Prorrogação de mandato e eleição unificada

0

Todos sabem que, para que as eleições municipais, a estadual e a federal serem unificadas, conforme proposta da Reforma Política, há necessidade de que os mandatos dos prefeitos sejam prorrogados até 2018.

Pois, nesse caso, os prefeitos da Amures foram unânimes na assinatura de um documento que será entregue ao Fórum Parlamentar Catarinense solicitando a prorrogação de mandato e unificação das eleições.

mandatosA iniciativa já tem adesão de 51 prefeitos e cinco associações de municípios, entre ela a Amures.

A posição política adotada pela Amures, Amurc, Amplanorte, Ammoc e Amplasc , será objeto de debate no XIII Congresso Catarinense de Municípios promovido pela Fecam de 18 a 20 de março desse ano.

A coincidência de mandatos com eleições gerais a cada cinco ou seis anos, e não mais eleições alternadas a cada dois anos, como ocorre atualmente, já faz parte das bandeiras dessas associações.

Parabéns a você Raimundo!

0

O governador Raimundo Colombo, e também amigo de longa data, está de aniversário neste sábado. Completa 60 anos.

No facebook, Raimundo fez a seguinte postagem:

mãe de raimundo“Hoje ao completar 60 anos de vida, relembrando tantas histórias que podia dividir com vocês, escolhi uma que é muito especial. A história de um grande amor, que me deu a vida.

Minha mãe, Dona Tereza, já tinha 4 dos meus 9 irmãos. Sentindo que a quinta gravidez estava diferente, com dores, meu pai chamou o médico e dele veio a advertência: a gravidez era de risco, para mãe e filho. E a recomendação: não tinha como prosperar. Ela ouviu, silenciou e rezou muito. Ela reza muito até hoje. Desobedeceu o médico e acreditou somente no que seu coração dizia. Foram 8 meses em repouso, deitada. Filhos pequenos em casa, cuidados por suas irmãs, minhas tias. Meu pai, Seu Casemiro, atento e nas lidas do armazém.

Daí veio a promessa para São Raimundo Nonato, protetor dos partos difíceis. Daí vem o nome, curiosidade para muitos, já que não é comum numa família italiana. Já meu primeiro nome, João, homenageia o Vô paterno.

Por isso nesse dia amigos, do meu aniversário, é o dia de lembrar mais uma vez nossa história, e contar sobre a coragem, a fé e o amor incondicional da minha mãe. Dentre tantas coisas a agradecer, é a ela que vai o mais especial agradecimento.

E se faltam palavras, sobra sentimento: Obrigado Minha Mãe!”

João Raimundo Colombo

Passagem para cônjuges, querem os deputados

0

Essa de os deputados federais buscarem aprovação deles mesmos para que a Câmara Federal custeie as passagens aéreas também de seus cônjuges pode ser observada de o quanto transformam seus eleitores em verdadeiros otários.

Já são inúmeras as decisões em causa própria. Os deputados acumulam benefícios e agora querem mais este.

É preciso dizer que muitos são contra. Toda a bancada do PPS, o partido da deputada federal Carmen Zanotto, e até o João Rodrigues, do PSD, já se manifestaram pela não aprovação, mas parece que não teve jeito. Vamos engolir mais essa.

Na última legislatura, que se estendeu de fevereiro de 2011 a janeiro de 2015, a Câmara gastou mais de R$ 131 milhões apenas com as passagens aéreas dos deputados por meio da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o chamado cotão.

Em tempo. Só viagem de primeira classe.

Nota da Prefeitura sobre reajuste salarial para o magistério

0

Nota oficial - Administração Municipal propõe reajuste salarial para o magistérioO Poder Executivo de Lages apresentou proposição de reajuste salarial para o magistério municipal em assembleia nesta quarta-feira (26). A proposta da administração municipal ao Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel) é de que o aumento seja de 6,5%, além dos 10% no vale-alimentação.

O quadro de professores da rede municipal de educação conta, atualmente, com 1.540 profissionais. Neste universo, 880 são efetivos. Destes, 485 já receberam 13,11% da progressão, somados aos 6,50% propostos terão um acréscimo total de 19,61% em seus salários; 65 receberão a partir de março 13,11% de progressão que somados aos 6,50% da proposta acrescerão 19,61% aos seus vencimentos.

Outra parte dos funcionários efetivos, ou seja, 227 professores, receberão o reajuste de 6,5% mais os 4% de progressão. Isso resulta num aumento salarial de 10,5%. Os educadores contratados pelo município já tiveram a remuneração reajustada em 13,1%. Na proposta, a prefeitura ainda oferece 10% de aumento no vale-alimentação e a incorporação do abono em setembro de 2015.

Recursos para as Apaes de SC

0

As Apaes de Santa Catarina receberão R$ 32,1 milhões do Governo do Estado em 2015 por meio do Fundo Social.

A autorização para o repasse será assinada pelo governador Raimundo Colombo, em ato neste domingo, 1º de março, em Florianópolis, durante o curso de presidentes das associações catarinenses de pais e amigos dos excepcionais.

Os recursos serão repassados mensalmente para todas as 190 Apaes existentes no Estado.

apaeJuntas, elas atendem 18 mil alunos. As associações contam com 5 mil funcionários contratados e com cerca de 5 mil dirigentes voluntários.

Cada unidade oferece cuidados médicos, ensino e oficinas recreativas e terapêuticas.

Consumidor terá que suportar novo aumento da energia

0

energiaComo um cidadão comum, é difícil saber quais serão os reflexos de tanto aumento em todos os setores.

A energia elétrica que mal havia sido reajustada, terá, conforme anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) novos índices de reajuste da tarifa referentes à Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), para 58 concessionárias em todo o país.

