Autor: Paulo Chagas (Página 1 de 1087)

Banco Santander se alia ao setor rural

Em recente reunião entre os representantes do Banco Santander, com os dirigentes da Associação Rural de Lages, estabeleceu-se o primeiro contato de aproximação para expor a disposição da agência na liberação de crédito rural em todos os segmentos do agronegócio.Através de orientação de um engenheiro agrônomo, a agência busca fomentar linhas de crédito, inclusive, com disponibilidade de recursos para financiar animais já para a Feira do Terneiro, nas duas etapas, dias 6 e 13 de maio, no Parque Conta Dinheiro.

O presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona explica que a agência estabeleceu uma parceria mais estreita com o Sindicato Rural, com linhas de crédito diferenciadas.

Além do Santander, outras agências como a do Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil também fomentam o setor com linhas de crédito para a compra de animais.

Turismo de SC: nova ordem

Tenho acompanhado e mantido sempre grande expectativa quanto à exploração do turismo, especialmente na Serra Catarinense. A cada discussão, aguardo para ver a praticidade pós-evento.O secretário de Estado de Turismo Cultura e Esportes Leonel Pavan

Pois, Florianópolis sediou, nesta terça-feira (25), o I Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina.A novidade, e que pode dar um impulso direto são as parcerias público-privada, e que foram um dos destaques na abertura do evento que tem como temática: “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos.

Os representantes da Serra estiveram no evento com forte participação.

Informações e fotos: Oneris Lopes

Inter assegura calendário nacional também para 2018

Com a sétima colocação no Campeonato Catarinense, o Internacional de Lages voltou a assegurar calendário nacional por mais uma temporada. Caso não consiga subir para a Série C do Brasileiro neste ano, o clube já tem presença garantida na Série D de 2018.Com isso, o Inter terá uma sequência de quatro anos consecutivos de competições nacionais, o que nunca tinha acontecido nos quase 68 anos de existência do clube. Desde 2015, o Inter disputou a Série D duas vezes (2015 e 2016) e uma vez a Copa do Brasil (2016). Neste ano, o Inter estará mais uma vez na Série D.

A estreia do Colorado Lageano no Brasileiro será no dia 21 de maio, em casa, às 16h, contra o Foz do Iguaçu. O Inter está no grupo A16 da Série D, que também tem Novo Hamburgo (RS) e São Bernardo (SP).

(Foto: Nilton Wolff)

Cultivo de hortas caseiras

O secretário da Agricultura e Pesca, de Lages, Osvaldo Uncini se preocupa somente com o interior. O homem tem o pensamento de agregar projetos que contemplem o campo e a cidade.Em maio agora, por exemplo, já está formatado o projeto Colheita Feliz – Hortas Comunitárias e Escolares. O lançamento piloto será no bairro Guarujá, em área anexa à Cozinha Comunitária.

O projeto também será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a qual receberá todo o apoio técnico para a reativação e implantação de hortas escolares.Uncini diz que o objetivo central do Colheita Feliz é incentivar as pessoas a cultivarem as suas próprias hortas. Promovendo-se o cultivo de hortas comunitárias e escolares, o secretário acredita que as crianças irão incentivar os pais a implantar uma horta caseira.

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Tranquilidade na organização da Festa do Pinhão

O empresário Beto Ody esteve bem à vontade em agradecer a compreensão do prefeito Antonio Ceron, diante dos objetivos de trabalhar a Festa conforme propôs, e viável para todos os níveis de público.Ody conversou com o prefeito na tarde desta terça-feira (25), sobre a organização da Festa, e salientou a tranquilidade que teve desta vez, com um ano para planejar e executar todo o processo do evento.Nos dois últimos anos, segundo contou, uma festa foi organizada em 30 dias. Outra, em 45 dias, vivenciando um apuro descomunal para dar vida ao evento em tão pouco tempo.O vice-prefeito Juliano Polese também acompanhou a visita do empresário

Na conversa, a venda de ingressos. O lembrete foi, especialmente para as famílias lageanas, e que há oportunidade para adquirirem os ingressos mais baratos e antecipados.

A venda foi prorrogada para até o dia 10 de maio. Para os demais, a compra pode ser efetivada através do site: http://www.festadopinhao.com/.

