Unifacvest3  

Experiência nova aos alunos do Colégio Militar

Nesta sexta-feira (22), alunos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires (Lages) passaram uma tarde de Bombeiro de Lages.

bombeiros

Na oportunidade foi explanado sobre as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, focado em Salvamento em Altura.

bombeiros1

Cerca de 40 alunos participaram da referida instrução. Méritos!

(Informações e fotos: Sd Rangel)

Leia Mais

O frio era tanto que decidiu roubar fogão

Em São Joaquim, a audácia dos ladrões tem chamado a atenção, justamente numa cidade em que as temperaturas negativas acontecem.

Não é que um ladrão que consequentemente deveria estar passando frio decidiu roubar nada mais e nada menos que um fogão a lenha.

fogão

Pois é, frio era tanto que ele se arriscou, mas foi pego pelos policiais. O fato ocorreu na localidade Chapada Bonita, interior do município de São Joaquim.

Convenhamos, coisas assim, não são tão comuns. Uma única pessoa tentar levar um fogão à lenha.

(Informações e foto: Folha da Cidade – São Joaquim)

Leia Mais

Mateada do PMDB e surpresas

Na manhã deste sábado, 23, o PMDB de Lages realizou uma mateada no Calçadão da Praça João Costa.

mateada pmdb calçadão

Digo surpresa, pela presença de algumas pessoas que até pouco tempo eram inimigas declaradas do prefeito Elizeu, ao ponto de protagonizarem o pedido de impeachment do prefeito.

mateada-pmdb-e-roberto-amaral

Por outro lado, o pré-canditado do PSDB, Roberto Amaral, ainda em busca de uma aliança, também se aproximou do grupo do PMDB, em mais uma tentativa de aliança.

Leia Mais

PMDB e PSD de Campo Belo oficializam chapa

A convenção do PMDB e PSD, em Campo Belo do Sul ocorreu na tarde deste sábado, 23. Além dos dois partidos estão na aliança o PR, o DEM e o PPS.

psd convenção

O deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD), esteve na Câmara de Vereadores acompanhando de perto a oficialização da chapa reeditada pelo padre Edilson e Tadeu Martins.

psd convenção cb

Foi a primeira chapa a oficializar as candidaturas em Campo Belo do Sul.

(Fotos: Rodrigo Antunes)

Leia Mais

Prefeitos querem o manejo da araucária em SC

Os prefeitos da Amures, na Serra Catarinense, aprovaram em assembleia na tarde de sexta-feira (22), uma proposta que será levada ao governo do Estado, para alterar uma Lei Estadual que autoriza o manejo florestal da Araucária.

araucária manejo

A decisão foi respaldada num estudo altamente técnico de cinco anos, pelo professor do Curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc de Lages, André Felipe Hess.

O estudo acadêmico foi centrado no manejo das florestas com planejamento pós-exploração, proteção do estoque remanescente, conservação de indivíduos porta sementes, plantio em áreas de clareiras e dentre outros, o tratamento bianual para estímulo e desenvolvimento de araucárias jovens.

araucária manejo2

A deputada federal Carmen Zanotto participou da reunião e se comprometeu com os prefeitos em defender a nível federal a retirada da araucária da lista de espécies ameaçadas de extinção, uma vez que com base nos estudos do professor da Udesc, a araucária tem sua tipologia como Floresta Ombrófila Mista e não tem relação com as espécies da Mata Atlântica.

Carmen Zanotto sugeriu até uma audiência em Brasília para apresentação técnica da proposta de manejo, conservação e perpetuidade das florestas de araucárias.

Informações e fotos: Oneris Lopes

Leia Mais

PP se alia ao PSD, mas não define o vice

Importante definição no campo político de Lages. O Partido Progressista (PP), decidiu renovar o apoio ao PSD, indicando mais uma vez o vice, a exemplo do pleito de 2012. A adesão foi aprovada com 11 dos 13 votos da Executiva.

Em reunião foi na noite desta sexta-feira (22), quando o então pré-candidato a prefeito pelo partido, Arnaldo Moraes manteve a promessa de não aceitar ser vice. Diante da negativa, outros nomes foram sondados.

Após muita discussão da Executiva, apenas a decisão da coligação. A escolha do vice será analisada e apontada até o dia da convenção, no dia 5 de agosto. O nome de Arnaldo ainda não está sepultado no processo.

