Banner Mestrado Unifacvest 700x100   banner grande festa  

Ampliação de Ceim é inaugurada no Popular

Na noite fria desta quinta-feira (28), a comunidade do bairro Popular foi contemplada com a inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Iraci Steink.

inagurução ceim

Lá esteve o prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto para inaugurarem oficialmente a obra que aumenta a capacidade de atendimento da unidade, fazendo com que diminua agora a fila de espera na educação infantil nessa região da cidade. São mais 60 vagas.

O município conta com cerca de 120 unidades escolares entre a educação infantil e o ensino fundamental, sendo que a metade teve alguma intervenção, seja de reforma ou ampliação, nos últimos três anos. Outras unidades estão sendo construídas, algumas com ordem de serviço já encaminhada.

 (Foto: Sandro Scheuermann)

Leia Mais

Inter encaminha projeto da nova loja do clube

Aos poucos o Inter de Lages encaminha, aos poucos, a construção do sonho em ter uma nova loja. Um sonho que está se tornando realidade a partir de parcerias.

A Wiatec Eletricidade é o mais novo reforço nesse sentido ao confirmar sua entrada horas depois de o clube dar início à campanha de busca por parceiros para o projeto.

A empresa procurou o clube para oferecer toda a mão de obra necessária para a instalação dos sistemas elétrico e preventivo da loja.

loja do inter

E tem mais. A Wiatec une-se, assim, à All Bekaa, autora do projeto da loja (criado pelo arquiteto Malek Dabbous), e à NDDigital, que vai ceder tijolos, vidros e as peças de alumínio que vão compor as entradas do espaço.

.

Necessidade de novas parcerias

Para levar o projeto adiante, o Inter segue em busca de mais parceiros. A Leão Baio Store, como o projeto está sendo chamado, será instalada no espaço debaixo das arquibancadas cobertas do Vidal Ramos Júnior.

.

Sem despesas

Com a nova loja, o Inter deixará de ter despesas com aluguel. Além disso, por ficar no estádio, o novo espaço poderá receber torcedores inclusive nos dias de jogos, além de melhorar o atendimento aos sócios, que terão uma área na loja dedicada apenas a eles.

Interessados em apoiar o Inter de Lages nessa iniciativa podem entrar em contato pelo telefone (49) 9191-1149.

Leia Mais

Realeza põe a mão na massa em Dia de Campo

Uma prática costumeira com a rainha e princesas da Festa do Pinhão tomou forma nesta quinta-feira (28), quando mostraram a elas, em um Dia de Campo, os usos e costumes da Serra Catarinense.

realeza sapecada

Acompanhadas pelo guia de turismo Matias de Liz, no Hotel-fazenda Boqueirão, mesmo com o frio da manhã, elas viram de perto a sapecada de pinhão.

Foram elas quem recolheram as grimpas, que são as folhas secas do galho da araucária, debulharam a pinha, separaram os pinhões e jogaram sobre o fogo.

prova

 Depois, apagaram o restante das chamas com galhos verdes e saborearam a semente, como faziam os índios.

realeza chimarrão

As soberanas aprenderam também a fazer umas das bebidas que esquenta o inverno dos serranos. No galpão, e em frente ao fogo de chão, as meninas prepararam o chimarrão e conheceram os rituais de saborear o mate.

Para ser rainha e princesa não basta conhecer os pratos típicos da Serra, tem que saber prepará-los.

realeza comida

Aprenderam a fazer a paçoca e o entrevero e ainda ouviram a explanação oral do guia sobre as atividades do homem do campo e suas tradições.

cavalos rainha

A atividade encerrou com um passeio a cavalo.

 (Fotos: Nilton Wolff)

Leia Mais

Interditada a calçada em volta de casarão

Difícil entender como deixaram o velho prédio localizado na esquina com a Benjamin Constant com a Coronel Córdova, no Centro da cidade de Lages, deteriorar ao ponto de estar prestes à desabar.

Nem os donos e nem autoridades tiveram poder para que alguma coisa fosse feita para a recuperação.

calçada do casarão

Hoje, a comunidade lageana recebe a notícia de que a edificação do século XIX, estilo colonial português, ou seja, um prédio que é tombado pela Fundação Catarinense de Cultura, apresenta iminente risco de desabamento.

calçada do casarão1

Tanto que a Defesa Civil, como medida preventiva de segurança pública, fez a interdição parcial do passeio público em torno do casarão, visando a segurança dos transeuntes.

Pelo que se vê, nada mais será feito até que tudo desabe, a não ser a colocação de tapumes em volta do prédio.

Fica a esperança de que haja uma determinação de algum Poder, para que a casa seja restaurada.

