Deputados ignoram projeto das cascalheiras

A promessa do Governo do Estado, ainda no início do ano, de que os municípios da Amures teriam a isenção das taxas de licenciamento ambiental, até agora não foi cumprida.

O problema está ligado ao projeto de Lei 0077.7/2015, que trata do assunto. Ele não anda há quase seis meses na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. E pior, não tem nem previsão de ser votado.

cisama2

O assunto voltou à pauta, nesta sexta-feira (28), durante reunião do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura da Serra Catarinense, na sede da Amures.

A questão parece não ser preocupação dos senhores deputados, justamente em se tratando de um problema sério.

Período de plantio

Os secretários de Agricultura da região estão preocupados, porque está iniciando o período de preparação de lavouras nos municípios e aumentam as cobranças por estradas em condições de trafegabilidade.

E devido à crise financeira das prefeituras a situação pode piorar no que se refere à recuperação de estradas.

Deputados ignoram

cisama3E não é por falta de pedido aos deputados para que apreciem o projeto. Uma séria falta de respeito e consideração às necessidades dos municípios, justamente num período crítico nas finanças.

Em época de campanha, não faltam visitas e nem promessas de deputados, em todos os lugares.

De qualquer forma, novas investidas junto aos parlamentares e ao governo devem ser feitas para que seja cumprido o que prometeu o Secretário de Estado da Casa Civil Nelson Serpa, no Congresso Catarinense de Municípios deste ano em Florianópolis sobre a isenção das taxas de licenciamento ambiental.

(Informações e fotos: Oneres Lopes)

Leia Mais

Inter de Lages: só a vitória interessa!

Assim como o Inter de Lages, o Red Bull Brasil também encara o jogo deste domingo, em Lages, como decisivo, pela Série D do Brasileiro. Quem perder dá adeus às chances de classificação.

Portanto, o torcedor do colorado não deve esperar facilidades. O adversário está também disposto a somar três pontos.

Inter x Metro (2)

A partida está marcada para as 16 horas, no Vidal Ramos Junior, e como se sabe, com ingressos promocionais, a R$ 20 a inteira e R$ 10, a meia entrada para uma área diferenciada no Estádio.

A previsão do tempo é boa. Portanto, um convite para lotar o Estádio.

Leia Mais

Relatório das operações do helicóptero

O helicóptero Águia 4, que neste sábado, 29 de agosto, completa três meses na Serra Catarinense já realizou grandes feitos.

Helicóptero ÁguiaEm função disso, na próxima terça-feira, 1º de setembro de 2015, às 9h, no auditório da SDR Lages, serão apresentados à imprensa um vídeo e um relatório das operações pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, e o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Leia Mais

Rede Univest lança a “Cidade da Criança”

A Rede de Ensino Univest está lançando à Comunidade Escolar um novo conceito para a Educação Infantil. E, em primeira mão você confere aqui.

O dirigente Giovani Broering ressalta que, pelo o que pode se avaliar, é muito mais do que isto. O que está nascendo é uma nova forma de educar, ensina e compartilha com as crianças a responsabilidade de viver em sociedade.

Cidade das Crianças

Resumidamente, acaba de nascer, a Cidade das Crianças. Um espaço novo e diferente de tudo aquilo que foi batizado como conceito de escola.

Cidade das crianças1

Nisso tudo há um grande diferencial. As crianças, na cidade que está sendo construída, vão viver tecnologia, o trânsito, as responsabilidades da indústria, do comércio, de buscar soluções para as situações diárias e aprender com o Mundo.

cidade das crianças2

Outra boa nova é o que está sendo implantando, ou seja, as lições em serão em bilíngue como resultado, numa verdadeira transformação no Colégio.

cidade das crianças3

Algumas imagens que ilustram esta postagem e que mostram parte do que será a nova arquitetura que está sendo trabalhada, foram liberadas exatamente para começar a divulgar o que está sendo feito.

O projeto será construído em terrenos recém adquiridos, aos fundos do Facvest.

(Imagens: divulgação)

Leia Mais

Prêmio Top Turismo ADVB-SC 2015 a Lages

A prefeitura de Lages é uma das vencedoras do prêmio Top Turismo 2015 da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB-SC).

Natal 2014a

A honraria diz respeito ao fomento do setor no município através do Natal Felicidade.

A premiação que há oito edições reconhece as melhores práticas que contribuem para o desenvolvimento e promoção do turismo em Santa Catarina será entregue no dia 29 de setembro, na cidade de Penha, Norte do Estado.

