Banner Mestrado Unifacvest 700x100  

Parlamentares de unem a produtores de maçã

Em Brasília parlamentares entraram forte na defesa da produção de maçã, juntamente com produtores e a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).

Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC), Jerônimo Goergen (PP-RS) e Mauro Pereira (PMDB-RS); também estiveram, na última semana, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para discutir os principais pleitos do segmento da maçã e sua importância socioeconômica.

deputados da maçã

Dados apontam que a maçã gera 58 mil empregos diretos e outros 136 mil indiretos e movimenta 6 bilhões de reais.

deputados da maçã1

O que foi dito ao Ministro relata a importância da maçã para o país e as preocupações do setor, como o seguro agrícola de 2015/2016, no valor de 30 milhões que o governo não pagou, e além dos os registros de produtos fitossanitárias para a fruticultura que demoram para serem liberados pela Anvisa.

.

A produção nacional

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o Brasil possui 4321 produtores de maçãs que cultivam 36 mil hectares da fruta, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2015, foram produzidos 1,27 milhões de toneladas de maçãs, o que coloca o Brasil entre os 12 maiores produtores do mundo.

Fotos: assessoria Valdir Colatto

Leia Mais

Escolas municipais terão aulas nesta terça-feira

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Educação se adiantou e orienta os pais a encaminharem os filhos às escolas.

secretária

A Secretária de Educação, Leni Granzotto, orienta os pais a encaminharem os filhos às escolas

Segundo informações, uma eventual greve dos professores não irá interferir no funcionamento das instituições públicas municipais de ensino, nesta terça-feira (31).

As 34 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), os 76 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), as 20 Escolas do Campo e os dois Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) seguirão prestando atendimento normalmente.

A prefeitura propôs um aumento de 8% no vencimento dos funcionários efetivos, para seguir cumprindo a lei de responsabilidade fiscal. Mas, a categoria não aceitou.

 (Fotos: Toninho Vieira)

Leia Mais

Marcius Machado não é mais vereador

Desta vez o jovem vereador não teve mais recursos. O presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Thiago Oliveira (PMDB), recebeu ainda na última quarta-feira (25), véspera de Feriado, uma notificação judicial da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decretou a perda de mandato do edil Marcius Machado.

rodrigo

O documento também determinou o período de dez dias para a comunicação da vaga ao suplente, Rodrigo Silva, que nesta segunda (30), assumiu a vaga como vereador da 17ª Legislatura Municipal de Lages.

Rodrigo atuou como suplente na Câmara nos primeiros três anos deste mandato, mas saiu para dar lugar ao titular da vaga, Hampel Vieira. Agora retorna à Câmara como titular da coligação PMDB / PPS / DEM.

marcius 1

De qualquer forma, Marcius conseguiu se sustentar até quase o fim do mandato. E poderá retornar como candidato neste próximo pleito se quiser, ou pensar em algo maior.

Marcius deixou o PPS e ingressou no PR, o que configurou infidelidade partidária, e a pena para isso é a perda do cargo eletivo.

Fotos: Elisandra Pandini (Câmara de Lages)

Leia Mais

Gado serrano presente na exportação de terneiros vivos

Começou a ser embarcada nesta segunda-feira, dia 30 de maio, no Porto de Imbituba, com destino à Turquia, a primeira carga de terneiros vivos para exportação na história de Santa Catarina.

ceron gado

A inédita operação coloca o Estado em um seleto grupo nacional que inclui apenas o Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo. E o grande destaque é a região serrana catarinense, maior beneficiada com essa conquista.

As negociações pelo Governo de SC foram iniciadas há quase uma década e tiveram como principal entusiasta e articulador o então secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron.

ceron gado1

Nesta segunda-feira, Ceron acompanhou o início dos trabalhos no Porto de Imbituba, administrado pelo Governo catarinense e o terceiro do Brasil, ao lado de Rio Grande (RS) e Belém (PA), com capacidade e potencial para a exportação de animais vivos.

Todos os animais foram adquiridos pela empresa Tex Foods, comandada por dois grupos italianos e uma das poucas do Brasil devidamente credenciadas e autorizadas a exportar animais vivos.

.

Compras

As compras foram feitas em 200 fazendas de 30 municípios catarinenses e pagas à vista, totalizando R$ 10 milhões. E de todos os 3,7 mil terneiros, nada menos que 2,5 mil, ou 70% do total, são originários da Serra Catarinense, principalmente Lages, Bom Jardim da Serra, Capão Alto, Correia Pinto e São Joaquim.

.

Rigor sanitário

Além da articulação técnica e política, o ex-secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron, lembra que a conquista catarinense foi possível também graças ao rigor sanitário, à qualidade dos rebanhos e ao status de Santa Catarina como único estado do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

ceron gado2

Todos os 3,7 mil animais embarcados para a Turquia são identificados de maneira a localizar rapidamente o criador em caso de alguma doença.

E para garantir a sanidade antes da viagem, cada exemplar foi examinado individualmente há poucos dias, cumprindo uma das cláusulas do acordo comercial entre Brasil e Turquia.

Assim, com tanta qualidade e estrutura de primeiro mundo, as expectativas são as melhores possíveis para Santa Catarina e para o Brasil.