Os novos valores tarifários terão vigência a partir de 2 de março e variam conforme a realidade de cada distribuidora.

Em Santa Catarina, para os clientes da Celesc Distribuição, o Índice de Reposicionamento Tarifário a ser aplicado tem efeito médio de 24,8%, variando de 21,31% para os consumidores residenciais atendidos em baixa tensão a 29,90% para o Grupo A1 (indústria), atendido em tensão maior ou igual a 230 KV.

.

A justificativa

A Revisão Extraordinária é o mecanismo usado para promover o equilíbrio econômico e financeiro das concessionárias diante de custos extras, quando não previstos nos processos ordinários de reajuste e, portanto, sem previsão de cobertura tarifária.

Os valores divulgados pela Aneel para a RTE da Celesc têm o objetivo de cobrir o aumento do custo da compra de energia da Usina Itaipu, que sofreu variação de 46,14% no último mês de janeiro; a elevação em 1.292% dos encargos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), devido ao fim dos subsídios do Governo Federal aos programas sociais de universalização da energia elétrica e fomento à geração de energia alternativa; e também dos custos com a aquisição de energia em leilões de ajuste, necessários para atender o acréscimo da demanda.

Membros do CONSUNI Uniplac tomam posse

0

Foram empossados na tarde de sexta-feira (27) os novos representantes do Conselho Universitário da Uniplac – CONSUNI, que é o órgão superior, no âmbito da Universidade, de natureza deliberativa, normativa e consultiva, em assuntos de política administrativa e de planejamento da Universidade.

Conselheiros CONSUNIA eleição, que ocorreu no dia 17 de dezembro elegeu representantes para o Conselho, e a cerimônia de posse foi conduzida pelo Reitor da Universidade, professor Luiz Carlos Pfleger.

Coordenadores de Graduação:

Kaio Henrique Coelho do Amarante (Titular) e Tarso Waltrick (Suplente)
Alexandre Tripoli Venção (Titular) e Audrilara Arruda Rodrigues Campos (Suplente)

Corpo Docente do Stricto Sensu:

Lurdes Caron (Titular) e Alexandre Sabatini Cavazzola (Suplente)

Coordenadores Lato Sensu:

Sabrina Bet (Titular) e Sabrina Lopes Ern Bortolon (Suplente)

Corpo Docente:

Daniel Rangel Ramos (Titular) e Giovani Letti (Suplente)
Frederico Manoel Marques (Titular) e Vanir Peixer Lorenzini (Suplente)
Maria Cristina Renon (Titular) e Ivone Catarina Freitas Buratto (Suplente)

Corpo Discente:

Jair da Costa Teixeira Junior

Thiago de Ataide Santos
Marina Medeiros Neves
Diego da Rosa Schimitz Silva
Gustavo D. Costa
Gustavo Fabricio Ambrozio

Corpo Técnico-Administrativo:

Marcia Adriane Andrade (Titular) e Fernanda Ronconi de Liz (Suplente)
Patricia Ketrin Rosa (Titular) e Claine Andrade Alves (Suplente)
Suzana Pereira Morais Duarte (Titular) e Gisele Aparecida Duarte (Suplente)

Advogados de Elizeu apresentam as teses da defesa

0

A sede do PMDB, em Lages, foi o local escolhido para a coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (27), para que os advogados do prefeito Elizeu Mattos pudessem explicar o caso, seguindo, obviamente, o ponto de vista da defesa da cliente.

AdvogadosAdvogados Luiz Carlos Ribeiro, Rodrigo Valgas, Ruy Espíndola e Wilson Campos

Para eles, o caso é inédito em Santa Catarina, ou seja, manter uma pessoa, no caso Elizeu, por tanto tempo preso apenas com um processo interno, ou seja, mais tempo do que alguém que tivesse cometido um crime mais grave, por exemplo.

O assunto avançou conforme as perguntas foram sendo feitas. Salientaram também que a acusação na fala que o dinheiro saiu da Prefeitura, e sim, de uma empresa privada, no caso a Viaplan.

Resumindo. O que eles pretendem provar é que não há valor jurídico no caso de uma delação premiada, pois, ela precisa de elementos de prova.

Advogados1Além disso, alegam que a delação foi feita num momento de desespero dos empresários da Viaplan, e que ninguém da defesa acompanhou. Portanto, afirmam que a acusação não tem provas do envolvimento de Elizeu em todo o processo levantado pelo Gaeco, só indícios.

Ressaltaram que o longo tempo em que Elizeu ficou detido, foi exclusivamente devido aos fatores evidenciados durante a delação dos empresários.

Notem bem, que estas são as teses apontadas pelos advogados de defesa, que fazem o trabalho de defender o cliente, acreditando na inocência dele, embasados nos relatos feitos pelo prefeito.

.

O retorno ao cargo

Um dos questionamentos da imprensa foi exatamente esse, ou seja, sobre quando o prefeito Elizeu Mattos poderá retomar o cargo.

Advogados2Na pior das hipóteses no dia 4 de junho, quando terminam os 180 dias impostos pela Justiça, desde o dia em que foi preso, no dia 5 de dezembro de 2014.

Salvo alguma restrição, ele poderá voltar no decorrer do mês de março, caso de Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgue em algumas das sessões do mês, por assim entender que deva apreciar o agravo de instrumento da defesa, que pede exatamente o retorno do prefeito ao cargo.

Para concluir, o trabalho da defesa está dentro da normalidade. Faltam agora, os elementos da acusação para que tenhamos o embasamento mais concreto a respeito do caso desencadeado a partir da operação Águas Limpas, e que agora, a Justiça transformou os envolvidos em réus.