Município lança projeto para área em Índios

Na conversa entre os candidatos da Coligação Lages Levado a Sério, Ceron e Juliano, com a diretoria da ACIL, na noite desta segunda-feira (29), o assunto da Sinotruk, acabou entrando na pauta.

DSC_1953

É que na mesma noite e mesmo local, na Acil, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Renda, apresentou um projeto para o aproveitamento da área que seria concedida para a instalação da montadora chinesa, em uma área localizada no Distrito de Índios.

Como o prazo para o manifesto dos empresários chineses terminou no último dia 14 de agosto, o prefeito Elizeu Mattos decidiu dar um novo destino à área, de 1,5 mil hectares. Aliás, uma ideia que vem sendo pensada há pelo menos sete meses, segundo o secretário Juliano Chiodelli.

O que foi apresentando, na verdade, não foi um projeto, mais um esboço, um plano básico elaborado pela empresa de Florianópolis, Schneider Martins, e foi denominado de Lages Business Parque.

Elizeu sabe que a ideia não terá como ser executada em tão pouco prazo, pois, a gestão dele encerra no dia 31 de dezembro, próximo.

DSC_1956

Mas é boa e de qualquer forma chama atenção, especialmente em período eleitoral. A iniciava, se um dia for concretizada, não irá comportar apenas indústrias, mas uma gama de outros serviços.

Por fim, seja quem for o próximo prefeito poderá usar a ideia como parâmetro, e executá-la.

Mesmo por que, agora, o município teria de reembolsar o Governo do Estado, em cerca de R$ 7 milhões para ocupar a área, e ainda investir altas somas apenas num projeto de energia; sem contar a parte de saneamento e urbanização. Além de necessitar de altos investimentos nesses setores, vai precisar de todas as licenças necessárias, terraplanagem, etc. Enfim, algo a ser feito em longo prazo.

Outra proposta é fazer uso de capital estrangeiro e ainda do Governo do Estado. A ideia está posta.

E o empreendimento imobiliário?

A inauguração do novo kartódromo teve destaque na mídia e se transformou num grande evento, mesmo sem a forte participação da imprensa.

abramar

Material publicitário do empreendimento

Por outro lado, e curiosamente há muito tempo ninguém tem falado sobre o empreendimento imobiliário que ainda não saiu do papel e que está ou estava para ser construído na antiga área do kartódromo, no bairro Universitário.

O assunto nem mesmo foi ventilado nas informações enviadas falando a respeito do acontecimento inaugural na nova pista de kart.

O processo ou projeto tem mais de quatro anos, pelo que sei, e nada.

Prefeitura insiste na venda do terreno

Tenho opinião pessoal a respeito do terreno do Munícipio de Lages, localizado ao lado da Rodoviária, em plena Av. Dom Pedro II.

terreno lado rodo

Confesso que não sou favorável à venda da área, por achar que ela merece ter um destino bem melhor do que a simples venda, e a aplicação do dinheiro (R$ 12 mi) para pagamentos de contas.

Mais uma vez, não apareceu comprador no fechamento do prazo do edital na última sexta-feira (26). Mas, a Prefeitura segue insistindo, com novo edital previsto para o final de setembro.

Neste espaço, cabe muito bem a edificação do Centro Administrativo.

Nelson Beretta é homenageado

A Câmara de Vereadores de Lages homenageou na noite de terça-feira (25) com placa de honra ao mérito o ex-gerente da Epagri Lages, Nelson Beretta. Familiares e colegas de profissão prestigiaram a homenagem.

beretta1

O proponente da sessão, vereador Gerson dos Santos (PMDB) definiu Beretta como o grande nome da piscicultura na região, por mais de 30 anos. Somente, frente a Epagri de Lages, Beretta atuou por oito anos.

beretta

O amor pela truticultura fez com que contribuísse para desenvolvimento da atividade a nível estadual, tanto que está trabalhando forte para transformar a Base Avançada de Painel, num grande polo de produção de alevinos de truta.

Alesc irá revisar leis e projetos

Considerada uma iniciativa pioneira em todo o país, a consolidação das leis estaduais realizada em Santa Catarina deve alcançar uma nova etapa no final de setembro, quando 14 novas matérias, entre projetos de lei (PLs) e projetos de lei complementar (PLCs), começarem a tramitar na Assembleia Legislativa.