(Informações e fotos imprensa PSD)

Leia Mais

O tabaco na vida de muita gente

O ato de fumar é uma opção de cada um. No entanto, há como também deixar o vício. O esforço da conscientização a respeito ganha força nesta terça-feira (21), quando é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco.

tabaco

Em muitos municípios existem programas com o foco da prevenção e à cessação do tabagismo, que estimulam a adoção de comportamentos que possam contribuir na redução da incidência e da morbidade e mortalidade por câncer e demais doenças relacionadas ao uso do tabaco no Brasil.

Par se ter ideia do problema, somente no município de Chapecó (SC), 36% da população são fumantes, 32% dos óbitos ocorridos são devido ao uso do tabaco, 25% das internações também são devido aos malefícios do uso do cigarro (dados referentes ao ano de 2014).

Leia Mais

De olho nas contas do Governo do Estado

Perguntar não ofende. Mas, afinal, e o Observatório Social de Lages, que fim levou? Há tempo que nada mais se fala a respeito.

Sei, no entanto, que a funcionária que praticamente tocava tudo com grande responsabilidade, a Cris Alves, já não está mais a serviço da entidade fiscalizadora.

.

Foco estadual

Enquanto isso, um grupo de mestrandos da Udesc, está criando o primeiro Observatório Social no Brasil com foco nas contas públicas estaduais.

Será nos moldes dos observatórios sociais municipais, que existem em 18 cidades catarinenses, controlando os gastos das prefeituras.

Pelo que se sabe, até o momento, não há nenhum observatório estadual criado no Brasil. Santa Catarina é pioneira com essa iniciativa.

Outro objetivo do Observatório Social Estadual é atuar na conscientização da comunidade, educando e prestando esclarecimentos, a fim de aumentar sua participação no exercício da cidadania.

.

 Etapa de parcerias

O projeto está na fase de mobilizar os parceiros. Durante todo o mês de junho, estão programadas as visitas a órgãos públicos de controle institucional, federações, associações, sindicatos e ONGs para colher as assinaturas de apoio à criação do órgão.

Nesses encontros, os mestrandos esclarecem o papel do Observatório Social e a importância do apoio de instituições da sociedade civil e dos próprios órgãos públicos.

Leia Mais

Av. Camões volta a ser pavimentada

Os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira (30). As obras haviam cessado no período da Festa Nacional do Pinhão para que a movimentação de maquinário e operários não impedisse o fluxo de veículos até o parque de exposições Conta Dinheiro.

reperfilagem

A parte de reperfilagem termina nesta terça-feira (31), e está sendo feita nas duas pistas da avenida, sentido Coral ao parque de exposições Conta Dinheiro.

 (Foto: Toninho Vieira)

Leia Mais

Lei favorece produtores integrados

Há tempos o setor produtivo buscava uma nova proposta de valorização de quem faz o agronegócio.

Assim, nasceu o projeto que estabelece regras para o sistema de integração entre produtores integrados e agroindústrias integradoras, sancionado pelo presidente da república em exercício, Michel Temer, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira passada (17/5).

A Lei 13.288/2016 estabelece regras para sistema de integração, também conhecido como sistema de parcerias.

integração

A lei nasceu do Projeto de Lei 6459 de 2013, relatado na Câmara pelo deputado Valdir Colatto (PMDB) e no Senado por Dário Berger (PMDB/SC).

Estão, agora, estabelecidas as diretrizes das condições, obrigações e responsabilidades entre as relações de integrados e empresas. Méritos!

Leia Mais

O que foi a 28ª Festa Nacional do Pinhão

Não poderia deixar de manifestar a minha opinião sobre a realização do evento em Lages.

Como primeiro ponto, creio que a Festa pode ser caracterizada como a maior do gênero, de Santa Catarina, e até poderia ampliar o território, para o Sul do País. Se não for, está próxima disso.

Festa do Pinhão 2016 sexta (23)

O que se viu este ano foi um trabalho mais aprofundado da organização que, com mais tempo, pode concretizar uma programação musical e estrutural impecável, agradando até os mais críticos.

Uma prova, de que a parceria público/privada é mesmo o caminho a ser seguido. Assim, por sua vez, deixa a Administração Municipal livre dos contratempos da organização, mantendo o foco somente na gestão da cidade, enquanto que a Gaby Produções, se encarrega do restante, com um cunho profissional de quem realmente sabe o que faz.

DSC_1315

Em que pesem os dias de chuva, o evento terminou em grande estilo. Talvez, como já sugeri aqui, deva-se pensar em uma estrutura coberta junto ao Palco Nacional. Nesse caso, mesmo com chuva, o público não vai se intimidar. Seja como for, entra no plano da ideia, apenas.

Enquanto isso, no feriadão, a Festa reuniu o maior público, especialmente no sábado e no domingo.

cabaré1

Aliás, destaco aqui, a bela ideia de transformar o dia final, o domingo, num fechamento mais do que atrativo. O público foi ao delírio ao ver o espetáculo “Cabaré”, protagonizado pelos cantores Leonardo e Eduardo Costa.

Por fim, obviamente que um evento desse tamanho tem seus problemas. Porém, os acertos estão muito acima. Que a Festa de 2017 aconteça. Aliás, já está sendo organizada antes mesmo de a atual estrutura ser desmanchada. É por aí.

Minha avaliação é de que foi uma das melhores festas já vistas, e a tendência é crescer e melhorar ainda mais. Aguardemos!

(Fotos: Paulo Chagas e Nilton Wolff)

Leia Mais