Transul requer aumento das tarifas

0

A direção da Transul, de Lages, aguarda para a semana que vem o manifesto da Prefeitura sobre a deliberação do novo reajuste das passagens do transporte urbano.

Nesta semana, uma planilha de custos foi entregue aos técnicos da Prefeitura para analisar o que pode ser feito.

DSC_1826

Na planilha está detalhada a elevação dos custos operacionais da empresa. Entre eles, a expressiva majoração do óleo diesel (11,62%), dos ônibus (6,58%), e também dos salários (9,76%).

Além disso, a partir do próximo mês de setembro tem a incidência de mais 1% no INSS sobre o faturamento.

A compra de quatro novos ônibus; o aumento da quilometragem percorrida nas linhas e a queda de 2,14% no volume de passageiros transportados, também causam reflexo direto sobre as tarifas. Portanto, Transul2todo o conjunto de fatores obriga a elevação dos preços.

A empresa pede que o valor no cartão passe a custar R$ 2,90 (Dois Reais e Noventa Centavos) e R$ 3,10 (Três Reais e Dez Centavos), na embarcada, o que correspondem um aumento médio ponderado de apenas 9,73%.

Como acompanho de perto a situação, digo que, na verdade, está abaixo das necessidades reais para que a empresa atualize seus custos.

No entanto, há compreensão por parte dos dirigentes da empresa quanto ao atual momento de crise nacional.

Além disso, provavelmente a deliberação de parte da Prefeitura, seja abaixo da margem pedida, de 9,73%.

FIESC empossa nova diretoria e homenageia governador

0

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) empossou na noite desta sexta-feira (3), em São José, na grande Florianópolis, a diretoria da entidade.

fiesc posse

Reeleito para o mandato 2015/2019, o atual presidente, José Zeferino Pedrozo, cumpre mandato junto com o vice-presidente Enori Barbieri; o 2º vice-presidente Milton Graciano Peron; o 1º vice-presidente de secretaria, João Francisco de Mattos; o 2º vice-presidente de secretaria, João Romário Carvalho; o 1º vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza; e o 2º vice-presidente de finanças, José Antônio De Pieri.

Também foram eleitos os vice-presidentes regionais. Entre eles, representando o Planalto Serrano, o lageano e presidente da Associação Rural, Márcio Cícero Neves Pamplona.

sao_jose_-_faesc_20150704_1197286668

O governador Raimundo Colombo que participou da solenidade posse foi homenageado pela Federação, por sua contribuição na proteção e no fortalecimento do sistema sindical patronal rural catarinense.

Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

Nada de neve, mas o sincelo fez o espetáculo

0

A tão esperada neve não veio na Serra Catarinense, mais em Urupema, os turistas que se aventuraram até o Morro das Torres pela manhã deste sábado (04) puderam presenciar o fenômeno raro no Brasil.

sincelo

Foi o sincelo, que novamente proporcionou espetáculo de imagens, deixando a paisagem congelada.

sincelo1

A menor temperatura registrada em Urupema foi no Morro das Torres com -0,5ºC, as 8h da manhã, mais a sensação térmica era de muito menos, provocada pelo forte vento sentido por lá.

Segundo as previsões meteorológicas a próxima madrugada será de muito frio.

(Informações e fotos: Marília Oliveira)

Empresários lotam Acil para ouvir Gil Giardelli

0

O auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil) ficou lotado nesta quinta-feira (02) durante o “Seminário Desafios do Crescimento”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

palestra acil

O evento trouxe a Lages um dos maiores especialistas em inovação digital no Brasil, Gil Giardelli.

Por duas horas, Giardelli transmitiu conhecimento e destacou que cada vez mais as pessoas buscam a simplicidade e a humanização.

Para ele, a empresa que estiver estruturada em valores vai alcançar sucesso no novo mundo considerado conectado.

.

Talk Show

palestra acil RA e LS

Giardelli participou de um talk show com a mediação do presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Luiz Spuldaro, e o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Roberto Amaral.

Palestra acil robo

Depois de responder os questionamentos, apresentou o robô humanoide. Nao, como é chamado, encantou o público com sua inteligência artificial que permite cantar, dançar, contar estórias e até dar aulas.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação

Morre a mãe do vice-governador Pinho Moreira

0

A sociedade catarinense lamenta a perda de dona Maria Adelaide Tasso Pinho Moreira, 88 anos, mãe do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

Ela faleceu nesta sexta-feira (3), no Hospital São João Batista, em Criciúma.

mãe de pinho

Maria Adelaide completaria 89 anos no próximo dia 16 de julho. Era mãe de três filhos, Eduardo Pinho Moreira, Maria Bernadete Pinho Moreira Guglielmi e Sílvio Francisco Pinho Moreira, tinha oito netos e 14 bisnetos.

O velório será no Crematório Millenium, em Içara, a partir das 7 horas. A cerimônia de cremação está marcada para as 15 horas, no mesmo local.

“Toalha Molhada”: novo sucesso de Pedro Freitas

0

O amigo Pedro Freitas, depois de um tempo na vida política, parece estar voltando com força para o campo da música.

Autor da célebre “Whisky Sem Gelo”, Pedro está com várias canções no You Tube, e pelo que sei, planeja gravar um novo CD.

Aliás, ele acaba de enviar para eu curtir uma de suas novas músicas que está fazendo sucesso: “Toalha Molhada”. Uma produção de Oscar Soares e Stúdio Oscar/RS.

Ainda no You Tube você confere “Quero Encher o Caneco”, Nem que Volte o Cheque”, “Pedido de Amigo”, Triste Romance” e “Troque o Ódio pelo Amor”.

Possibilidade de neve na Região Serrana

0

É o que diz a previsão, embora remota a possibilidade do fenômeno neve acontecer neste sábado, e pela manhã, apenas.

neve23Registro da neve em São Joaquim, em 2014

Há mais chance de nevar na Serra Gaúcha. Na catarinense, se não nevar, os turistas que já lotaram as pousadas e hotéis em São Joaquim e Região, poderão, quem sabe, ver o sincelo ou chuva congelada.

O jeito é torcer para que o fenômeno aconteça e faça a alegria de quem está esperando.

Futebol: Inter acerta com o atacante Schwenck

0

O atacante Schwenck, de 36 anos, vai reforçar o Internacional de Lages no Brasileiro da Série D, que começa em pouco mais de uma semana.

swwnk

O jogador chegou ema Lages na tarde desta sexta-feira para fazer exames médicos e assinar com o clube.

O currículo do experiente goleador inclui ainda passagens por clubes como Botafogo, Cruzeiro, Vitória e Guarani, entre outros. No exterior, Schwenck defendeu equipes de Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Israel.

rodrigo

A diretoria também acertou com o lateral esquerdo Rodrigo Fernandes, 29 anos. Com a chegada dele o clube recompõe o grupo depois da saída de Alex, titular da lateral esquerda nos primeiros jogos-treino realizados pelo Inter na fase de preparação.

.

Jogo-treino

Neste sábado, o Internacional de Lages vai enfrentar o Poço Rico, de Otacílio Costa, uma das mais tradicionais equipes do futebol amador da Região Serrana, na reta final de preparação para a Série D do Campeonato Brasileiro.

O confronto será às 10h, no campo do Cruzeiro, no bairro Vila Mariza, em Lages.

O jogo será realizado no último fim de semana antes da estreia do Colorado Lageano na competição.

Na rodada de abertura do Brasileiro, o Inter vai enfrentar no dia 12 de julho o Ypiranga de Erechim, fora de casa.