Deputado Coruja quer saber sobre a Sinotruk

0

Fernando_CorujaO deputado estadual Fernando Coruja (PMDB), encaminhou pedido de informação ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini, e requerimento ao presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, no sentido de esclarecer as questões relacionadas à construção e operação, em Lages, de uma fábrica da SBTC (Sinotruk Brasil Truck Corporation), cujo plano de investimento foi anunciado no dia 16.03.2014.

Entre as questões encaminhadas estão: prazo que a Sinotruk tem para concluir as obras e iniciar a produção; quais os documentos já assinados entre a Sinotruk e o governo do Estado, que comprovam a parceria no empreendimento e qual a empresa que fará a construção da fábrica em Lages e prazo de entrega.

Além disso, o deputado pergunta se o projeto de instalação da fábrica em Lages já foi entregue e se já está no plano da Celesc a extensão da rede elétrica até o local. Coruja solicitou ainda informações relacionados ao valor total do aporte que o governo estadual fará ao projeto e qual o valor já liberado.

Quer saber, também, quando começa a produção das primeiras unidades para teste, qual é a meta de produção no primeiro ano e quantos funcionários deverão ser contratados para trabalhar na fábrica. Ele também pergunta se a Sinotruk está autorizada legalmente a iniciar a produção dos caminhões no Brasil.

Programa Novos Caminhos em Lages

0

A proposta parte da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses quando, na próxima quarta-feira (4), assinam convênio para estender o programa Novos Caminhos a Lages e região.

A iniciativa visa a qualificar jovens de 14 a 18 anos que, ao atingir a maioridade, deixarão os abrigos do Estado.

O evento ocorre na sede da Associação dos Sindicatos Filiados à FIESC na Região Serrana, a partir das 8h30min.

.

O que é o Programa

O programa, que integra o Movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões, como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí.

Segundo dados do Tribunal de Justiça, em Santa Catarina cerca de 470 jovens de 14 a 18 anos estão em casas de acolhimento.

Eles podem acessar o Novos Caminhos, cuja etapa inicial consiste em orientação profissional, oferecida pelo IEL.

Nesta fase, são identificadas necessidades de formação dos estudantes e os alunos conhecem as opções de cursos do SENAI.

Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico ou de aprendizagem industrial que optarem no SENAI.

(Informações: Catarinas)

Tema relevante em discussão

0

Diante das várias constatações de violência contra a mulher, em Lages, o vereador Professor Domingos, presidente da Frente Parlamentar dos Homens que combatem a Violência contra a Mulher, coordena reunião da Frente Parlamentar com a Gered, Secretaria Municipal de Educação, Delegacia da Mulher, Conselho da Mulher, Secretaria de Assistência Social e outras entidades para discussão sobre ações preventivas e de enfrentamento ao problema no Município.

A reunião ocorrerá nesta terça-feira, 03 de março, às 14 horas, na sala das Comissões da Câmara de Vereadores de Lages.

Associação de Moradores do Gralha Azul

0

Apenas uma chapa, a da atual presidente da Associação de Moradores do bairro Gralha Azul, em Lages, se inscreveu para a nova eleição da diretoria, que acontece pelo sistema plesbicitário (sim ou não) no dia 15 de março, das 13h30min às 17h30min, na Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA União das Associações de Moradores de Lages salienta ainda, que esta é a primeira eleição da atual presidente Samara Garcia, sendo que a mesma permanece há dez anos na Associação.

Isso aconteceu por que ela foi obrigada a assumir as presidências de outros três presidentes que renunciaram seus mandatos.

Mais uma atribuição do deputado Gabriel Ribeiro

0

Plenário Gabriel1O deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD) também entrou na luta pela duplicação da BR 282.

Recentemente, o político serrano se escalou para fazer parte da frente parlamentar que tentará viabilizar o projeto junto ao governo federal.

Assim, ele passou a ser membro do fórum para mostrar aos órgãos competentes a relevância da duplicação da BR 282 para a região.

A frente parlamentar foi proposta pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, através de um requerimento do deputado Valdir Cobalchini (PMDB).

O fórum se incorpora ao movimento liderado pela Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC), cujo tema é “BR 282 – Quem vem tem que voltar”.

A BR 282 tem 680 quilômetros de extensão, e é responsável por grande parte do escoamento da produção da Serra, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Afinal, o que está por acontecer?

0

O grupo do WhatsApp da imprensa lageana se surpreendeu ao receber na noite deste domingo, 01, duas gravações de supostos militares, sendo que um deles, se identificou com o nome de sargento Ferreira, falando que a inteligência militar está toda desaquartelada e que devemos todos nos preparar para um grande conflito no país.