Lages realmente fez um grande evento no ano de 2014. O Natal Felicidade mereceu a honraria exatamente pelo que demonstrou na organização e programação.

natal 2014

A contribuição para o fluxo turístico nesta época do ano mostra realmente que Lages não se destaca apenas no frio. E, é aí que entra o evento natalino.

Vale lembrar que, além de encantar o público, o Natal Felicidade é um evento que envolve toda a cidade e garante a geração de trabalho e renda.

(Fotos: divulgação Natal Felicidade 2014)

Leia Mais

Alternativa para o abate de javalis

deputado Gabriel2É sabido que a liberação ou autorização para que alguém possa efetivamente caçar os javalis, e, devido à complexa burocracia, a intenção é abreviar o trâmite e o tempo que a regularização leva, em cerca de um ano e meio, fazendo com que grupos de caça possam atuar no problema.

O deputado Gabriel Ribeiro que promoveu, inclusive, audiência pública, em Lages, para debater a questão e ir em busca de solução, adianta que, mesmo que um grupo de caçadores tenha o registro de armas e esteja inscrito em clube de tiro, é necessária uma autorização para a caça dos javalis.

O problema é que as lavouras na Serra Catarinense e em outras regiões de Santa Catarina seguem sendo destruídas pelos animais.

Formulários

O deputado enviou formulários de autorizações para o Sindicato Rural de Lages e encaminhará outras para entidades similares e secretarias da Agricultura da região, que podem disseminar os formulários em seus municípios.

A ideia é que não se perca tempo com a tramitação para a habilitação do produtor e que os grupos de caçadores registrados façam o abate. O produtor rural assina a autorização para a caça e busca a homologação no órgão ambiental.

Este documento será portado pelos caçadores e evitará a apreensão de armas no deslocamento até a propriedade. O caçador precisa comprovar o destino e o objetivo de seu deslocamento.

Plantio da safra

Com o contato com grupos de caça, o deputado Gabriel Ribeiro pretende apurar os primeiros abates de javalis, tendo em vista que está começando o plantio das culturas de verão.

javalis4

Esses animais fuçam a terra semeada, desenterram os grãos e comem o adubo que contém sal. Estima-se em 70 mil o rebanho destes animais na Serra Catarinense.

Estes bichos que entraram na Serra Catarinense e começam a se expandir por outras regiões do Estado, são originários da Europa, Ásia e Norte da África. Habitam bosques onde podem se esconder, e atuam em áreas plantadas. Durante o dia, o animal costuma ser sedentário, mas à noite percorre longas distâncias, entre dois e 14 quilômetros.

Leia Mais

Novo grupo de agentes mirins se forma

Este é um trabalho digno de elogios, desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Diretoria de Trânsito (Diretran).

mirins1

A noite de quinta-feira (27), no Teatro Marajoara, foi especial para as crianças que formam o novo grupo de agentes mirins.

São 60 estudantes de turmas do 5º e 6º ano do ensino fundamental de quatro escolas.

Cada um deles recebeu um kit para uso nas atividades, composto de boné, colete, camiseta e apito. O treinamento e aulas práticas foram ministrados pelo Núcleo de Educação no Trânsito da Diretran.

mirins

O bacana nisso tudo, e segundo adiante o secretário Paulo Dellajustina, eles serão os futuros motoristas e desde já estão integrados no trabalho de conscientização para um trânsito mais humanizado e seguro.

Sobre o programa

O Agentes Mirins é desenvolvido pela secretaria como um requisito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual em seu Capítulo IV responsabiliza a municipalidade a “desenvolver programas que oportunizem Educação no trânsito”.

(Fotos: Marcio Avila)

Leia Mais

Criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento

Nesta última quinta-feira (27), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial (CMDT) esteve reunido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

conselho

Entre as pautas, a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento. O projeto de Lei Complementar está sendo revisado para ser encaminhado à Câmara de Vereadores.

A princípio, o Instituto terá como sede física o terceiro pavimento do Edifício Parque Órion e irá realizar o acompanhamento sistemático da evolução urbana e rural da cidade e monitorar a aplicação do Plano Diretor e de toda a legislação urbanística e territorial municipal em conjunto com os órgãos competentes.

Também terá como incumbência promover estudos e pesquisas no campo do planejamento territorial, entre várias outras atribuições de igual importância.

O CDMT é órgão consultivo e deliberativo, regulamentado pela Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial e ligado diretamente às questões de planejamento e desenvolvimento urbano.

(Foto: Marcio Avila)

Leia Mais