 (Fotos: Sandro Scheuermann)

Leia Mais

Mais unidades do Colégio Militar

O deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD), aproveitou a presença do secretário de Estado da Segurança, César Grubba, nesta quinta-feira (28), na Alesc, para pedir a instalação de outras unidades do Colégio Militar nas demais cidades-polo de Santa Catarina.

gabrile na alesc

A escola existe somente na Capital e em Lages, sendo que na Serra o colégio foi inaugurado em fevereiro deste ano, com o envolvimento do prórpio Gabriel Ribeiro. Grubba respondeu que vai analisar tecnicamente a possibilidade.

O Colégio Militar de Lages funciona com duas turmas, somando 70 estudantes. No semestre que vem receberá mais duas turmas do mesmo tamanho. Devido ao espaço físico da escola, está sendo discutido pelo Governo do Estado, para 2017, outro prédio para receber mais alunos.

Informações e foto: Tarcísio Poglia

Leia Mais

Estas mulheres com sobrancelhas bem cuidadas

As mulheres adoram as sobrancelhas definidas e bem torneadas. Pensando nisso nasce o Projeto SOBRANCELHAS DO AMOR, em que mulheres portadoras de câncer poderão fazer suas sobrancelhas sem custo algum.

O primeiro encontro foi na tarde de quarta-feira (26/04) na Acil e contou com várias mulheres que adoraram o novo design das sobrancelhas.

sombrancelhas

A Esteticista Ana Carolina Corso se diz feliz em poder proporcionar a alegria das mulheres.

Sombrancelhas2

A Eloilse Oliveira do Projeto Alô Elo também ficou contente em poder proporcionar mais uma ação em prol as mulheres que precisam de carinho e atenção.

O projeto uniu a Casa Colibri, Projeto Alô Elo, Clínica Stretch, Acil e teve o apoio da Padaria Santa Marta que se prontificou com os salgadinhos e o bolo.

sombrancelhas1

Em breve terão novas datas, para que outras mulheres possam elevar a autoestima.

Coisas assim, simples, mas de grande relevância precisam ser incentivadas.

(Informações e fotos: Cris Menegon)

Leia Mais

Novos registros do frio na Serra

A informação vem da sempre prestativa Marília de Oliveira. Segundo ela, Urupema registrou temperatura negativa nesta manhã e o sincelo fez o espetáculo no Morro das Torres pintando de branco a paisagem.

sincelo Urupema

Conforme os dados da Estação Meteorológica Oficial do Município, monitorada pela Epagri/Ciram, a mínima foi de -3,2ºC por volta das 7h da manhã.

sincelo

O sincelo, fenômeno semelhante à neve que acontece em situações de forte nevoeiro aliado a baixas temperaturas e resulta no congelamento de gotas de água em suspensão ao tocar a superfície, se formou novamente no Morro das Torres e transformou a paisagem pintando-a de branco.

sincelo turista

Este cenário encantou moradores, turistas e a imprensa que subiram logo cedo ao Morro em busca de belas imagens.

(Registros: Marília de Oliveira – Urupema)

Leia Mais

Campos das Tropas é agora uma Cooperativa

Quando o projeto de Produção Integrada dos Campos das Tropas idealizado pela Associação Rural de Lages começou a produzir carne para o comércio, em março de 2013, a forma de organização sempre foi relevante entre os participantes.

coopertropas

Assembleia dos agora cooperados na Associação Rural

Tanto que, a ideia de transformar o projeto em Cooperativa ocasionalmente fazia parte das discussões internas.

Porém, no início desta semana, em assembleia na sede do Sindicato Rural, a proposta se tornou realidade.

 Na ocasião ocorreu a leitura, a discussão e aprovação do estatuto da denominada Coopertropas.

Por fim, a eleição da primeira diretoria, tendo com presidente, o produtor Eliel Burigo, e como vice, Atilio Gracietti.

.

Novo conceito

A organização dará um novo conceito na forma de comercialização do produto, e com amplas vantagens na geração de receitas voltadas ao próprio grupo de associados.

Campos das Tropas gado no campo

 O consenso é de que a criação da cooperativa vai possibilitar o crescimento do projeto de Produção Integrada dos Campos das Tropas, abrindo caminho para a ampliação e, consequentemente, aumento da competitividade.

.

Diretoria:

Presidente – Eliel Burigo

Vice – Atilio Gracietti

Secretário – Charles Colla

Contador – Guilherme Dante de Souza

Diretor Financeiro – José Miranda

Diretor de Produção e Qualidade – Caroline Ramos Ribeiro

Diretor Comercial – Vitor Hugo Schneider

Conselho Fiscal – Efetivos – Marcio Pamplona (Ass. Rural de Lages), Margaret Werner Oliveira, Jackson Lins

Suplentes – Vinicius Narciso, Afonso Ribeiro, Karina Hisae Ando

Leia Mais