Tudo em virtude da situação no país que está se tornando insuportável, segundo eles, em razão do desgoverno federal e que a questão pode piorar e se encaminhar para o conflito.

O alerta, segundo as pessoas que enviaram as gravações são de que há possibilidade de uma intervenção militar estratégica de direita, para conter o avanço de interventores militares de esquerda, com a participação, inclusive, de países vizinhos, com a intenção de implantar o comunismo no Brasil.

O que está por vir, ainda segundo o relato nas gravações, é de que, pode ser chamado de “Guerra Fraterna”, mas com o perigo de se transformar numa guerra civil de gravidade intensa.

Chegam a dizer que o assunto era de sigilo absoluto, mas que propositalmente está sendo aberto à população.

Enfim, difícil é acreditar que algo assim esteja por acontecer. As vozes das gravações são bem ao tom de pessoas ligadas ao meio militar.

Porém, talvez algo nessas proporções não aconteçam. No entanto devemos ficar atentos.

Chapecó corrupçãoNo manifesto em Chapecó, em apoio à paralisação dos caminhoneiros, no fim de semana que passou, centenas de pessoas foram às ruas manifestar contra o fim da corrupção entre outros objetivos.

De lá, a informação de que um movimento gigante está previsto para o próximo dia 15 de março.

A verdade é que não sabemos o que está acontecendo nos bastidores do poder, mas, diz o velho ditado: “onde há fumaça, há fogo”.

Não custa termos mais atenção à sucessão de fatos que hoje estão ocorrendo no país.

Derrota em Palhoça: péssimo resultado

0

A derrota do Internacional para o Guarani, por 2 a 0, na tarde deste domingo, 01, em Palhoça, complica a vida do time de Lages, porque, para se classificar no hexagonal do Catarinense, não depende mais unicamente de suas forças. Mas, tem chance.

Inter e Guarani domingoGuarani e Inter em campo, prontos para o jogo (Foto: Fabian Fávero)

Primeiro terá que fazer o dever de casa e vencer o Avaí no Vidal Ramos, na próxima quarta-feira (4), na última rodada desta primeira fase. Depois, torcer por alguns resultados paralelos.

A Chapecoense, o Figueirense e o Metropolitano já estão garantidos no hexagonal. Restam três vagas que serão decididas exatamente nesta 9ª e última rodada da primeira fase.

Nesse caso, o Inter vai torcer para o tropeço do Criciúma, do Joinville ou do Guarani de Palhoça. Caso vença o Avaí, o que pode acontecer é que qualquer um desses três times, no caso, empatando ou perdendo, o Inter se classifica.

O Criciúma joga fora. Enfrenta o lanterna, o Atlético de Ibirama, em Ibirama;

O Joinville joga em casa. Recebe a líder Chapecoense;

E, o Guarani enfrenta o Marcílio Dias, em Itajaí. Aliás, o Marcílio também tem alguma chance de se classificar pela combinação de resultados dos times acima dele na tabela.

Então, tudo pode acontecer, mas, repito, precida vencer o Avaí. Então, desde já, a convocação da torcida para lotar o Tio Vida.

Todos os jogos da rodada acontecem às 22 horas.

Um domingo de futebol e grandes jogos

0

Começo mexendo com os torcedores de Inter e Grêmio que vivem neste domingo o primeiro Grenal do ano. A novidade por lá é a liberação de uma parte do estádio para a torcida mista. Ou seja, torcedores dos dois times, juntos. Uma experiência que merece atenção.

Por outro lado, de olho, principalmente no Catarinense, e em especial na partida em que Guarani de Palhoça e Inter de Lages, se enfrentam.

Guarani x InterO jogo desde domingo, será às 16h, em Palhoça, de suma importância. Decisivo.

Depois de disputaram o título da Série B em 2014, que ficou com os colorados, as equipes agora brigam diretamente por uma vaga no hexagonal que decidirá o campeão do estadual.

Será o 13° jogo entre Inter e Guarani – e o primeiro entre os dois clubes a ocorrer na primeira divisão. Das 12 partidas realizadas até hoje, metade ocorreu no ano passado, na Série B.

O histórico do confronto começou em 2000, com quatro jogos, todos válidos pela segunda divisão. Depois, em 2010, as equipes se enfrentaram duas vezes na terceira divisão (então chamada de divisão de acesso).

Historicamente os confrontos entre as duas equipes, nunca terminaram em empate. Foram sete vitórias do Inter e cinco do Guarani.

Caso o Inter vença hoje, fica muito perto de uma vaga no Hexagonal. O jeito torcer e muito por uma boa apresentação de Marcelinho Paraíba e cia.

Demais jogos:

Todos também às 16 horas

Metropolitano X Joinville
Avaí X Figueirense
Chapecoense X Atlético de Ibirama
Criciúma X Marcílio Dias