Leia Mais

PMs conhecem táticas internacionais de resgates

Os policiais militares da Serra Catarinense estão ainda mais preparados para combater o crime com eficiência e voltar para casa com segurança.

Além de alguns que foram convocados para servir à Força Nacional em várias partes do país, inclusive na Olimpíada do Rio de Janeiro, outros acabam de participar de um curso que beneficia diretamente as suas vidas.

treinamentos

Durante três dias, policiais do 6º Batalhão e da 5ª Companhia Aérea (helicóptero Águia 4) participaram em Lages do treinamento “Suporte básico de vida tático policial”, coordenado pelo major Iagã Cota, da 2ª Companhia Aérea, de Joinville.

Com experiência em ações semelhantes em diversos lugares do Brasil, Estados Unidos e Europa, inclusive como instrutor, o oficial ensinou aos colegas serranos as mais avançadas doutrinas policiais e das Forças Armadas adotadas mundo afora.

treinamentos1

O objetivo do treinamento, que encerrou nesta sexta-feira, dia 22 de julho, e já está inserido no curso de formação da Polícia Militar de Santa Catarina, é orientar os profissionais sobre como atender feridos durante confrontos armados em andamento e onde não é possível o resgate tradicional.

.

Simulações de confrontos

Durante o curso, realizado em um estande de tiro de Lages, os policiais simularam ocorrências em que precisavam resgatar vítimas durante confronto armado com criminosos utilizando viaturas e até armamento com munição real.

treinamentos2

Choque de realidade para controle do aspecto emocional, cenários diferentes, disparos de armas em situações de ferimento e estudos de casos entraram na pauta das aulas, que vão aperfeiçoar o trabalho dos policiais e deixá-los mais protegidos em seu cotidiano profissional.

Informações e fotos: Pablo Gomes

Leia Mais

Ministro da Agricultura vai à São Joaquim

O prefeito de São Joaquim e presidente do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Humberto Brighenti esteve reunido na manhã desta sexta-feira (22) na sede da Amures, com o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque e o presidente da Cooperserra Mariozan Correa para definir a pauta com o Ministro da Agricultura Blairo Maggi, que visitará São Joaquim dia 10 de agosto.

ministro em sj

Dentre os pontos discutidos estão a não importação de maçã da China, linha de financiamento específica para cobertura de pomares de maçã e assuntos como o melhoramento do seguro agrícola Proagro, do governo federal que não atende a expectativa dos fruticultores.

O último ministro que esteve em São Joaquim foi Neri Geller, no final do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

O ministro chegará em São Joaquim por volta das 10 horas e meia hora mais tarde deverá visitar um pomar com cobertura de tela e outro sem cobertura.

 Na segunda-feira haverá mais uma reunião em São Joaquim com mais entidades como a Associação dos Produtores de Maçã e Pêra, para acertar detalhes da visita do ministro.

Informações e foto Oneris Lopes

Leia Mais

2º Conexão Serra no Órion Parque Tecnológico

“Conectados Somos Todos Mais Fortes” é o tema do II Conexão Serra – Tecnologia e Inovação que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, no Órion Parque em Lages/SC.

ii conexão

O evento, além de seu local de realização, traz uma série de novidades em sua segunda edição.

Serão diversos speakers, palestrantes, empresários e empreendedores da área de tecnologia e inovação, além de estudantes e a comunidade da Serra Catarinense renovando seu networking, com a possibilidade de reciclar seu conhecimento, e conhecer tudo o que há de novidades e destaques no setor.

O lançamento do Conexão Serra acontece na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, às 9h30, com um Café para Imprensa, no Órion Parque Tecnológico.

O II Conexão Serra é uma realização do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Lages – ACIL.

.

Enquanto isso

Nesta quinta e sexta-feira (21/07), no Orion Parque, em Lages, a 127ª AGO Regional Planalto Serrano reuniu jovens empreendedores de todo o Estado de Santa Catarina para escutar palestra dos lageanos: Valmir Tortelli, da empresa NDDigital; do músico Mário Maçal da Camerata Florianópolis e do Coordenador do curso de sistemas da UNIPLAC, Claiton Camargo.

orion palestras

O evento foi uma organização da ACIL Jovem juntamente com o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (CEJESC).

(Informações: Claine Andrade e Débora Puel)

Leia Mais