Resultado de imagem para alesc

O objetivo do trabalho é revogar normas que se tornaram sem efeito e unificar outras, de teor semelhante, facilitando o acesso e a aplicação da legislação vigente.

Ao todo, devem ser analisados 18.393 dispositivos que compõem o ordenamento jurídico estadual,  abrangendo o período entre 1947 e 2015. A primeira etapa do processo foi concluída há cerca de um ano, quando foram aprovados em plenário cinco PLs e dois PLCs, correspondendo a 8.409 leis, ou 49% do total.

Força Nacional no Rio Grande do Sul

A Capital gaúcha, de Porto Alegre, acaba de receber reforço na segurança nacional para tentar combater o crescimento da criminalidade.

O RS , segundo informações, tem uma deficiência de 20 mil policiais militares, e estão ainda trabalhando em péssimas condições. Até mesmo os salários estão sendo parcelados. Complicado.

Este problema vivido no estado vizinho serve de alerta para todo o território brasileiro.

Propaganda na TV expõe candidatos de fora

propagandaNão tem jeito. As geradoras de televisão não têm como eliminar a propaganda eleitoral de outros municípios.

Em Lages, por exemplo, a RBS que tem geradora em Joaçaba, exibe a propaganda dos candidatos de lá.

Por outro lado, o SBT SC, exibe para todo o Estado a propaganda de Lages. A emissora tem a geradora no município. É neste canal que os lageanos podem ver seus candidatos.

Quem assiste a RIC Record, acaba vendo, em Lages, a campanha dos candidatos de Florianópolis.

Sendo assim, é preciso atenção do telespectador/eleitor para saber quem é quem na propaganda eleitoral da TV.

Inaugurado o novo kartódromo de Lages

Localizado em uma área de 54 mil metros quadrados, à margem da Av. Victor Alves de Brito, acesso à SC 114 (Lages-São Joaquim), a inauguração contou com o corte de fita sobre a pista e descerramento de placa afixada na área dos boxes.

kart

Após a solenidade houve uma prova festiva com a participação de mais de 50 pilotos (profissionais e amadores).

O kartódromo foi construído através da parceria público-privada firmada em março de 2013 entre a prefeitura, o Kart Clube e o grupo CR7, de Blumenau.

kart1

Conforme o prefeito Elizeu Mattos, o novo espaço resolveu um conflito de vizinhança, pois a antiga sede do Kart Clube estava localizada em uma área residencial e os moradores reclamavam muito do barulho dos motores.

kart2

O antigo Kart Clube de Lages ocupava, no bairro Universitário, desde 1973, uma área de 20 mil metros quadrados, doada pela prefeitura. Tratava-se de terreno que pertenceu ao antigo aeroporto da cidade.

.

O kartódromo

O novo kartódromo com pista de 1,062 mil metros de extensão por oito metros de largura possui também ampla área para boxes, salas administrativas, torre de cronometragem e espaço elevado para que o público assista às provas.

kart3

A estrutura têm 20 boxes e nove banheiros, sendo um adaptado para portadores de necessidades especiais.

O kart conta ainda com área para camping, quiosques com churrasqueiras, amplo estacionamento e terreno cercado.

O local poderá ser homologado para provas internacionais, atendendo-se normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Nacional de Kart.

 (Foto: Cao Ghiorzi)

Catarinenses na Série A

Nesta 22ª rodada do Brasileiro da Série A, o Figueirense fez bonito. Venceu o Santos fora de casa de por um a zero, em partida disputada neste domingo (28), às 11hs.

A vitória não tirou o time catarinense da zona de rebaixamento. Soma 24 pontos e ocupa a 18ª colocação.

chape e fla

A Chapecoense, jogando na Arena Condá, em Chapecó, às 16 horas, foi derrotada pelo Flamengo por 3 a 1. Com 30 pontos permaneceu na 10ª posição.

O time de Chapecó volta a jogar pelo Brasileiro somente no feriado de 7 de setembro, às 16 horas contra o Santa Cruz, em Recife.

O Figueirense, no mesmo dia e horário, recebe em Florianópolis o Atlético Paranaense.

(Foto: Giba Pace Tomaz/Assessoria)