Nesta quarta-feira (26), o evento será lançado oficialmente para a imprensa e convidados.

Fotos: Greik Pacheco

Reforma Trabalhista

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) enviou a informação de que nesta terça-feira (25) foi aprovado pela comissão que analisa o tema, com 27 votos favoráveis e 10 contrários, o texto base da Reforma Trabalhista.Conforme o deputado, que é membro da comissão, o texto ainda poderá sofrer várias alterações, mas é um avanço para a modernização da legislação.  Avaliado pelo deputado como importante para garantir maior segurança jurídica a todos os envolvidos na relação de trabalho.

Novo texto

De acordo com o novo texto, ficam mantidas medidas como a regulamentação do chamado trabalho intermitente, modalidade em que o trabalhador terá todos os direitos trabalhistas e proteção previdenciária em um contrato por prazo indeterminado em que o trabalhador será acionado quando houver demanda. Além de permitir que os trabalhadores sejam pagos por período trabalhado.

E mais

O projeto permite que a negociação entre empresas e trabalhadores prevaleça sobre a lei em pontos como parcelamento das férias em até três vezes, jornada de trabalho de até 12 horas diárias, plano de cargos e salários, banco de horas e trabalho em casa. O texto também prevê que a contribuição sindical passe a ser optativa.

(Foto: Assessoria do deputado)

Acidente com animais

Nesta última segunda-feira, 24, em São Joaquim, o registro de um acidente inusitado, com o tombamento de um caminhão de transporte de bovinos.Sete animais acabaram morrendo no local. Segundo informações, o caminhão transportava os animais que participaram do torneio da Festicol e estavam sendo levados de volta para o município de Capão Alto.O restante foi salvo graças aos esforços dos proprietário Antônio Coelho (Bota) e voluntários que se uniram juntamente com o corpo de Bombeiros para cortar e desencarcerar os animais presos nas ferragens da carroceria.

Texto: SJ Online – Fotos: Dionata Costa

Discutir é preciso!

A questão do Marco Regulatório da Sociedade Civil é tema de audiência pública nesta quarta-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Lages. Um assunto que ainda precisa ser bem mais esclarecido.

A expectativa é que as discussões definitivamente esclareçam todos os pontos de dúvida e que estão causando a paralisação de todos os convênios com o Município e outras áreas públicas.

As entidades ligadas às Organizações da Sociedade Civil que foram afetadas pela Lei estão convidadas a participar da reunião, que acontecerá no Plenário Nereu Ramos, a partir das 19h.

O vereador José Amarildo Farias (PT) é o proponente do debate que convida toda a comunidade.

O secretário da Administração e Fazenda, Antônio César Arruda, e o procurador geral do Município, Agnelo Miranda, estão convocados para participar dos debates.

No dia 14 de março o prefeito Antonio Ceron, assinou o Decreto 16.721/2017 que estabelece no âmbito municipal, a Lei Federal n°13.019. O documento dispõe sobre as regras e procedimentos a serem aplicados em Lages sobre o chamado Marco Regulatório, de modo a atender o que determina a legislação federal.

Dia Internacional da Dança

Comemorado internacionalmente em 29 de abril, o Dia Mundial da Dança é um evento instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) ainda no ano 1982.

A data faz uma homenagem ao dançarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), conhecido pela arte da pantomima.Em Lages as comemorações estão programadas para esta quinta-feira (27), no Teatro Marajoara, a partir das 20 horas, com entrada franca.

O evento também marca o início das atividades da Escola de Artes, Eleonir Camargo Martins, após o período de matrículas.

Lista dos participantes:

Academia Flex – Coreografia: Habib – Coreógrafa: Josiane Quilante

Colégio Santa Rosa de Lima – Coreografia: WORTH IT  FT –  Coreógrafo: Anderson da Costa

Companhia Juliana Palleo – Coreografia:  LET IT GO – FROZEN – Coreógrafa: Juliana Palleo

Grupo de Dança Grasi Branco –  Coreografia: CHANTAJE – Coreógrafa: Grasiela Branco

Grêmio Recreativo Escola de Samba Protegidos de São Carlos – Coreografia: Samba – Coreógrafa: Dominique Nataly

Foto: Divulgação

Página 1 de 1087