestre, o Pedrão, do PP, de Florianópolis, o mais votado da história de Santa Catarina, com 11 mil 197 votos.

Por fim, um jantar selou a noite memorável na vida política de Luiz Marin e Lucas neves, que a partir de agora, têm grandes responsabilidades pela frente.

(Fotos: Zé Rabelo)

Festa do Pinhão terá passeio histórico como atração

No dia 17 de junho, penúltimo dia da 29ª Festa Nacional do Pinhão, uma atração promete evidenciar a história e cultura da cidade.

Trata-se de três passeios históricos com o objetivo de reviver fatos do município baseado na obra do lageano Licurgo Costa, “O Continente das Lagens”. Os horários disponíveis serão: às 10h, 13h30 e 15h30, com duração de 40 minutos cada, todos gratuitos. A saída será sempre do Recanto do Pinhão.

Em atividade desde 2010, a Sociedade Histórica Destherrense (SHD) tem um objetivo: levar as pessoas a se apaixonarem pela sua própria história. O grupo de pesquisas, coordenado por um núcleo de historiadores, se dedica à reconstrução histórica e prática que consiste em pesquisar e reconstituir os aspectos da vida em outras épocas.

Foto: Divulgação

PMDB emite nota de apoio a Dário Berger

O PMDB/SC repudia a falta de compromisso com a verdade do referido delator ao colocar em dúvida a LEALDADE do senador Dário Berger ao nosso partido e ao nosso saudoso companheiro Luiz Henrique da Silveira.

Em todos os momentos da sua vida pública e como membro do PMDB catarinense, Dário sempre foi um dos mais contundentes apoiadores de Luiz Henrique da Silveira.

Como está inquestionavelmente comprovado, votou e esteve ao lado de Luiz Henrique da Silveira, não só na ocasião de sua candidatura à Presidência do Senado, como também na suas ações políticas.

Desta forma, a Executiva Estadual do PMDB de Santa Catarina reforça a confiança e ética partidária ao Senador Dário Berger.

Mauro Mariani – Deputado Federal

Presidente Estadual do PMDB

Limpeza e revitalização no Terminal Urbano

Um dos locais com maior fluxo de pessoas na cidade, o Terminal Urbano conta com uma média de aproximadamente 20 mil usuários, que circulam diariamente pela plataforma.

E para melhor atender a população, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente iniciou uma operação de limpeza e revitalização completa, tanto da parte interna como externa, nesta semana.

Os trabalhos iniciaram há quatro dias, sendo que a expectativa é de que sejam concluídos dentro de mais dez dias.

Todo o serviço é realizado após as 23h e se estende madrugada adentro, quando encerra a movimentação dos coletivos, indo e vindo com passageiros.

Na parte externa, será realizado um trabalho de paisagismo na Praça Vidal Ramos Sênior, anexa ao Terminal Urbano, incluindo roçadas, podas, limpeza, arborização e plantação de flores da estação.

(Fotos: divulgação)

Página 1 de 1114